Secretaria das Cidades promove seminário sobre Turismo e Desenvolvimento Econômico do Cariri / CE

O seminário acontecerá nos dias 27 e 28 de abril.

  
  

A Secretaria das Cidades promove, nos dias 27 e 28, o Seminário Turismo e Desenvolvimento Econômico: Perspectivas para o Cariri. O evento, que será realizado no auditório do Sebrae de Juazeiro do Norte, faz parte das atividades preparatórias do Projeto Cidades do Ceará (Cariri Central). Na oportunidade, serão realizadas palestras de consultores nacionais da área do turismo e de gestores públicos convidados, bem como um debate sobre as experiências locais.

Entre os palestrantes está o Coordenador Geral do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) Nacional, Daniel Vieira Pires. A Coordenadora do Projeto Cidades do Ceará (Cariri Central), Emanuela Monteiro, afirmou que o objetivo do evento é mobilizar e sensibilizar os empresários e a sociedade em geral para a importância do turismo como alternativa sustentável para o desenvolvimento sócio-econômico e ambiental do Cariri.

O Projeto Cidades do Ceará/ Cariri Central é uma ação do Governo do Estado que pretende impulsionar o desenvolvimento da região do Cariri, por meio do fortalecimento das atividades econômicas do turismo e da produção de calçados. Para isso, serão investidos aproximadamente US$ 66 milhões em ações de qualificação territorial, inovação e apoio às atividades produtivas e fortalecimento das gestões municipais e regional.

O Cidades do Ceará/ Cariri Central tem como área de intervenção os municípios de Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Caririaçu, Farias Brito, Jardim, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri.

Serviço:

SEMINÁRIO SOBRE TURISMO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO: PERSPECTIVAS PARA O CARIRI

Data: 27 e 28 de abril de 2009
Local: Auditório do Sebrae - Rua São Pedro , S/N, Bairro Matriz- Juazeiro do Norte

Dia 27/04/2009 - Segunda-Feira

Feira - Programação paralela ao evento, com exposição de artesanato, cordel, produtos regionais.

17h: Abertura do Evento: Joaquim Cartaxo (Secretário das Cidades do Governo do Estado do Ceará)

17:30h: Mesa de Debate 1: Temas Institucionais

- Ações do Banco do Nordeste para o desenvolvimento do Turismo: Roberto Smith (Presidente do BNB)

- Ações do SEBRAE para incentivar o Turismo no Cariri: Carlos Cruz (Diretor-Superintendente do SEBRAE)

- Apresentação do Programa de Desenvolvimento do Turismo (PRODETUR): Daniel Pires Vieira (Coordenador Geral do PRODETUR Nacional)

18:30h: Diálogos com o Público

19h: Coquetel

Integração dos participantes, com programação musical e cultural

Dia 28/04/2009 - Terça-Feira

Feira -Programação paralela ao evento, com exposição de artesanato, cordel, produtos regionais, etc.

8:30h: Café da manhã

9h: Palestra 1: Turismo e Desenvolvimento Local - Luzia Neide Coriolano

9:40h: Diálogos com o Público

10h: Palestra 2: Políticas Públicas, Economia e Turismo - Francisco Casimiro Filho

10:40h: Diálogos com o Público

11h: Mesa de Debate 2: O Cariri em Foco - Experiências Regionais do APL de Turismo

Fórum de Turismo e Cultura do Cariri (Tereza Cristina Carlos Martins)

Fundação Casa Grande (Rosiane Limaverde)

Geopark Araripe (José de Aquino Limaverde)

11:40h: Diálogos com o Público

12h: Almoço

13:30h: Palestra 3: Planejamento Público e Privado do Turismo - Doris Van de Meene Ruschmann

14:10h: Diálogos com o Público

14:30h: Palestra 4: Turismo Ecológico e de Aventura: Uma Perspectiva de Mercado -Gustavo Timo

15:10h: Diálogos com o Público

15:30h: Merenda

16h: Palestra 5: Estudo de Caso de Bonito - Augusto Barbosa - Secretário do Turismo, Indústria e Comércio de Bonito, Mato Grosso do Sul

16:40h: Diálogos com o Público

17h: Considerações Finais- Emanuela Rangel Monteiro (Coordenadora do Projeto Cidades do Ceará - Cariri Central)

- Osterne Feitosa (Secretário Adjunto do Turismo do Governo do Estado do Ceará)

- Mônica Amorim (Consultora do Banco Mundial)

17:30h: Encerramento

Palestrantes

Doris Van de Meene Ruschmann - Professora Doutora pela USP, tem renomada experiência nacional e internacional. Desenvolve trabalhos de consultoria na coordenação de planos de desenvolvimento sustentável do turismo e projetos relacionados a pesquisas de mercado, estudos de capacidade de carga, entre outros.

Francisco Casimiro Filho - Doutor em Economia Aplicada pela Universidade de São Paulo/Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Professor do Departamento de
Economia Agrícola e do Programa de Pós-graduação em Economia Rural da Universidade Federal do Ceará e ex-professor do mestrado em Cultura e Turismo da Universidade Estadual de Santa Cruz (Ilhéus-BA). Desenvolve trabalhos de pesquisa e consultoria na área de economia aplicada ao turismo e meio ambiente.

Gustavo Fraga Timo - Administrador de Empresas, Coordenador Geral da Associação Brasileira de Empresas de Turismo de Aventura (ABETA), Gestor do Programa Aventura Segura, de Qualificação e Certificação em Turismo de Aventura, e Membro do Conselho da Adventure Travel Trade Association. Possui reconhecida liderança na condução do processo de organização e desenvolvimento do Turismo de Aventura, Ecoturismo e Turismo de Natureza no Brasil.

Luzia Neide Coriolano- Professora Doutora pela UFS, Geógrafa, Assessora do Ministério do Turismo, Conselheira da SETUR-CE, Coordenadora do Mestrado Profissional em Gestão de Negócios Turísticos e do Curso de Especialização em Turismo e Meio Ambiente da UECE. Possui vinte anos de experiência em capacitação para o setor de Turismo e é autora de 10 livros, entre os quais: “O turismo nos discursos, nas políticas e no combate à pobreza”, pela editora Anablume.

Fonte: Governo do Ceará

  
  

Publicado por em