Brasil é pioneiro na publicação de norma sobre sustentabilidade no turismo

Texto publicado pela ABNT traz referências objetivas sobre como hotéis e pousadas podem usar os recursos de maneira sustentável. O Brasil é o primeiro país no mundo a ter uma norma sobre sustentabilidade no turismo public

  
  

Texto publicado pela ABNT traz referências objetivas sobre como hotéis e pousadas podem usar os recursos de maneira sustentável. O Brasil é o primeiro país no mundo a ter uma norma sobre sustentabilidade no turismo publicada por organismos de normalização institucionalmente reconhecidos.

No final de outubro, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) publicou uma Norma Brasileira sobre sustentabilidade para meios de hospedagem. A norma NBR 15401 - Meios de Hospedagem – Sistema de Gestão da Sustentabilidade traz parâmetros objetivos e verificáveis relativos à sustentabilidade de hotéis e pousadas, ou seja, ao uso de recursos de maneira ambientalmente responsável, socialmente justa e economicamente viável.

Ela foi desenvolvida no contexto do Comitê Brasileiro de Turismo – ABNT/CB 54, que utilizou como referência a norma desenvolvida no âmbito do Programa de Certificação em Turismo Sustentável (PCTS), que tem como parceiro executivo o Instituto de Hospitalidade (IH).

“A publicação dessa norma significa que o Brasil já tem referências para o turismo sustentável e confere ao País pioneirismo no tema, além de demonstrar nossa preocupação com as questões da sustentabilidade no turismo”, afirma Wagner Fernandes, responsável por Certificação no IH e Chefe da Secretaria do ABNT/CB 54.

A norma já serve de referência para que empresários realizem auto-avaliações sobre a sustentabilidade de seus empreendimentos e poderá ser utilizada em processos de certificação. Sua criação contou com ampla participação da sociedade, envolvendo especialistas de todas as regiões do País. Antes da sua publicação o texto passou por um processo de Consulta Nacional, oportunizando a todo cidadão brasileiro analisá-lo e participar da sua votação no site da ABNT.

O PCTS é um programa de abrangência nacional que visa aprimorar a qualidade e a competitividade das micro e pequenas empresas de turismo, responsáveis por mais de 90% dos empreendimentos do setor , com ênfase para os meios de hospedagem.

Por meio de assistência técnica e avaliação para certificação, o PCTS apóia os empreendedores no sentido de melhorar o desempenho de suas organizações nas dimensões econômica, ambiental e sociocultural, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do país e a melhoria da imagem do Brasil no exterior.

Desenvolvido inicialmente em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a APEX-Brasil e mais recentemente com o Sebrae e o Ministério do Turismo, o programa envolve a participação de 565 empresas e se encontra em implementação em diversos destinos, integrando-se agora às metas do Programa Bem Receber.

Saiba mais: www.pcts.org.br

Fonte: Instituto de Hospitalidade

Del Valle Editoria

Contato: vininha@vininha.com

  
  

Publicado por em