Pernambuco lança primeiro guia turístico em braile do Brasil

Desde 1º de outubro de 2013 todos os Centros de Atendimento ao Turista passaram a oferecer o guia “Pernambuco de 1 a 8 Dias” em braile. Pernambuco é o primeiro Estado do Brasil a publicar um guia turístico em braile

  
  
Cidade de Caruaru

A partir de outubro de 2013, todos os Centros de Atendimento ao Turista (CAT) do Estado passarão a oferecer o guia “Pernambuco de 1 a 8 Dias” em braile. Desenvolvido pela Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur-PE), através da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), a iniciativa tem como objetivo oferecer aos cegos e pessoas com baixa visão um roteiro dos principais destinos turísticos.

Pernambuco é o primeiro Estado do Brasil a publicar um guia turístico em braile. “A acessibilidade é um dos eixos prioritários da Setur-PE por acreditarmos que o turismo é uma ferramenta de inclusão social. Desta forma, esperamos proporcionar às pessoas com deficiência visual o acesso aos atrativos e equipamentos turísticos”, explica o secretário de Turismo de Pernambuco, Alberto Feitosa.

Mil guias em braile foram produzidos. Além dos CATs, as publicações serão distribuídas para todas as instituições voltadas para cegos e pessoas com baixa visão no Brasil. O guia traz alternativas de passeios por Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca, Tamandaré, Litoral Norte (Paulista, Itapissuma, Ilha de Itamaracá e Goiana) e Agreste (Moreno, Glória do Goitá, Gravatá, Bezerros, Caruaru, Brejo da Madre de Deus/Nova Jerusalém).

Pontos históricos, igrejas, museus, teatros, praças são citados na publicação. Além disso, o “Pernambuco de 1 a 8 dias” também traz dicas de programas alternativos, para aqueles que desejarem outras opções. Um calendário de eventos e telefones úteis de cada cidade e região também podem ser encontrados.

CATs - Centro de Atendimento aos Turistas

Visando receber bem e informar o turista, assim como o próprio povo, foram criados Centros de Atendimentos aos Turistas – CATs – localizados em oito pontos fixos em Recife, além de outros tantos espalhados pelo Estado de Pernambuco.
Nos locais, os visitantes são recepcionados por atendentes bilíngües que informam os pontos turísticos e outros destaques de Pernambuco - através de materiais, mapas, guias – assim como orientam e esclarecem dúvidas que a pessoa possa ter.

Por Eduardo Andreassi

  
  

Publicado por em