Região Polo Histórico-Cultural do Piauí realiza seminário sobre turismo

O evento é realizado pelo Ministério do Turismo, com apoio do Governo do Estado

  
  

Seminário de Regionalização do Turismo (PRT) da Região Polo Histórico-Cultural será realizado das 9h às 17 horas em Floriano, nesta quarta-feira, 15, e em Oeiras, 16. Nesta terça-feira, 14, o evento está sendo realizado em Guadalupe, informou a coordenadora regional da empresa Piauí Turismo (Piemtur) em Floriano, turismóloga Nara Aires(foto).

O evento é realizado pelo Ministério do Turismo, com apoio do Governo do Estado. Em Floriano, o evento acontecerá na sede do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Nara Aires disse que o seminário é uma oportunidade de esclarecimento para os atores e agentes locais e regionais sobre o Programa de Regionalização do Turismo, que visa o planejamento e desenvolvimento do turismo de forma sustentável. O PRT prevê articulação de ações também nos municípios que são considerados polos de atividade turística. “São locais onde o turismo é efetivado na prática”, disse.

Prioridade para o turismo
Ela disse que cada município com articulação estadual, federal e da comunidade, agindo com base nas diretrizes focalizadas no PRT e Ministério do Turismo, deve organizar cada cidade para priorizar o turismo como ação efetiva municipal.

O PRT foi lançado e através de diversas oficinas e eventos, a partir da criação do Ministério do Turismo, em 2003, para estudos e avaliação do turismo em todos os estados do país.

No Piauí, disse Nara Aires, já foram realizadas oficinas, e neste momento o PRT/MTur, por meio da gestão estadual, está promovendo orientações para prática das ações previstas no programa baseadas no Plano Nacional do Turismo, no âmbito do turismo municipal e regional.

Nara Aires disse que, no Brasil, foram designadas 200 regiões turísticas para o PRT, com inclusão de 3.819 municípios. No Piauí, foram incluídos os polos turísticos da Costa do Delta, das Águas, Teresina, Histórico-Cultural, Aventura e Mistério, Origens e Nascentes:

Polos turísticos e municípios piauienses no PRT:
Polo Costa do Delta
Buriti dos Lopes, Cajueiro da Praia, Ilha Grande, Luís Correia, Parnaíba.

Polo das Águas
Barras, Batalha, Boa Hora, Cabeceiras do Piauí, Campo Largo do Piauí, Caxingó, Esperantina, Joaquim Pires, Joca Marques, Luzilândia, Madeiro, Matias Olímpio, Miguel Alves, Morro do Chapéu do Piauí, Murici dos Portelas, Nossa Senhora dos Remédios, Porto, São João do Arraial.

Polo Teresina
Altos, Beneditinos, Campo Maior, Coivaras, Curralinhos, Demerval Lobão, José de Freitas, Lagoa Alegre, Lagoa do Piauí, Miguel Leão, Monsenhor Gil, Pau-D’Arco do Piauí, Teresina, União.

Polo Histórico-Cultural
Amarante, Arraial, Barra D’Alcântara, Cajazeiras do Piauí, Dom Expedito Lopes, Floriano, Francisco Aires, Guadalupe, Ipiranga do Piauí, Jerumenha, Nazaré do Piauí, Novo Oriente do Piauí, Oeiras, Picos, Santa Rosa do Piauí, Santana do Piauí, São João da Varjota, Tanque do Piauí, Valença do Piauí, Várzea Grande.

Polo Aventura e Mistério
Alto Longá, Assunção do Piauí, Bom Princípio do Piauí, Boqueirão do Piauí, Brasileira, Buriti dos Montes, Capitão de Campos, Caraúba do Piauí, Castelo do Piauí, Cocal, Cocal de Telha, Cocal dos Alves, Domingos Mourão, Jatobá do Piauí, Juazeiro do Piauí, Lagoa de São Francisco, Milton Brandão, Nossa Senhora de Nazaré, Novo Santo Antônio, Pedro II, Pimenteiras, Piracuruca, Piripiri, Santa Cruz dos Milagres, São João da Fronteira, São João da Serra, São José do Divino, São Miguel do Tapuio, Sigefredo Pacheco.

Polo das Origens
Anísio de Abreu, Bonfim do Piauí, Brejo do Piauí, Canto do Buriti, Caracol, Coronel José Dias, Dirceu Arcoverde, Dom Inocêncio, Fartura do Piauí, Guaribas, João Costa, Jurema, São Braz do Piauí, São João do Piauí, São Lourenço do Piauí, São Raimundo Nonato, Tamboril do Piauí, Várzea Branca.

Polo das Nascentes
Baixa Grande do Ribeiro, Barreiras do Piauí, Bom Jesus, Corrente, Cristalândia do Piauí, Cristino Castro, Currais, Gilbués, Monte Alegre do Piauí, Palmeiras do Piauí, Parnaguá, Redenção do Gurguéia, Riacho Frio, Santa Filomena, Santa Luz, São Gonçalo do Gurguéia.

Fonte: Secretaria de Turismo do Piauí

  
  

Publicado por em