BTL abre ações promocionais no principal mercado emissor europeu

Ferramentas de apoio à comercialização destinadas a profissionais portugueses e brasileiros e presença de organismos estaduais e municipais são destaques da edição Começouno dia 24/01, e segue at&eac

  
  

Ferramentas de apoio à comercialização destinadas a profissionais portugueses e brasileiros e presença de organismos estaduais e municipais são destaques da edição Começouno dia 24/01, e segue até o próximo domingo, 28/01, a 19ª BTL (Bolsa de Turismo de Lisboa), principal encontro do setor em Portugal.

País que é atualmente o terceiro maior mercado emissor de visitantes estrangeiros para o Brasil (superado apenas por Argentina e EUA, na ordem) e o principal do continente europeu.

O País é representado por mais de 50 co-expositores reunidos no estande da EMBRATUR (Instituto Brasileiro de Turismo). O ministro do Turismo, Walfrido dos Mares Guia, e a presidente do Instituto, Jeanine Pires, lideram a delegação.

"Após os últimos quatro anos de comparecimento, ao longo dos quais renovamos nossa participação, nossas estratégias e as mensagens que transmitimos ao público português. Já estabelecemos uma base bastante sólida, atestada pelos crescentes números de turistas portugueses no Brasil no período", diz Jeanine.

"Também são agora crescentes as expectativas que cercam a presença brasileira, pois os consumidores, tanto profissionais como do público final, são sempre exigentes e estão constantemente em busca de novidades. E, além disso, temos que trabalhar para sempre ganhar terreno perante a acirrada concorrência internacional", avalia a presidente da EMBRATUR.

Dois eventos durante a BTL simbolizam bem este atual papel do Instituto , que não vende os produtos turísticos, mas busca promovê-los e facilitar a sua comercialização por parte do empresariado, tendo uma preocupação constante com o bom desempenho dos negócios para profissionais brasileiros (turismo receptivo) e portugueses (turismo emissivo).

Os agentes nacionais passam a contar com um estudo, apresentado ontem (23/01), durante a reunião de co-expositores, que visa a orientar as ações de promoção em Portugal e convidar os profissionais a integrarem o conjunto de ações já desenvolvidas pela EMBRATUR. Trata-se do Perfil do Mercado Português, que também já pode ser visto no Portal de Marketing de Relacionamento com o Mercado (Área de Programas e Agendas).

"Com esta ferramenta reforçamos a idéia de que a participação nas feiras é importante, mas não basta. E que é preciso manter uma presença constante ao longo do ano", explica Jeanine.

Um grupo de agentes de viagens portugueses, por sua vez, recebeu na quinta-feira, no estande do Brasil, certificados de conclusão do curso Agente de Viagem Especialista em Brasil - Treinamento Online, promovido pelo Instituto. Foram 261 participantes, representantes de 105 agências de diversas regiões de Portugal, nesta primeira edição realizada no país no final de 2006.

"Com este evento valorizamos a figura do agente, o tornamos referência para o mercado e reforçamos o potencial do programa, despertando o interesse de mais profissionais e mantendo o Brasil em destaque", projeta a presidente do Instituto. Outros dois eventos completam a programação no espaço ocupado pelo Brasil na BTL.

Na manhã de 24/1 foi oferecido um brunch para imprensa e convidados. Nos finais das tardes de hoje e amanhã a prefeitura de Recife oferece um coquetel aos visitantes em comemoração aos 100 anos do frevo. Ao longo dos dias de feira, outras atrações culturais, como exibições de dança, MPB e outros ritmos nacionais vão atrair a atenção e apresentar ao público a cultura brasileira.

Mais sobre feira:

A previsão de público para este ano é de aproximadamente 60 mil pessoas. Em 2006 o evento registrou um aumento de 10% na visitação, com um total de 54.485 visitantes, dentre os quais 20.036 profissionais de turismo e 34.305 pessoas representando o público geral. Ainda no ano passado participaram 524 expositores portugueses e 465 estrangeiros.

Entre os expositores no estande brasileiro, destaque para a presença de muitas regiões do País, representadas por órgãos de promoção turística, secretarias estaduais e municipais e Convention & Visitors Bureaux.

Além de algumas novidades, como a Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos (SP), com presença de seus diretores e da rainha do evento. A equipe do Pan RIO 2007 também marca posição divulgando a competição esportiva deste ano na capital carioca.

Confira a lista completa dos participantes brasileiros na BTL: Módulos - ABAV 2007 - Feira das Américas; Alagoas; Amazonas; Bahia; Bahia; Belo Horizonte (MG); BRA Transportes Aéreos; Ceará; Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos (SP); Jogos Pan Americanos; Maranhão; São Luis (MA); Natal (RN); Paraíba; Pernambuco; Recife (PE); Rio de Janeiro; Rio Grande do Sul; Santa Catarina; Sergipe; TAM Linhas Aéreas; TAP Portugal; Varig Brasil. Mesas - Accor Hotels (SP); Adventure World Brasil (RJ); Ariaú Amazon Towers & New Line (AM); Associação dos Hotéis de Búzios (RJ); Brasília (DF); Búzios (RJ); Búzios Collection Hotels & SPAS (RJ); Caesar Park & Caesar Business (SP); Casas Brancas Boutique Hotel & SPA - Búzios (RJ); Del Bianco Tour Operator (RJ); Everest Hotéis (RJ); Festival de Turismo de Gramado (RS); Global Mundi Operadores (RJ); Havas Creative Tours (RJ); Hotéis Marina (RJ); Hotel Ipanema Plaza Rio de Janeiro (RJ); Hotel Rio Internacional (RJ); L'Hotel São Paulo (SP); Luxor Hotéis (RJ); Mark Travel Operadora de Turismo (SP); Nex Level Tours DMC (RJ); Niterói (RJ); Gramado (RS); Paraná; Pestana Hotels & Resorts (SP); Planeta Brasil Incoming (RJ); Promotional Travel (RJ); Rentamar DMC & Incentive Travel (RJ); Revista B. Brasil; Superclubs Brasil (SP); VBK Travel (RJ); Vila Kalango/ Rancho do Peixe - Jericoacoara (CE); Villa Sol Beach Resort (PE).

Fonte: Embratur

Del Valle Editoria

Contato: vininha@vininha.com

  
  

Publicado por em