Olá, Turista!: visitantes e profissionais falarão a mesma língua

Em preparação para a Copa de 2014, programa ensinará inglês e espanhol a 80 mil profissionais do turismo

  
  
Lançamento do Programa Olá, Turista! nesta última quinta-feira (27) no Rio de Janeiro

A paisagem, a energia, a alegria do povo, tudo é motivo de encantamento para o turista. O táxi chega. E agora? Como se comunicar? O que fazer quando os gestos não são suficientes? Pensando nessa dificuldade recorrente e nos 500 mil turistas estrangeiros esperados para a Copa do Mundo de 2014, o Ministério do Turismo (MTur), em parceria com a Fundação Roberto Marinho, oferecerá cursos online de inglês e espanhol, gratuitos, para 80 mil profissionais ligados ao setor de turismo.

Para o ministro do Turismo, Luiz Barretto, “a copa será uma grande oportunidade para dar um salto na infraestrutura, na mobilidade urbana e para trabalhar a autoestima do povo brasileiro. O Brasil vive uma boa fase com a imagem positiva de um país que está conseguindo superar a crise. Vamos capacitar 300 mil profissionais com outros cursos, como de segurança alimentar e a na arte de bem receber o turista”. Confira aqui a fala do ministro Luiz Barretto.

Na manhã desta última quinta-feira (27), aconteceu o lançamento do piloto do Programa Olá, Turista! no Rio de Janeiro, que disponibilizará 500 vagas distribuídas entre a capital carioca e Salvador (BA). Em 2010, o programa chegará a 12 cidades do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, Búzios, Parati, Angra dos Reis e Petrópolis), Bahia (Salvador, Porto Seguro, Mata de São João, Maraú e Lençóis) e Amazonas (Manaus, Barcelos e Parintins).

O curso é composto pelos módulos básico, profissional e regional. Os alunos que cumprirem os módulos obrigatórios receberão certificado. O programa também prevê parceria com telecentros locais para facilitar aos participantes o acesso à internet. Nesses telecentros, os alunos contarão com suporte técnico de monitores para acessar as aulas virtuais.

O ministro ressalta a importância das parcerias com a iniciativa privada, algo que será fundamental para o sucesso do programa. Alexandre Sampaio, presidente do Sindicato de hotéis, bares e restaurantes do Rio de Janeiro (SindRio), também defende que o Olá, Turista! “é uma ação vitoriosa, que necessita do engajamento dos empresários. Será uma união de esforços para colocar o Brasil no nível de excelência que a copa exige”.

Quando a mímica já era

Márcio Silva, taxista, usa mímica para se comunicar com estrangeiros e acredita que o Olá, Turista! será importante para a sua profissão. Já Maria das Neves, que é garçonete, também espera que o programa possa auxiliá-la a atender bem os turistas. Recepcionistas, telefonistas, garçons, balconistas, taxistas, atendentes, artesãos e profissionais da cadeia do turismo que trabalham em contato direto com o público serão beneficiados pelo programa.

O Olá, Turista! é a primeira ação concreta do MTur para a capacitação profissional motivada pela Copa do Mundo de 2014. O objetivo é envolver o setor e a população brasileira numa ampla campanha de aprimoramento do receptivo turístico. “É muito bom trabalhar com algo que causa tanta paixão no povo brasileiro como o futebol. O legado ficará para sempre na vida desses profissionais”, disse o presidente da Fundação Roberto Marinho, José Roberto Marinho.

Desde o dia 21 de agosto, os interessados ligados às associações cadastradas no projeto-piloto em Salvador (BA) e no Rio de Janeiro (RJ) podem solicitar e receber diretamente de sua associação o código de acesso para fazer a inscrição on-line no portal www.olaturista.org.br.

A partir de 1º de setembro, as associações do Rio de Janeiro, Bahia e Amazonas que quiserem solicitar vagas para 2010 poderão se cadastrar neste mesmo endereço eletrônico.

A iniciativa também cria um selo de qualidade no Turismo. A proposta é instituir uma marca visual a ser concedida pelo MTur a todas as instituições que aderirem à formação em línguas estrangeiras a fim de melhorar o atendimento aos turistas.

Globais apresentam

O evento foi apresentado pela jornalista Renata Celibelli. Durante o lançamento, o ator Luiz Salém falou da importância da boa comunicação no atendimento ao turista estrangeiro. Houve, ainda, apresentação de um vídeo sobre profissionais ligados ao turismo e suas expectativas em relação ao curso.

Estavam presentes no lançamento o ministro do Turismo, Luiz Barretto, o secretário municipal de Turismo, Antônio Pedro Figueira de Mello, o presidente da Fundação Roberto Marinho, José Roberto Marinho, o secretário estadual de Turismo da Bahia, Domingos Leonelli, o presidente da Turisrio, Nilo Felix, e o gerente geral de Teleducação da Fundação Roberto Marinho, Nelson Santonieri.

Fonte: MTur

  
  

Publicado por em

Elis

Elis

28/08/2009 21:51:59
Me pareceu uma iniciativa incrível.
Abrirá muitas portas, para quem deseja aprender e para quem queira ensinar.
Sou formada em lingua estrangeira espanhol e atuo como professora em Brasília ha vários anos, tenho certeza que será um grande incentivo aos jovens que pensam em aprender uma nova lingua.
Parabéns pela iniciativa.

Elis Deboni