São João del-Rei/MG é destino referência em estudos e intercâmbio

Capital brasileira da cultura oferece cursos e atividades variadas a estudantes internacionais

  
  

Educação, cultura e turismo, tudo em um mesmo pacote: o Catálogo de Programas Educacionais e Atividades Turísticas de São João del-Rei (MG). O documento reúne 22 programas educacionais, 51 atividades complementares e 13 roteiros turísticos. Uma boa oportunidade para quem quer mergulhar na cultura brasileira, seja por meio da língua portuguesa, arte, música ou história e, ainda, conhecer as belezas e encantos de São João del-Rei, contemplada em 2007 como Capital Brasileira da Cultura.

Lee Harker, da cidade de Omaha, em Nebraska (EUA), escolheu São João del-Rei para aprender a língua portuguesa. Segundo Harker, o curso foi excelente e valeu o investimento. “Os instrutores foram capazes de ajustar o ritmo da fala e o vocabulário ao meu nível e minhas necessidades. Eles falavam sempre em português”, ressalta. E, acrescenta: “o programa social organizado para mim foi agradável e deu uma bela imagem de São João del-Rei e dos diversos aspectos da cultura brasileira”.

Além do curso de português como língua estrangeira, dentro dos programas educacionais o aluno pode optar por cursos de curta duração nas áreas de cultura, música e história brasileira, danças típicas, capoeira e futebol de campo; e, ainda, participar de intercâmbio em instituições de nível médio e graduação e fazer trabalhos voluntários e estágios.

O estudante poderá, também, aprender a fazer tambores de percussão artesanal e até a famosa cachaça brasileira; ou, se preferir, assistir a espetáculos e concertos e participar de rodas de dança e outras atividades culturais. Mas se gostar de adrenalina, poderá se aventurar nas caminhadas e em rapel pela Serra do Lenheiro, nos banhos de cachoeira e nas cavalgadas. Essas são apenas algumas das 51 atividades complementares que o catálogo oferece. Além disso, o estudante poderá desfrutar de roteiros turísticos Culturais, de Ecoturismo e de Aventura.

Os programas e roteiros foram selecionados com apoio da Universidade Federal de São João del-Rei, do Instituto de Ensino Superior Presidente Tancredo de Almeida Neves (IPTAN), das escolas de idiomas, das escolas livres, das agências de turismo e dos empreendedores locais, que formataram os programas e roteiros a partir das potencialidades e atrativos da cidade e região.

Para mais informações acesse www.eisaojoao.com.br ou:

http://www.studyinbrazil.org.br/ei/saojoao/downloads/atividades_desenvolvidas.pdf
.

Por que São João del-Rei?

A vocação da cidade para o segmento de Turismo de Estudos e Intercâmbio foi confirmada por meio de diagnóstico das potencialidades e atrativos do município. São João del-Rei é marcada pela tradição de instituições de ensino superior e médio, escolas livres e de idiomas.

Além disso, possui boa infraestrutura turística com hotéis, pousadas, casas de família e residências estudantis. Sem falar no rico patrimônio cultural e a proximidade com as cidades históricas de Tiradentes e Ouro Preto e as Serras do Linheiro e de São José, locais ideais para a prática do Ecoturismo e Turismo de Aventura. Segundo a coordenadora geral de Segmentação do MTur, Sáskia Lima, “um ambiente ideal para que o estudante não só aprenda, mas vivencie a cultura do país”.

Projeto 10 Destinos Referência em Segmentos Turísticos

O catálogo é resultado do Projeto Desenvolvimento do Destino Referência do Turismo de Estudos e Intercâmbio em São João del-Rei/MG – Brasil, que faz parte do Projeto 10 Destinos Referência em Segmentos Turísticos do Ministério do Turismo (MTur), desenvolvido em parceria com o Instituto Casa Brasil de Cultura (ICBC), e executado na cidade mineira pela Associação Brasileira de Organizadores de Viagens Educacionais e Culturais (BELTA).

“O Projeto 10 Destinos Referência em Segmentos Turísticos visa desenvolver a gestão do turismo em 10 municípios referência, de forma sustentável com a participação de entidades locais públicas, privadas e do terceiro setor, com planejamento estratégico e definição de projetos prioritários”, explica Sáskia Lima.

Além de São João del-Rei, o MTur trabalha a estruturação dos destinos referência Sol e Praia (Jericoacoara/CE), Aventura Especial (Socorro/SP), Rural (Anitapolis, Santa Rosa de Lima, Rancho Queimado, Urubici/SC), Aventura (Lençóis/BA), Ecoturismo (Santarém/PA), Negócios e Eventos (Ribeirão Preto/SP), Cultural (Paraty/RJ), Pesca (Barcelos/AM) e Cinema (Brasília/DF).

Study in Brazil

Além do Projeto Desenvolvimento do Destino Referência do Turismo de Estudos e Intercâmbio em São João del-Rei/MG – Brasil, o MTur, por meio da Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), apóia o Study in Brazil – programa do Bureau Brasileiro de Intercâmbio, criado para promover e incentivar a educação brasileira entre estudantes estrangeiros e empresas de intercâmbio internacional. O Bureau Brasileiro de Intercâmbio é gerido, desde 2005, pela BELTA.

Com o apoio da Embratur, o Bureau Brasileiro de Intercâmbio também é responsável pela seleção de instituições que oferecem ensino médio e superior, Português, programas acadêmicos de curta e longa duração e programas combinados com turismo, esporte, estágio e trabalho voluntário. A lista dos cursos está disponível no site www.studyinbrazil.org.br. Além disso, são desenvolvidas atividades de promoção do país no exterior com o objetivo de consolidá-lo como um dos principais destinos educacionais do mundo.

Segundo a presidente da BELTA, Maura Leão, nos últimos cinco anos, houve um aumento de 78% no número de franceses que vêm ao Brasil para estudar. “O Brasil tem uma grande competência acadêmica e precisamos divulgar isso, colocar a boca no trombone. O que queremos é que o Brasil também seja visto como um destino de educação”, ressalta Leão.

A BELTA é uma sociedade civil sem fins lucrativos e de âmbito nacional. Inaugurada em 1992, é a primeira associação de educação internacional fundada na América Latina. Hoje, seus associados representam mais de 90% do mercado de educação internacional.

Fonte: MTur

  
  

Publicado por em