Turismo inclusivo: Belotur promove curso de Libras (a linguagem dos sinais)

Curso começou nesta segunda-feira, dia 02 BELO HORIZONTE - A Prefeitura, por meio da Belotur, avança ainda mais na busca pela qualificação do atendimento ao turista e Belo Horizonte será a primeira cidade brasileira

  
  

Curso começou nesta segunda-feira, dia 02

BELO HORIZONTE - A Prefeitura, por meio da Belotur, avança ainda mais na busca pela qualificação do atendimento ao turista e Belo Horizonte será a primeira cidade brasileira a ter atendentes nos postos de informação turística que conhecem a linguagem dos sinais. Nesta segunda-feira, 2 de julho, aconteceu o lançamento do Curso Básico de Língua Brasileira de Sinais – Libras - com o objetivo de capacitar pessoas para o atendimento aos portadores de necessidades especiais sensoriais e com dificuldades de comunicação. A pioneira iniciativa, que é uma importante ferramenta para a realização da inclusão social, faz parte do Programa Permanente Belotur de Capacitação para o Turismo – Capacitur.

O curso, que terá a duração de 13 dias e 40 horas/aula de carga horária, teve início no dia 2 e vai até o dia 18 de julho e será realizado no Centro de Cultura de Belo Horizonte (Rua da Bahia com Avenida Augusto de Lima). As aulas serão no período da tarde, de 13h30 às 17h30. Será formada uma turma de 40 alunos, formada por funcionários dos postos de atendimento e do Setor de Promoção Turística da Belotur, além de guardas municipais. O alunos receberão aulas de Noções de Fonética e Fonologia da língua de sinais, Cultura Surda, Vocabulário-Conversação e Atendimento.

De acordo com o Presidente da Belotur, Fernando Lana, esta é mais uma ação visando ampliar e aprimorar o atendimento ao turista que chega a Belo Horizonte. "Este ano inauguramos o Centro de Informação Turística Álvaro Hardy, na Pampulha. Contamos agora com o Posto Móvel de Informação Turística, que está presente nos principais eventos que acontecem na cidade. E agora estamos lançando esta iniciativa inédita no Brasil", afirma.

O projeto, que é realizado pela Belotur, por meio da Assessoria de Capacitação, em conjunto com a Secretaria Municipal de Segurança Pública, conta com a colaboração das Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal Adjunta de Recursos Humanos, Escola Municipal Padre Flávio Giametta, Centro de Cultura de Belo Horizonte, Universidade Salgado Filho (Universo) e Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines).

Libras

A comunicação é o principal meio para transmitir e receber informações e acompanhar a evolução do mundo. Para participar desse processo com a rapidez com que ele acontece, uma pessoa com deficiência auditiva também precisa ter acesso às informações de maneira bastante dinâmica.

A Língua Brasileira de Sinais – Libras – é a garantia do desenvolvimento cultural, social, acadêmico/educacional do deficiente. É a chave para adquirir ou ampliar sua inserção a sociedade. Essa linguagem constitui um sistema lingüístico de modalidade gestual – visual, com estrutura gramatical independente da língua portuguesa falada no Brasil.

fonte: Agência Brasileira de Notícias

  
  

Publicado por em

Willian Braga

Willian Braga

16/09/2008 09:14:23
Sou professor, atuando na área de educação tenho muito interesse em ter conhecimentos na área da lingua dos sinais. Demonstro interesse mais imediato possivel para dar início aoi curso. Gostaria de receber um retorno com possibilidades de dar início ao mesmo e por sua vez me especializar mais no àrea da educação inclusiva.

Aguardo retorno atenciosamente...

 Willian Braga
Luciana conceição fernandes

Luciana conceição fernandes

03/09/2008 00:55:13
também adorei a iniciativa, mas gostaria muito de fazer o curso . È possível? Gentileza retornar
Att,

Flávia

Flávia

26/08/2008 22:31:52
Adorei a iniciativa. Pena que não fiquei sabendo do curso, gostaria mto de fazer. Haverá outro?