Estudantes participam de atividades sobre turismo em Floriano / PI

Palestra Turismo no Piauí foi promovido pela Coordenadoria Regional da Piauí Turismo (Piemtur) de Floriano

  
  

Estudantes de Floriano, Nazaré do Piauí, Landri Sales, Bertolínia, Jerumenha e Antônio Almeida participaram de palestra Turismo no Piauí, suas belezas e seus encantos, ministrado no campus da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), promovido pela Coordenadoria Regional da Piauí Turismo (Piemtur) de Floriano. Segundo informações da coordenadora regional, turismóloga Nara Aires, o objetivo foi melhorar a autoestima e envolver os alunos com a atividade turística, no sentido de formar potenciais consumidores de atividades turísticas e, assim, expandir a atividade na região.

A palestra foi ministrada em parceria com o curso de História, da Uespi, e com a Fundação de Incentivo ao Turismo (Grintur), com participação da Prefeitura Municipal. No mesmo dia, dando continuidade ao Programa Turismo Inclusivo e Solidário, foi lançado o projeto de solidariedade através do turismo. Por essa iniciativa, cada aluno da Uespi doou dois quilos de alimentos não perecíveis. Os gêneros beneficiaram os moradores da Vila Vicentina, no Bairro Manginha, em Floriano.

Riquezas

A Coordenação Regional da Piemtur em Floriano distribuiu entre alunos e professores material promocional sobre turismo no Piauí. Foi feita exibição em datashow de imagens turísticas do Piauí. Outras atrações incluíram execução de músicas piauienses. “Focamos a ação na importância de os piauienses conhecerem seu próprio Estado, pois apenas ama, divulga e empreende quem conhece as riquezas naturais, culturais e históricas de sua região”, disse Nara Aires.

Durante a palestra, foi dado destaque também aos roteiros turísticos e à hospitalidade dos habitantes da região Centro-Sul do Piauí. “Incluímos as atrações de Floriano, ressaltando seus pontos de interesse para fins de turismo e, claro, o Carnaval, como exemplo de atração de visitantes de forma planejada e sustentável”, ressaltou.

A atividade no campus da Uespi fez parte do programa Palestras Itinerantes, que a Regional Piemtur em Floriano realiza regularmente para promoção da atividade turística no interior do Estado. Um dos recursos utilizados na palestra foi o relatório Floriano - Estudos Turísticos, elaborado pelo professor e historiador Luiz Paulo, por ocasião da comemoração dos 110 anos de emancipação da cidade.

O documento, uma importante obra de referência sobre o município e região, tem participação da também professora Nara Aires e de Nilson Ferreira, secretário municipal de Comunicação Social, e traz informações sobre aspectos históricos, culturais e geográficos da cidade.

Fonte: Portal do Turismo Piauí

  
  

Publicado por em