Agenda cultural agita Porto Alegre durante o Destinations2006

A programação cultural da cidade de Porto Alegre vai estar mais agitada durante o 3º Encontro do Fórum Mundial de Turismo para Paz e Desenvolvimento Sustentável - Destinations2006, que acontece de 29 de novembro a 2 de dezembro. Mostras

  
  

A programação cultural da cidade de Porto Alegre vai estar mais agitada durante o 3º Encontro do Fórum Mundial de Turismo para Paz e Desenvolvimento Sustentável - Destinations2006, que acontece de 29 de novembro a 2 de dezembro. Mostras e exposições relacionadas aos temas abordados durante o Encontro acontecem no local do evento e em diversos pontos da cidade gaúcha. Os visitantes terão contato com diversas formas de expressão artística, como fotografias, artesanato e música, além de poder saborear a culinária local por meio de roteiros gastronômicos.

Os eventos reúnem artistas anônimos e renomados e darão uma verdadeira amostra da cultura gaúcha e brasileira para os participantes do Destinations2006, que vêm de todo o País e de diversas partes do mundo. A população de Porto Alegre também vai se beneficiar da programação cultural intensa, já que muitos eventos são abertos ao público.

Mostras e exposições
A Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), que sedia o Destinations2006, recebe também a Exposição de Fotografias sobre a Infância Latino-Americana, que celebra a beleza e a diversidade de crianças e adolescentes da América Latina. As fotos são resultado de um concurso desenvolvido pela organização social sueca Save the Children.

Ainda na PUC, o Movimento Brasil Cultura e Turismo apresenta a exposição Re-visitando os Brasis, que apresenta uma releitura de 12 destinos brasileiros, sugerindo novas formas de ver e visitar uma mesma realidade e inspirando a criação de novos produtos, roteiros e atividades turístico-culturais. Lançado em 2003, o Movimento Brasil promove o desenvolvimento local sustentável por meio da valorização da cultura.

A exposição de jóias vencedoras e finalistas do XIII Prêmio IBGM de Design de Jóias Destinos do Brasil será uma mostra das inúmeras riquezas que o Brasil possui. Designers e artesãos desenvolveram trabalhos inspirados nos atrativos naturais e culturais do País. O visitante pode conhecer o Brasil por meio de suas pedras preciosas e de outros materiais, como esmeraldas, turmalinas, ouro, capim dourado, rendas e sementes.

Prorrogada até o dia 10 de dezembro, a mostra SOMOS a Criação Popular Brasileira, organizada pelo Santander Cultural, reúne mais de 500 peças que oferecem um panorama plural e instigante da produção da arte popular brasileira. É uma das maiores exposições de arte popular já idealizadas no País. O conjunto engloba obras de autores anônimos e reconhecidos, de coleções privadas, instituições culturais, museus, galerias e ONGs.

No mesmo espaço acontece, no dia 30 de novembro, a Homenagem Oficial da Cidade de Porto Alegre ao Fórum Mundial de Turismo, com a presença de autoridades e participantes do Encontro e apresentação de Arrigo Barnabé. Neste dia, o Mapa Ilustrado de Porto Alegre ganhará sua 10ª edição, que será lançada pela Photomundi.

De 23 de novembro a 21 de dezembro, acontece a exposição Pinturas Gêmeas, do artista plástico Julio Ghiorzi, promovida pelo Espaço Cultural Chico Lisboa no casario da Travessa dos Venezianos, na Cidade Baixa. Porto Alegre recebe, ainda, outros eventos, como o seminário O Impacto do Turismo na Economia, realizado pela Embratur, no dia 28 de novembro, no Memorial do Rio Grande do Sul, onde também será montada a exposição informativa de fotos, textos, gráficos e vídeos para mostrar a retrospectiva histórica do instituto nesses 40 anos. Além disso, será aberto, no dia 28, o Espaço Sebrae para valorização e comercialização do artesanato e produtos tipicamente gaúchos, promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Cinema e música
A Mostra Especial Porto Alegre em Quadro, que vai de 25 de novembro a 2 de dezembro, será uma homenagem do Cine Santander Cultural à cidade, com filmes de longa e curta metragem que marcaram a trajetória do cinema gaúcho. Além disso, o banco Santander também patrocina o show com James Wheeler, no dia 26 de novembro.

Os sons brasileiros, nos gêneros MPB, instrumental e gaúcho, serão destaque no Mercado Público durante o “Música no Mercado”, todos os dias, das 19h às 22h. No Dia Nacional do Samba, 2 de dezembro, as atrações começam às 11h30.

Gastronomia
O visitante poderá conhecer melhor o sabor da culinária gaúcha degustando os produtos apresentados na Rota Gastronômica, que incluirá os restaurantes do Mercado Público Municipal, da Calçada da Fama (Rua Padre Chagas, no bairro Moinhos de Vento) e do Memorial do Ministério Público. A Associação Brasileira de Bares e Restaurante (Abrasel) também lançará, durante o Destinations2006, o Guia Oficial de Bares e Restaurantes de Porto Alegre, com apoio da Secretaria Estadual de Turismo, do Escritório Municipal de Turismo, do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares e do Porto Alegre Convention & Visitors Bureau.

Nos quatro dias do Encontro, a agenda cultural da cidade também contará com a programação especial montada pelo StúdioClio - Instituto de Arte & Humanismo, que realizará café da manhã temático, cine-debate, shows, oficinas, almoço cultural e duas edições do Banquete Pompéia – um retrato ilustrado e comentado da história de Pompéia, que irá explorar a culinária mediterrânea e a presença de seus condimentos na gastronomia de Porto Alegre.

Esporte
Uma das atrações do dia 2 de dezembro será o Velejaço do Fórum Mundial de Turismo, organizado pela Federação de Vela do Rio Grande do Sul com apoio de clubes filiados. Barcos de cruzeiro organizados em sete categorias partirão às 14h do Cais do Porto do Gasômetro, seguirão até a bóia 142 (Estaleiro Só), de onde retornarão ao ponto de partida, local de entrega dos prêmios aos participantes.

Serviço:
Exposição de Fotografias Sobre a Infância Latino-Americana
Local: PUCRS - Prédio 41, Área de Exposições
Dias: 30/11 a 02/12 (5ª feira a sábado)
Aberta ao público

Re-visitando os Brasis
Local: PUCRS - Prédio 41, Área de Exposições
Dias: 30/11 a 02/12 (5ª feira a sábado)
Aberta ao público

Mostra Somos a Criação Popular Brasileira
Local: Santander Cultural
Dias: 30/11 a 10/12

Mostra Gastronômica Regional
Local: Mercado Público Municipal
Dias: 30/11 a 02/12

Exposição de Jóias XIII Prêmio IBGM de Design
Local: Memorial do Ministério Público
Dias: 30/11 a 02/12
Horário: 8h30 às 23h

_____
Fonte: MTur

  
  

Publicado por em