Lançamento do projeto Olá, Turista! na Bahia mobiliza o setor

Para o ministro Luiz Barretto, os cursos de inglês e espanhol serão ferramentas para o Brasil dialogar com o mundo

  
  

O primeiro projeto de qualificação profissional para a Copa de 2014 já começou. Cursos de inglês e de espanhol serão ensinados gratuitamente (e a distância) para 80 mil profissionais empregados no receptivo turístico do Brasil. Este é o objetivo do projeto “Olá, Turista!”, uma parceria entre o Ministério do Turismo (MTur) e a Fundação Roberto Marinho, lançado na manhã da última quarta-feira (9), em Salvador (BA).

Para o ministro do Turismo, Luiz Barretto, o conhecimento dos idiomas vai aprimorar a comunicação dos brasileiros com o mundo e reforçar as qualidades da receptividade brasileira: “esse é um projeto com foco nas pessoas e que valoriza a mão-de-obra, o nosso grande diferencial. Formar capital humano é valorizar a imagem do Brasil. Vamos trabalhar desde agora para garantir um placar vencedor para o turismo”, destacou. Nos próximos quatro anos, a iniciativa deve contemplar as 12 cidades-sedes da Copa de 2014.

Na avaliação do governador da Bahia, Jaques Wagner, a expectativa é “chegar a 2014 não só com infraestrutura urbana, acessibilidade, rede hoteleira e equipamentos esportivos bem preparados. O investimento nas pessoas é fundamental”. Para o secretário estadual de Turismo, Domingos Leonelli, “a dimensão deste programa faz com que o turismo realize seu papel na sociedade, melhore a vida das pessoas e dissemine uma cultura de paz”.

TURISMO E AÇÃO SOCIAL

Os cursos a distância começam em janeiro de 2010, com 80 mil vagas gratuitas distribuídas em 13 cidades brasileiras; entre elas, Porto Seguro, Mata de São João, Maraú, Lençóis e Salvador. O projeto-piloto, em execução, já contempla 310 profissionais da capital baiana e 190 da capital carioca.

Desde o dia 1º de setembro, a solicitação de vagas pode ser feita por instituições cadastradas dos estados do Rio de Janeiro, Bahia e Amazonas. Associações, sindicatos e cooperativas que ainda não realizaram seu registro, podem fazê-lo pelo portal www.olaturista.org.br. Em pouco mais de uma semana, 75 instituições se cadastraram e quase 5 mil vagas já foram requisitadas.

As vagas são destinadas a pessoas maiores de 18 anos, preferencialmente com o ensino fundamental concluído, que estejam ligadas a alguma associação, sindicato ou cooperativa pré-cadastrada no programa.

Em Salvador, estão cadastradas no projeto a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – seccional Bahia (Abrasel); a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-BA) e o Sindicato das Empresas Locadoras de Veículos do Estado da Bahia (Sindloc-BA).

Segundo Nelson Santonieri, gerente geral de Teleducação da Fundação Roberto Marinho, “este projeto torna possível um sonho. Paulo Freire dizia que educar é realizar um sonho possível, ou seja, dar condições para transformar a vida das pessoas”. Ele lembrou que o Olá, Turista! é baseado na articulação entre associações, sindicatos, órgãos municipais e estaduais de turismo, governo e iniciativa privada. “As parcerias são o ponto estratégico deste projeto. O objetivo é garantir que o programa chegue a quem precisa aprender”.

Fonte: MTur

  
  

Publicado por em