Brasil Capta Jogos Mundiais Militares de 2011

Experiência com organização do Pan-2007 garante evento para o Rio de Janeiro; candidatura brasileira contou com apoio da Embratur O Brasil foi eleito o país-sede da quinta edição dos Jogos Mundiais Militares, e

  
  

Experiência com organização do Pan-2007 garante evento para o Rio de Janeiro; candidatura brasileira contou com apoio da Embratur

O Brasil foi eleito o país-sede da quinta edição dos Jogos Mundiais Militares, evento que vai atrair cerca de sete mil pessoas ao Rio de Janeiro (RJ), em 2011. A eleição ocorreu hoje (25), durante a 62ª Assembléia Geral do Conselho Internacional do Esporte Militar (CISM, na sigla em inglês), que acontece em Ouagadougou, capital de Burkina Faso, na África. O País surpreendeu e venceu com folga a Turquia, candidata até então favorita, nos votos de militares representantes de 127 países. A experiência com a organização dos Jogos Pan-Americanos, entre outros fatores, credenciaram o Rio como cidade-sede perante o CISM.

A Comissão Desportiva Militar do Brasil (CDMB), do Ministério da Defesa, liderou a delegação brasileira na assembléia, que contou com apoio de diversos setores do governo federal, entre eles o Ministério do Turismo, por meio da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo). Entre outras ações, o Instituto colaborou na visita de inspeção, em fevereiro, e na elaboração do vídeo de candidatura do Brasil, exibido hoje, que apresentou aspectos técnicos e turísticos do País, além de declarações dos ministros da Defesa, Waldir Pires, do Esporte, Orlando Silva, do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, e do prefeito César Maia. A candidatura também contou com apoio do Rio Convention & Visitors Bureaux.

Para a gerente de Turismo de Eventos Internacionais, Flávia Malkine Araújo, presente à assembléia, essa vitória já pode ser considerada um legado do Pan deixado ao País: "A infra-estrutura das instalações multiesportivas, tecnologia e estratégia de segurança desenvolvidas para os jogos habilitaram o Rio a vencer, além de toda a diversa oferta turística da cidade e do País", comemorou após conhecer o resultado. Em uma apresentação ao mesmo tempo técnica e criativa, o presidente da CDMB, Brigadeiro-do-Ar Luiz Antônio Pinto Machado, teve meia hora para convencer as delegações estrangeiras.

A competição de 2011 irá marcar a primeira vez que os jogos – considerados as "olimpíadas militares" - acontecem no continente americano. De periodicidade quadrienal, a edição que antecede a brasileira ocorre, em outubro deste ano, na Índia, onde cerca de seis mil atletas vão disputar em 20 modalidades. Os Jogos Mundiais Militares de 2011 são o sexto evento internacional captado para o Brasil com apoio da Embratur neste ano.

O Instituto já trabalhou em parceria com a CDMB em outras oportunidades, como em 2005, quando apoiou a promoção do Torneio Internacional de Pára-Quedismo Militar, realizado em João Pessoa (PB), em outubro daquele ano.

Fonte: MTur

  
  

Publicado por em