Turismo acessível é atração da Reatech 2012

Feira de acessibilidade mostra equipamentos para portadores de deficiências

  
  
11ª Feira Internacional de Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade (Reatech 2012)

A cidade de Socorro, eleita ‘destino-referência’ em Turismo de Aventura Especial pelo Ministério do Turismo, leva equipamentos inovadores para a 11ª Feira Internacional de Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade (Reatech 2012), que começou nesta quinta-feira (12) na capital paulista. O objetivo é mostrar que o mercado de turismo adaptado cresce e se moderniza a passos largos no Brasil.

Equipamentos adaptados - desenvolvidos especialmente para portadores de deficiência que praticam tirolesa, cavalgada, rafting e rapel - estão entre as principais atrações do evento. Segundo pesquisa realizada pela Reatech 2011, 32% dos visitantes foram à feira para identificar novas tecnologias acessíveis.

Cerca de 48 mil visitantes são esperados para o evento que segue até domingo (15) com entrada gratuita, no Centro de Exposições Imigrantes. Promovido e organizado pelo Grupo ‘Cipa Fiera Milano’, oferece planta em braile e piso tátil com guia. Este ano, 300 expositores apresentam novidades em tecnologias, produtos e serviços em áreas como artes, turismo, moda, esporte e saúde.

Oficinas, encontros científicos, palestras, arena para esportes radicais, jogos, exposições, desfiles e núcleos de debates movimentam o evento.

José Roberto Sevieri, diretor de operações do grupo organizador do evento, afirma que a Reatech é a segunda maior feira especializada em acessibilidade do mundo e seu sucesso já foi exportado para o exterior. “Em maio deste ano acontecerá a I Reatech em Milão, e em março de 2013, a feira estará em Cingapura”, comemora. Segundo ele, o setor de reabilitação e novas tecnologias para portadores de deficiências já movimenta R$ 1,5 bilhão no país, ao ano.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2010, 6,7% da população brasileira declararam possuir alguma deficiência severa. Em 2005, o instituto divulgou que aproximadamente 14,5% dos brasileiros apresentaram algum tipo de incapacidade para enxergar, ouvir ou locomover-se, ou outra deficiência física ou mental.

SERVIÇO

11ª Feira Internacional de Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade (REATECH 2012). Dias 13 (13h às 21h), 14 e 15 (10h às 19h). Transporte gratuito da estação Jabaquara do Metrô. Vans sairão da Rua Nelson Fernandes, 400 (8h às 21h30).

Fonte: MTur

  
  

Publicado por em