Brotas amplia área de proteção ambiental com o Aqüífero Guarani

A região de Brotas, consagrada por um projeto pioneiro de turismo sustentável, ganha agora uma nova dimensão com o aumento de sua área de proteção ambiental, visando a preservação permanente do Aqüífero Guarani. A idéia é conservar uma das maiores res

  
  

A região de Brotas, consagrada por um projeto pioneiro de turismo sustentável, ganha agora uma nova dimensão com o aumento de sua área de proteção ambiental, visando a preservação permanente do Aqüífero Guarani.

A idéia é conservar uma das maiores reservas subterrâneas de água do mundo, estimulando ações da sociedade civil organizada na gestão dos recursos hídricos.

Esse foi um dos temas de um seminário sobre o assunto realizado recentemente na cidade. Entre as sugestões que serão implantadas em breve destaca-se a que prevê a criação de novos parques e reservas, para melhorar ainda mais a qualidade das águas, além da elaboração de um documento para estimular a conservação do Aqüífero.

Com essa política, a área de matas ciliares será ampliada.
Uma das principias nascentes do Aqüífero Guarani situa-se na Área de Proteção Ambiental do Corumbataí, em Brotas.

O manancial submerso se estende por cerca de 1,2 milhões de Km2, dois terços do total em território brasileiro.

Engloba os estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Só em São Paulo abastece mais de mil poços artesianos.

Brotas é um dos lugares mais procurados para a prática de ecoturismo. Essa atividade sustentável já responde por 25% da renda gerada no município. Possui uma legislação avançada de controle ambiental e tem conseguido aumentar as áreas verdes.

O resultado é que, em meio à onda de desmatamentos que ocorre em todo Brasil, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente constatou, nos últimos anos, um acréscimo da cobertura de mata atlântica.

Também conhecida como “o paraíso das águas”, é a única cidade brasileira que possui leis regulamentando a prática de esportes de aventura. Tudo isso têm contribuído para manter a integridade da bacia hidrográfica do Rio Jacaré-Pepira, uma das únicas sem poluição do estado de São Paulo.

O trade turístico, representado pelo grupo Brotas Brasil apóia ações que promovem a preservação ambiental. Mais uma vez, ao liderar o pólo ecoturístico do Aqüífero Guarani, o município saiu na frente em busca de projetos relacionados ao uso consciente e responsável dos recursos naturais.

Fonte: Textho Comunicação

  
  

Publicado por em