Brasil chega a FITUR pronto para atrair turistas espanhóis

Começou na quarta-feira, 31/01, em Madri (Espanha), a 27ª Fitur (Feira Internacional de Turismo). O evento, principal encontro do setor naquele país, segue até o dia de 04/02, reunindo tanto profissionais, como consumidores em ge

  
  

Começou na quarta-feira, 31/01, em Madri (Espanha), a 27ª Fitur (Feira Internacional de Turismo). O evento, principal encontro do setor naquele país, segue até o dia de 04/02, reunindo tanto profissionais, como consumidores em geral, interessados em conhecer as novidades oferecidas pelas regiões espanholas que se apresentam, bem como dos diversos destinos internacionais participantes. A expectativa é de uma visitação na casa das 160 mil pessoas.

O Brasil comparece com uma delegação composta por mais de 60 co-expositores reunidos no estande da EMBRATUR (Instituto Brasileiro de Turismo) e com a presença da presidente do órgão, Jeanine Pires.

“Nossa missão aqui é ampliar o grau de informação disponível a respeito do Brasil. O interesse já existe, o que pode ser atestado pelo crescente número de visitantes no nosso País e pelos investimentos de grupos espanhóis na hotelaria nacional”, comenta Jeanine.

“Para isso estamos apostando no relacionamento com o mercado, através da continuidade e expansão do trabalho do EBT e de programas como o de ensino à distância, o Caravana Brasil, os seminários, os treinamentos e exposições itinerantes”, informa a presidente.

Um outro exemplo do interesse do mercado espanhol pelo Brasil que pode ser citado é em relação ao tráfego aéreo. A Air Europa, que iniciou operações para o País no final de 2003, aproxima-se dos onze vôos semanais, incluindo três novas freqüências Madri-São Paulo, que devem ter início até meados de março.

Com pouco mais de um ano de trabalho no Escritório Brasileiro de Turismo sediado em Madri, a consultora à frente da unidade, Fernanda Hummel, conta que se sente confiante em relação ao trabalho desenvolvido na capital espanhola e que agora pretende alcançar novos públicos.

“Queremos ampliar o conhecimento do trade espanhol e transformar em viagem ao Brasil o interesse latente que já existe. Para isso, vamos continuar atuando junto aos operadores e agentes de viagens, de forma que novos destinos estejam presentes nos catálogos e a informação seja a melhor possível no momento da venda.

E o foco do trabalho agora aponta para as comunidades autônomas que mais emitem turistas ao exterior, além de Madri, tais como Catalunha, Andaluzia e comunidade Valenciana”, explica a consultora.

Também neste sentido, de alcançar os agentes de viagem em todo o território espanhol, aconteceu no dia 01/02, a entrega de certificados de conclusão do curso “Treinamento Online – Agente de Viagem Especialista em Brasil” a um grupo de profissionais participaram do programa no final de 2006.

Foram 138 participantes inscritos na primeira turma no país, representando 12 empresas diferentes (dentre as quais, redes como Iberia, Marsans e El Corte Inglés), em 19 cidades. Eles recebem os diplomas das mãos da presidente do Instituto em evento no estande brasileiro na Fitur, a exemplo do que já ocorreu na semana passada, durante a BTL (Bolsa de Turismo de Lisboa), em Portugal.

Para 2007, na Espanha, já estão planejadas duas novas turmas, com 100 vagas cada, com início programado para os meses de março e setembro. Ao todo, neste ano, serão oferecidas cerca de 3 mil vagas em diversos países. Mais informações podem ser obtidas no hotsite do programa.

Outro evento reprisado em Madri foi a entrega de mais uma edição do programa Perfil de Mercado. Ela aconteceu, também no estande brasileiro na Fitur, durante a reunião de orientação à participação de co-expositores na feira. Esta ferramenta, voltada aos profissionais de turismo brasileiros, reúne e consolida os conhecimentos adquiridos pela equipe da EMBRATUR ao longo dos últimos quatro anos de trabalho. Contém informações bastante abrangentes que visam direcionar as ações de promoção nos mercados trabalhados em caráter prioritário pelo Instituto e convidar o empresariado a integrar o conjunto de ações já desenvolvidas pelo órgão.

O Perfil do Mercado Espanhol já pode ser acessado por todos os interessados no Portal de Marketing de Relacionamento com o Mercado (Área de Programas e Agendas).

A edição com os dados sobre Portugal foi entregue simbolicamente durante a BTL. A próxima, com informações do mercado inglês, será apresentada durante a feira Destinations (que acontece também nesta semana, em Londres, de 1º a 4/02).

Atrações :

Durante a realização da Fitur o estande brasileiro vai contar ainda com uma série de atrações para atrair visitantes e apresentar a cultura nacional. São números de dança, capoeira e música, tais como os do grupo Brasilidade, Trio Sotaque e do cantor Pedro Moreno, mostrando variados ritmos brasileiros e MPB. Uma dupla de bonecos gigantes de Olinda completa a animação. No final da tarde da quarta -feira (31/1) a Prefeitura de Recife ofereceu no espaço um coquetel para celebrar os 100 anos do frevo.

Confira a lista completa dos participantes brasileiros na Fitur:

Módulos: ABAV 2007 - Feira das Américas; Alagoas; Amazonas; Bahia; Belo Horizonte (MG); BRA Transportes Aéreos; Ceará; Cidade de São Paulo (SP); Festa de Peão de Boiadeiro de Barretos (SP); Jogos Pan Americanos; Maranhão-São Luís (MA); Natal (RN); Paraíba; Pernambuco; Recife (PE); Rio de Janeiro (RJ); Santa Catarina Turismo; Sergipe; TAM Linhas Aéreas; TAP Portugal; Varig Brasil.

Mesas: Accor Hotels (SP); Adventure World Brasil (RJ); Amazonas Convention (AM); Anavilhanas Jungle Lodge (AM); Ariaú Amazon Towers Hotel (AM); Gramado (RS); Berkana Travel DMC (RJ); Blumar Turismo (RJ); Brasil Aventura (CE); Brasília (DF); Búzios (RJ); Compass (RJ); Convencional Turismo (RJ); El-DMC Brazil (RJ); Everest Hotéis (RJ); Festival de Turismo de Gramado (RS); Grupo Hispano-Tour Operator & Viajes Melytour (RJ); H. Stern (RJ); Hotéis Othon (RJ); Hotel Ipanema Plaza Rio de Janeiro (RJ); Intermundi Travel Management (RJ); Lagoa do Coelho Resort (RN); Luxor Hotéis (RJ); Mark Travel-Operadora de Turismo (SP); Mato Grosso (MT); Nascimento Turismo-Tour Operator (SP); New Line Tour Operator (PR); Nex Level Tours DMC (RJ); Niterói (RJ); Paraná (PR); Pestana Hotéis & Resorts (SP); Planeta Brasil Incoming (RJ); Promotional Travel (RJ); Red Carpet Tours (RJ); Rentamar DMC & Incentive Travel (RJ); Sheraton Rio Hotel & Towers (RJ); Tourmed Operadora de Turismo (RJ); Tourplans (RJ); Tours Brasil (RJ); Turismo Clássico (RJ); VBK Travel (RJ); Villa Sol Beach Resort (PE).

Fonte: Embratur

Del Valle Editoria

Contato: vininha@vininha.com

  
  

Publicado por em