Núcleo de Conhecimento mais forte

Uma área voltada para o aprendizado e a troca de experiências com palestras, debates e mesas-redondas.

  
  

Uma área voltada para o aprendizado e a troca de experiências com palestras, debates e mesas-redondas. É o Núcleo de Conhecimento, que tem como tema central os cinco anos do Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil no 4º Salão do Turismo. Ele abre espaço para uma discussão ampla sobre os resultados, práticas adotadas e casos de sucesso espalhados pelo país. Entre os itens da pauta estão os preparativos para a Copa do Mundo de 2014, os impactos no turismo e a estratégia de cada cidade-sede.

O módulo passou por uma reformulação e ganhou musculatura. Ele funcionará de 02 a 05 de julho, das 10h às 19h, em quatro auditórios: um para 300 pessoas, dois para 100 participantes e um com 70 lugares. O módulo vai levar ao público um total de 40 apresentações, divididas em quatro temas:

• Estruturação, promoção e comercialização de produtos turísticos;
• Competitividade e gestão de destinos turísticos;
• Regulação e qualificação de serviços turísticos;
• Copa do Mundo 2014 e os impactos no turismo.

Os interessados podem se inscrever pela internet nos endereços eletrônicos www.salao.turismo.gov.br. Além da tradicional livraria, com material especializado no segmento, o módulo vai permitir o melhor entrosamento dos participantes na área de convivência.

É a novidade em relação às edições anteriores. O local será equipado para receber exposições, painéis, noites de autógrafos e uma biblioteca, com diversas publicações do Ministério do Turismo. A ideia é fazer do espaço um ponto de encontro, ideal para a formação e o fortalecimento da rede de contatos, bate-papo e troca de experiências.

PALESTRANTES
Os envolvidos no Núcleo do Conhecimento foram selecionados pelos organizadores pelos trabalhos desenvolvidos no segmento. São profissionais com vasta experiência em diversas áreas. Confira abaixo alguns dos principais nomes que estarão presentes. As inscrições para as palestras podem ser feitas no www.salao.turismo.gov.br.

- Jeanine Pires, diretora-presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur)
Preside, desde 2006, a EMBRATUR, onde trabalhou na reformulação da participação do Brasil em feiras internacionais de turismo e na adequação às estratégias do país ao Plano Aquarela, que dá as bases para a promoção internacional do país. Responsável por introduzir uma política de apoio à captação e promoção de eventos internacionais para o país, num trabalho focado em feiras comerciais. É membro da plenária da Secretaria de Relações Internacionais da ANAC, responsável pelas relações bilaterais aeronáuticas do Brasil com diversos países. Graduada em História pela Universidade Federal de Santa Catarina, pós-graduada em Economia do Turismo pela UnB e em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Alagoas, onde também lecionou nos cursos de Economia, Ciências Sociais e Jornalismo.
Palestra: Grandes Eventos Esportivos e o Marketing de Destinos Turísticos
Data / Horário: 02/07 – 14h às 16hrs

- Karem Basulto, gerente de Apoio à Comercialização do Instituto Brasileiro de Turismo - EMBRATUR
Especialista em Desenvolvimento Sustentável e Direito Ambiental. Possui ampla experiência no setor privado do turismo, além de atuar na coordenação e gestão de diversos projetos de parceria público-privada. Atualmente está à frente da Gerência de Apoio à Comercialização da Embratur, sendo responsável pelos programas de Bureau de Comercialização e de Inteligência Competitiva de Produtos na Embratur.
Mesa de Debates: Segmentação do Turismo: o papel do poder público e privado
Data / horário: 02/07 / 16h30 às 18h30

- Marcelo Pedroso, diretor de Turismo de Negócios e Eventos do Instituto Brasileiro de Turismo - EMBRATUR
Formado em Gestão em Comércio Internacional, foi secretário de Turismo do Guarujá, gerente de Pesquisa e Captação de Eventos da Anhembi Turismo em São Paulo, além de diretor executivo do Santos e Região Convention & Visitors Bureau. A carreira profissional teve início na Secretaria de Turismo de Santos.
Mesa de Debates: Estratégias e Boas Práticas Observadas em Eventos Esportivos
Data / horário: 03/07 / 10h as 12h

- Philip Dodd, presidente “Made in China”, representante da BBC e Professor da Universidade de Londres
Especialista em eventos culturais e na indústria criativa reconhecido internacionalmente. Aparece regularmente na mídia internacional, desde Financial Times a Bejing Eonomic Observer. Durante os últimos dez anos, ele tem participado da definição de políticas públicas do governo inglês. Ele é consultor criativo para o pavilhão do Reino Unido na World Expo, Xangai 2010. É também creditado por ajudar a criar a estratégia “Cool Britannia” do governo para reforçar a imagem do país em nível mundial.
Palestra: Criatividade em Eventos Esportivos e Produtos Turísticos
Data / horário: 02/07 / 16h30min às 18h30min

PROGRAMAÇÃO
Ministério anuncia esta semana os casos de sucesso dos cinco anos do Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil. Os selecionados terão até 02 de julho para organizarem as apresentações a serem feitas no Núcleo do Conhecimento. Durante o evento, eles receberão uma premiação em solenidade oficial. Ela será dividida em oito temas:

a) Gestão turística de destino;
b) Planejamento e gestão do turismo regional;
c) Roteiro turístico;
d) Roteiro turístico segmentado;
e) Sítio eletrônico (site) promocional de um destino, roteiro ou região turística;
f) Material promocional de um destino, roteiro ou região turística;
g) Sustentabilidade Ambiental em municípios;
h) Sustentabilidade Sócio-cultural em municípios.

RESULTADOS JÁ ALCANÇADOS NAS EDIÇÕES ANTERIORES
2008 – O público presente nos sete auditórios durante os quatro dias de atividades do Núcleo de Conhecimento participou das 64 palestras feitas por 140 palestrantes nacionais e 8 internacionais que, em 2008, trataram do tema “Competitividade”.

2006 – 5 mil pessoas assistiram às 61 palestras/reuniões que contaram com a participação de 134 palestrantes. Entre eles, destacam-se: o navegador Amyr Klink e os atores Marcos Frota e Cida Mendes, que falaram sobre “Acessibilidade e Inclusão Social”. Nesse espaço, houve também a realização de coletivas de imprensa, exposições e o lançamento de 20 livros.

2005 – Ocorreram 45 palestras/painéis, envolvendo 108 profissionais, o que totalizou 24 horas de debates para um público de cinco mil inscritos.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

- O Núcleo do Conhecimento 2009 ocorrerá no período de 02 a 05 de julho de 2009;
- Local: Anhembi, São Paulo;
- Horário de funcionamento: 10h às 19h.

Fonte: Salão Nacional do Turismo

  
  

Publicado por em