Mtur discute turismo para os próximos quatro anos

Seminário promove diagnóstico da atividade no Brasil e no mundo

  
  

Nesta quinta-feira (15), o Ministério do Turismo (MTur) promoveu um seminário interno para discutir o Documento Referencial - Turismo no Brasil 2011-2014. O encontro contou com a presença dos coordenadores gerais e diretores do MTur e da Embratur. O ministro do Turismo, Luiz Barretto, abriu o evento.

O Documento Referencial é um diagnóstico detalhado da atividade turística no Brasil e no mundo. Ele apresenta resultados do setor nos últimos anos e traz projeções para o desenvolvimento do turismo nacional nos próximos anos. Além disso, indica propostas para a ação do MTur e demais parceiros do poder público e da iniciativa privada.

No seminário, a versão preliminar do documento foi apresentada. A elaboração foi coordenada por um Comitê Gestor, que tem se reunido periodicamente. Ele é formado por representantes do MTur, Embratur, Conselho Nacional do Turismo (CNT) e do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur). A equipe é assistida por um Grupo Executivo, composto pela equipe técnica do Departamento de Planejamento e Avaliação do Turismo (DEPAT) e assessorada por consultores da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Para subsidiar a elaboração do documento, foi realizada em dezembro de 2009 a Conferência sobre o Ambiente Macroeconômico Nacional e Internacional, na sede da FGV, no Rio de Janeiro. A previsão é que ainda em abril o documento seja apresentado para ex-ministros do Turismo para discussão, análise e incorporação de contribuições. O Documento Referencial consolidado deve ser lançado em junho de 2010, durante reunião do CNT.

Fonte: MTur

  
  

Publicado por em