CAMPANHA ''BRASIL.VIRE FÃ'' CHEGA À ITÁLIA

Ministério do Turismo apresentou plano de mídia em Roma e Milão; ação se estende até junho, quando ocorre a 4ª edição do Road Show O Ministério do Turismo, por meio da EMBRAT

  
  

Ministério do Turismo apresentou plano de mídia em Roma e Milão; ação se estende até junho, quando ocorre a 4ª edição do Road Show

O Ministério do Turismo, por meio da EMBRATUR (Instituto Brasileiro de Turismo), acaba de lançar na Itália a campanha publicitária "Brasil. Vire Fã". A estratégia, que entrou no ar no último dia 29 de março e segue até 30 de junho, contempla mídia impressa e exterior (ônibus e metrôs em Roma e Milão), além de Internet. Para apresentar o plano de mídia ao mercado turístico italiano, a presidente do Instituto, Jeanine Pires, e a executiva do EBT (Escritório Brasileiro de Turismo) na Itália, Liane Galina, participaram de dois eventos no país nesta semana.

Mais de 140 profissionais - entre operadores de turismo, formadores de opinião e jornalistas - assistiram às apresentações. Enquanto o primeiro encontro teve lugar na Embaixada do Brasil em Roma, na terça-feira (03), com presença do embaixador Adhemar Gabriel Bahadian, o segundo ocorreu, na quarta-feira (04), em Milão, cidade onde se concentram as maiores empresas de turismo da Itália. "É importante notar que esse lançamento teve um público bastante numeroso, mas sobretudo de alta qualidade. Os operadores e veículos de comunicação mais importantes estiveram presentes", destacou Jeanine.

De fato, as maiores operadoras em faturamento do país compareceram, como Hotelplan, Kuoni e Travelandia, além de companhias aéreas, entre elas a TAM, que acaba de iniciar vôo diário São Paulo - Milão. O objetivo da apresentação foi compartilhar o plano de mídia com o mercado para que as empresas possam realizar ações promocionais casadas. Além disso, a campanha chegou para dar suporte ao esforço de comercialização do Destino Brasil realizado pelas operadoras. Para a executiva do EBT, "havia uma demanda muito forte para que fossem criadas ferramentas que auxiliassem os profissionais de turismo em seu trabalho, e agora eles têm com o que contar".

A iniciativa teve aprovação imediata. "Esta é uma campanha muito importante, porque, pela primeira vez, é feita uma ação com um foco tão direto no Brasil para o mercado italiano. E o melhor é que isso ocorre numa época boa, de baixa estação", disse Roberto Rovera, da operadora Hotelplan. Já a representante da Kuoni Gastaldi, Laura Pagano, destacou a estratégia da campanha: "O mais interessante é o fato de mostrar a multiplicidade de destinos turísticos no País, em oposição àquela imagem já conhecida de sol e praia. O Brasil é um país enorme, com tantas coisas interessantes, como a cultura popular, a gastronomia. Precisa ser percebido em sua grandeza."

Estratégia - Com assinatura da agência de publicidade McCann Erickson, a estratégia de campanha definiu veiculação em revistas, publicações especializadas em turismo, sites e mídia exterior, a saber ônibus e metrôs nas cidade de Roma e Milão. Seu público-alvo prioritário é composto de homens e mulheres, de 25 a 40 anos, com interesse em viagens internacionais de longa distância, cultura e natureza. A adaptação da campanha para o mercado italiano ficou a cargo da agência Artplan.

A elaboração do conceito das peças considerou as recomendações promocionais do ''Plano Aquarela - Marketing Turístico Internacional do Brasil'' para o mercado - Cultura, Ecoturismo e Sol e Praia - e os seguintes indicadores: 86% dos turistas estrangeiros que visitam o Brasil expressam o desejo de voltar e 99% afirmam que indicariam o País como destino turístico. Como a campanha tem o objetivo de mostrar que o Brasil oferece diversas opções de lazer, com qualidade, para diferentes grupos, os turistas-modelos escolhidos para as peças representam diferentes faixas etárias - idosos, família, jovens e adultos.

Uma campanha nos mesmos moldes também está em veiculação na França e no Reino Unido, onde igualmente foram apresentados os planos de mídia para o mercado.

Momento favorável - A ação publicitária estará no ar no mesmo período em que acontece a quarta edição do Road Show, projeto que vai percorrer as cidades de Varese (04/06), Brescia (05/06), Bolonha (06/06) e Viareggio (07/06) para apresentar a agentes de viagens locais o Destino Brasil. Realizados em parceria com a empresa TTG Itália, os eventos ocorrem desde 2005 e já envolveram 1.096 agentes italianos de onze localidades diferentes.

Estão aptos a participar expositores brasileiros e italianos. Do Brasil, são esperados órgãos oficiais de turismo, Convention & Visitors Bureaux e meios de hospedagem, enquanto que da Itália, operadores que já comercializam destinos brasileiros. Companhias aéreas de ambos os países também podem participar. "Por conta do reforço da campanha "Brasil. Vire Fã", o ambiente para a comercialização do Brasil fica ainda mais favorável", avalia Liane.

As inscrições vão até o dia 13 de abril, pelo e-mail gargano@ttgitalia.com, da TTG, que é responsável pela operacionalização dos eventos. Mais informações também podem ser obtidas pelos endereços ebt.it@embratur.gov.br, do EBT na Itália, ou dtlin@embratur.gov.br.

Foto campanha_it: Campanha "Brasil. Vire fã" em metrô de Milão
Crédito: Divulgação/Embratur

  
  

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