Deficientes terão Trilha adaptada, na Mata Atlântica, no Rio de Janeiro

O projeto prevê a execução de obras de acessibilidade nas instalações do Centro de Vivências e em mil dos 3.300 metros da trilha interpretativa, conhecida com Trilha do Pilão

  
  
Projeto “Reserva Biológica União: uma área natural protegida da Mata Atlântica, acessível aos portadores de necessidades especiais”

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a Secretaria do Ambiente do Rio de Janeiro (SEA/RJ) e o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio) acabam de assinar termo de reciprocidade para a execução do projeto “Reserva Biológica União: uma área natural protegida da Mata Atlântica, acessível aos portadores de necessidades especiais”.

O projeto prevê a execução de obras de acessibilidade nas instalações do Centro de Vivências e em mil dos 3.300 metros da trilha interpretativa, conhecida com Trilha do Pilão, no interior da reserva biológica (Rebio). Além disso, será contratado um profissional, no período de um ano, para divulgar o novo espaço junto às instituições que trabalham com portadores de necessidades especiais na região, incentivar a visitação e desenvolver a interpretação ambiental para os vários tipos de deficiência.

Com as obras, a Mata Atlântica protegida e conservada na Rebio União deverá se tornar uma importante alternativa de visitação para o público portador de necessidades especiais durante a Copa do Mundo, que será realizada no país em 2014, e os jogos Olímpicos e Para-Olímpicos, em 2016, na cidade do Rio de Janeiro.

O projeto foi submetido e aprovado na Câmara de Compensação Ambiental da SEA/RJ, que financiará todas as obras. O Funbio, parceiro da Secretaria na gestão dos recursos de compensação ambiental do estado do Rio de Janeiro, ficará com a execução. O termo de reciprocidade foi publicado na segunda-feira (09/04) no Diário Oficial da União.

Estima-se que existam atualmente nos municípios onde fica a Rebio União (Rio das Ostras, Casimiro de Abreu e Macaé) cerca de 50 mil pessoas com algum tipo de necessidade especial e que, por falta de condições adequadas de acessibilidade, são privadas de vivenciar experiências em ambientes naturais. Esse número não inclui as pessoas obesas e idosas que geralmente possuem dificuldades de locomoção.

A Rebio
Criada por decreto presidencial em 22 de abril de 1998, a Reserva Biológica União é gerida pelo ICMBio e fica na região das baixadas litorâneas do estado do Rio, precisamente nos municípios de Casimiro de Abreu, Rio das Ostras e Macaé.

Possui uma área de 2.548 hectares e é um dos maiores remanescentes de Mata Atlântica de baixada do estado do Rio ainda em bom estado de conservação. Serve como habitat para uma das espécies de primatas mais ameaçadas do mundo, o mico-leão-dourado.

Fonte: ICMBio

  
  

Publicado por em