Produção associada: um novo olhar para o destino turístico

Seminário mostrará a empreendedores do Sul e Sudeste como agregar valor aos produtos turísticos

  
  

Você sabe o que é produção associada ao turismo? Como a valorização da cultura, dos saberes e fazeres locais podem diversificar a oferta de produtos aos turistas? Ou, então, como uma simples adequação de embalagens e rótulos pode se tornar um diferencial competitivo para o seu produto? Para responder a essas perguntas, o Ministério do Turismo (MTur) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) promovem, nesta sexta-feira (03/12), no Centro de Convenções SulAmérica, no Rio de Janeiro (RJ), o I Seminário de Sensibilização e Promoção da Produção Associada ao Turismo – Regiões Sul e Sudeste.

Segundo a coordenadora-geral de Produção Associada ao Turismo do MTur, Gabrielle de Andrade, a idéia é divulgar para os empreendedores locais a proposta de diversificação da oferta turística, por meio da produção associada ao turismo. “Queremos mostrar para os empresários do setor que valorizar a produção associada e incorporá-la na sua oferta é bom para o seu negócio e para o destino. E também que, seja ele um artista local, agricultor ou artesão, o turismo é uma possibilidade para ampliar seus canais de comercialização”, explica Andrade.

Durante o evento, serão apresentados casos de sucesso e o Guia de Produtos Associados ao Turismo - Caminhos do Fazer. A publicação, parceria entre o MTur e o Sebrae, reúne informações sobre empreendimentos e produtos representativos da cultura de 15 destinos turísticos brasileiros. Os capítulos relativos a cada roteiro – divididos em unidades produtivas, culinária e manifestações e grupos culturais – trazem dicas sobre como agregar valor aos destinos. O guia está disponível no endereço www.fazeresdobrasil.com.br.

O Seminário de Sensibilização e Promoção da Produção Associada ao Turismo já foi realizado em Imbassaí (BA) e Brasília (DF). Nas ocasiões, participaram dos eventos 250 empreendedores e representantes do setor turístico das regiões Centro-oeste, Norte e Nordeste. Os interessados poderão se inscrever pelo telefone 0800 570 0800.

Fonte: MTur

  
  

Publicado por em