Turismo adaptado foi debatido no último dia da Adventure Sports Fair 2008

O objetivo do fórum foi promover a conscientização sobre a importância da acessibilidade para incluir pessoas com deficiência na prática de esportes outdoor.

  
  

O turismo adaptado foi o tema de diversas palestras no último dia da Adventure Sports Fair 2008, que ocorreu de 04 a 07 de setembro, no Centro de Exposições Imigrantes, São Paulo. O objetivo do fórum foi promover a conscientização sobre a importância da acessibilidade para incluir pessoas com deficiência na prática de esportes outdoor.

“A Adventure Sports Fair reúne toda a cadeia de esportes de aventura e a inclusão das pessoas com deficiência é um tema que não poderia deixar de ser debatido”, afirma Sérgio Franco, diretor do evento.

“Nosso objetivo é que as empresas do segmento percebam que investir na pessoa com deficiência pode ser um excelente negócio, tanto do ponto de vista financeiro, quanto do social”, ressalta.

Cerca de 100 pessoas participaram das palestras e puderam conhecer técnicas para que agências de viagens, estância e complexos turísticos possam se adaptar corretamente para receber bem esse público.

As diferentes deficiências, física, mental, auditiva e visual – e os esportes de aventura mais indicados para cada uma delas também foram temas abordados no evento.

“Pessoas com diferentes deficiências demandam necessidades distintas quando praticam esportes de aventura. Por isso, as empresas que atuam nesse segmento precisam estar preparadas para atender a todos da mesma forma”, explica Sérgio Franco.

Outros dois pontos fundamentais - acessibilidade e hospitalidade, encerraram o seminário de debates. “O turismo adaptado é um tema muito incipiente no Brasil, porque aqui, de uma maneira geral, as pessoa acreditam que a deficiência impede a pessoa de praticar um esporte de aventura, sendo que isso não é verdade. Tendo a infra-estrutura necessária, qualquer pessoa pode fazer turismo outdoor. Por isso, acreditamos que realizar esse debate dentro da Adventure Sports Fair, que é o maior evento do segmento no país, irá lançar um novo olhar sobre o tema”, finaliza o diretor da feira.

Fonte: Marina Miranda /Approach

  
  

Publicado por em

Iraci Félix Honório

Iraci Félix Honório

19/03/2009 13:11:50
Minha monografia é baseada nesse tema...Ecoturismo aos portadores de necessidades especiais...e durante entrevistas as pessoas selecionadas não se sentiam motivadas a praticarem esse tipo de turismo, pois não há uma projeto voltado à esse público, pelo menos aqui em Goiânia-Go.
Gostaria de poder estar participando ou recebendo informações, atualizações sobre esse tema, bibliografia etc.
Obrigada