Rio das Ostras (RJ) prepara taxistas para receber turistas estrangeiros

Prefeitura da cidade faz parceria para oferecer cursos de idiomas e gestão de negócios

  
  
Costa Azul, Rio das Ostras

A Prefeitura de Rio das Ostras, na Região dos Lagos do Rio, está disponibilizando cursos gratuitos para taxistas que atuam no município. Trata-se do programa Taxista Nota 10, que oferece aulas de línguas estrangeiras e de gestão de negócios para o segmento, resultado de uma parceria com o Serviço Social do Transporte (Sest) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat). O objetivo é instruir esses profissionais para melhorar a comunicação com os turistas, visando, inclusive, prepará-los para receber melhor os visitantes estrangeiros durante a Copa do Mundo e as Olimpíadas, que acontecem no país.

Os cursos de inglês ou espanhol, com duração aproximada de três meses, visam ainda capacitar os taxistas a esclarecer dúvidas e oferecer informações básicas sobre o município e seus pontos turísticos. Exclusivamente desenvolvidos para o segmento, os conteúdos e exercícios trazem situações e expressões comuns no dia-a-dia da profissão, tornando o aprendizado mais simples e divertido. Ao final, é preciso fazer uma avaliação presencial na unidade do Sest/Senat, em Campos dos Goytacazes, onde receberá um certificado, se obtiver nota igual ou superior a 60.

Parte dos taxistas de Rio das Ostras posam com autoridades depois da entrega do material didático dos cursos

O curso de Gestão de Negócios, do Sebrae, pode ser feito concomitantemente ao de língua estrangeira. O material de estudo é encaminhado todo mês. Com duração de 1 ano e 3 meses, o objetivo é contribuir para aprimorar a prestação do serviço e consequentemente aumentar a lucratividade. Existem vagas para todos os 50 taxistas que atuam em Rio das Ostras. A prestação de serviço passou a ser tabelada depois que a prefeitura viabilizou a instalação de taxímetros. O aparelho é utilizado por todos os profissionais do segmento, mesmo durante a noite.

Os taxistas de Rio das Ostras interessados em fazer o curso, gratuitamente, devem entrar em contato com a Secretaria de Administração, que fica na sede da prefeitura. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (22) 2771-5551.

Fonte: Monte Catelo Ideias

  
  

Publicado por em