Festival de Turismo das Cataratas vai discutir turismo para as pessoas com deficiências

É É importante que a acessibilidade não seja vista como um gasto, e sim como um investimento. E não se deve pensar em caridade, mas sim em inclusão

  
  

Paralelamente ao 5º Festival de Turismo das Cataratas, o Rafain Palace Hotel & Convention Center, em Foz do Iguaçu, sedia no dia 18 de junho a Mostra de Turismo Sustentável do Iguaçu, para discutir como é possível incluir no mercado turístico a pessoa com deficiência.

Para ministrar uma palestra sobre o tema, foi convidado o consultor de turismo Ricardo Shimosakai. Para ele, o mercado para atender as pessoas com deficiência e mobilidade reduzida ainda é pouco explorado no Brasil, o que pode trazer muitas oportunidades de negócios.

“O fluxo de turistas com deficiência no Brasil ainda é pequeno pela falta de adequação dos produtos e serviços turísticos”, destaca Shimosakai. Ele lembra que o conhecimento sobre acessibilidade e inclusão da maioria das pessoas ainda é limitado.

“Existem diferentes tipos de deficiência e o turismo deve ser um direito de todos, independentemente de suas necessidades. É importante que a acessibilidade não seja vista como um gasto, e sim como um investimento. E não se deve pensar em caridade, mas sim em inclusão”, ressalta.

Sobre sua participação no Festival, Shimosakai diz que espera passar uma visão mais ampla do que é o turismo adaptado.

“Mostrarei formas práticas e eficientes de como se trabalhar com esse segmento, através de exemplos de casos reais”, diz. E salienta: “Mais do que passar conhecimento, gostaria de agregar pessoas para trabalhar em parceria nesse segmento”.

Ricardo Shimosakai é bacharel em Turismo pela Universidade Anhembi Morumbi/ Laureate International Universities, diretor da Turismo Adaptado, coordenador da Freeway Acessível e colunista dos portais digitais EcoViagem, Diário do Turismo e Iclusive. É ainda membro do Centro de Vida Independente Araci Nallin, Brazilian Adventure Society, Rede Interamericana de Turismo Acessível, SATH (Society for Accessible Travel & Hospitality) e da ENAT (European Network for Accessible Tourism).

O Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu é promovido pela Polo Iguassu Feiras & Eventos e pela Fundação Parque Tecnológico Itaipu. As inscrições para participação estão abertas.

Apoiam o evento: Itaipu Binacional, Ministério do Turismo, Secretaria de Estado do Turismo, Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Secretaria Municipal de Turismo, TAM, Sebrae, Instituto Internacional Polo Iguassu, Educare, Abrasel, Abeta, ICVB, ABAV e Sindhotéis.

Fonte: Itaipu Binacional

Visite: www.revistaecotour.com.br

  
  

Publicado por em