Consultores de EBTs se encontram em Brasília

Os consultores dos EBTs (Escritórios Brasileiros de Turismo) no exterior, unidades avançadas de promoção implantadas pelo Ministério do Turismo, por meio da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), estarão em Brasília (DF) entre os dias 14 e 18 de agos

  
  

Os consultores dos EBTs (Escritórios Brasileiros de Turismo) no exterior, unidades avançadas de promoção implantadas pelo Ministério do Turismo, por meio da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), estarão em Brasília (DF) entre os dias 14 e 18 de agosto.

E, nos dias 15 e 17, receberão, na sede do Instituto, profissionais brasileiros (representantes de secretarias de turismo estaduais ou municipais e convention & visitors bureaux) que desejem ampliar o conhecimento das ações empreendidas nos diversos mercados ou planejar ações conjuntas.

A temporada no Brasil segue o atual modelo de trabalho adotado pelos EBTs, a partir de janeiro deste ano, pelo qual os consultores permanecem cerca de dez dias em planejamento de atividades em Brasília e partem para executar uma agenda, previamente fechada, de 45 dias em seus mercados de atuação.

Os Escritórios estão presentes em Portugal (sede em Lisboa), Espanha (Madri), Reino Unido (Londres), França (Paris), Itália (Milão), Alemanha (Frankfurt), Estados Unidos (Nova York), Japão (Tóquio) e América do Sul (Brasília). Sendo que o japonês promove o MERCOSUL em parceria com a JICA (sigla em inglês para Agência de Cooperação Internacional do Japão) e o sul-americano contam com apoio das embaixadas brasileiras nos países.

Confira a seguir algumas novidades:

Na mira dos euros portugueses - A consultora do EBT em Portugal, Neila Araújo, chama a atenção para o destaque ganho pelo Brasil em um caderno especial de onze páginas do "Diário Econômico" entitulado "Imobiliário Turístico no Brasil". O encarte faz uma análise do crescimento do País como destino turístico para a nação européia, apresentando dados recentes do fluxo de portugueses para cá e o perfil desses turistas.

Também aborda as ações da EMBRATUR pelo desenvolvimento da atividade, ressaltando a implantação do Plano Aquarela e a importância do EBT para o relacionamento constante com o trade local. O cardeno é um resultado da presença do Instituto com uma agência de comunicação no mercado, que presta assessoria e trabalha em conjunto com a gerência de Relações Públicas da Embratur no Brasil.

A publicação apresenta a quantidade e qualidade dos investimentos feitos por portugueses , desde grandes grupos, bancos, pequenos e médios empresários e mesmo particulares, em empreendimentos turísticos como hotéis de diversas categorias, resorts, condomínios e casas de veraneio.

O texto cita as condições da economia nacional, como a queda dos juros básicos e a taxa câmbio, como fatores favoráveis aos investimentos. O Brasil foi o 5º maior receptor dos investimentos diretos de Portugal no exterior em 2005, mesmo com a ampliação da concorrência de outros mercados emergentes. E mais da metade desses investimentos foi feita no mercado imobiliário. Nesse ano, o Brasil recebeu 357.640 turistas lusos, mantendo o país como o terceiro maior emissor de visitantes para cá.

Brasil em alta na Espanha:

Cresceu 9,35% o tráfego de passageiros da Espanha para o Brasil durante o primeiro semestre de 2006 em comparação com o mesmo período do ano passado. A informação consta de boletim divulgado pela AENA (Aeroportos Espanhóis e Navegação Aérea), responsável pela administração dos aeroportos daquele país. Vieram, de janeiro a junho, exatos 136.884 passageiros, ante os 125.172 registrados em 2005. A estatística inclui os desembarque tanto de turistas estrangeiros como de brasileiros em retorno ao País.

Comprovando a tendência, Fernanda Hummel, consultora do EBT na Espanha informa que a operadora Viva Tours constatou um aumento de 30% na venda de pacotes para o Brasil neste ano. A operadora, uma das líderes do mercado espanhol, participou recentemente do programa de seminários Descubra o Brasil, em Madri, e da Caravana Brasil, promovidos pela EMBRATUR para ampliar a oferta de produtos e destinos turísticos no exterior. Em todo ano de 2005 o Brasil recebeu 172.979 visitantes espanhóis. O mercado é atualmente o 9º maior emissor de turistas para cá.

Novo charter Milão / Parnaíba :

Começam em dezembro as operações de um novo vôo charter direto entre as cidades de Milão, na Itália, e Parnaíba, no Piauí (PI). Está a cargo da ligação a operadora italiana Prima Classe, que já anuncia o destino como "Riviera Paradiso", com destaque para a posição central do destino em relação outros atrativos, como os Parques de Jericoacoara, no Ceará (CE), e dos Lençóis Maranhenses (MA).

Recentemente, a operadora promoveu uma coletiva para anunciar o vôo para a imprensa e para o trade local, contando com grande comparecimento. A consultora do EBT Itália, Liane Galina compôs a mesa com os anfitriões e destacou a importância da diversificação dos portões de entrada para o desenvolvimento do turismo internacional no País. Uma viagem inaugural para jornalistas deve acontecer no início de setembro. A Itália é atualmente o 6º principal emissor de turistas para o Brasil, com 303.878 visitantes enviados em 2005.

Fonte: Embratur

Del Valle Editoria
Contato: vininha@vininha.com

  
  

Publicado por em