Seminário de encerramento do PAS Espírito Santo acontece hoje

Empresários de Ecoturismo e Turismo de Aventura e gestores do turismo do Estado se reúnem hoje (16) em Pedra Azul para avaliar os resultados da maior ação de qualificação focada nestes segmentos já realizada no Espírito Santo.

  
  

A Secretaria de Turismo do Estado do Espírito Santo (Setur) e a Associação Brasileira de Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (ABETA) realizam hoje (16) às 14h no auditório do Fjordland Cavalgada Ecológica, em Pedra Azul, o Seminário de encerramento do Projeto Aventura Segura Espírito Santo.

O evento tem como finalidade apresentar aos empresários e gestores de turismo do estado os processos de qualificação realizados e resultados alcançados por estas ações. Para a coordenadora de qualificação e certificação da ABETA, Clarisse Marinho, “esta é uma excelente oportunidade para conhecer a nova realidade dos segmentos capixabas de Ecoturismo e Turismo de Aventura, mais aprimorados e qualificados”.

Histórico – Por iniciativa da Secretaria de Turismo do Estado do Espírito Santo, o Projeto Aventura Segura ES teve início em 2011 com o objetivo de qualificar o mercado de Ecoturismo e Aventura do estado. No total, 11 empresas participaram.

A ABETA ficou responsável pela execução das ações e foram realizados cursos, seminários, oficinas e visitas técnicas às empresas. A principal meta era orientar as empresas na implementação do Sistema de Gestão da Segurança (SGS) em conformidade com a Norma Técnica da ABNT NBR 15331. A obrigatoriedade desta implementação está inclusive prevista na Lei Geral do Turismo e em seu Decreto de Regulamentação.

Para o presidente da ABETA, Douglas Simões, a iniciativa de investir na qualificação destes segmentos demonstra a preocupação da Setur com a qualidade dos serviços ofertados. “O Espírito Santo tem vocação natural para o Ecoturismo e o Turismo de Aventura. Apostar na oferta profissional, segura e responsável destes serviços traz, sem dúvidas, benefícios para os empresários, mercado e turistas”.

Douglas ainda ressalta o envolvimento da Secretaria nas ações: “Os gestores e toda a equipe da Setur ES tiveram grande engajamento com a execução das ações, desde as etapas de planejamento e mobilização até mesmo a presença física nos cursos, seminários e oficinas”.

Certificação – As empresas capixabas aderidas ao PAS ES foram auditadas por um organismo certificador acreditado pelo Inmetro para atestar se o Sistema de Gestão da Segurança foi de fato implementado em conformidade com a NBR 15331. O objetivo é obter o certificado em Turismo de Aventura e, para isso, estas empresas têm um prazo para corrigir as não-conformidades encontradas.

O Brasil é pioneiro na certificação de empresas destes segmentos, processo inédito no mundo. E o Espírito Santo foi o primeiro estado a contemplar a certificação no escopo do Projeto, mais um ponto positivo para todo o mercado capixaba.

Informações – Na Gerência de Gestão do Turismo da Setur, com Joyce ( joyce.coelho@turismo.es.gov.br) ou na ABETA, com Clarisse Marinho ( clarisse@abeta.tur.br).

Serviço:
Seminário de Encerramento do Projeto Aventura Segura Espírito Santo
Data: 16 de abril de 2013 (HOJE)
Horário: 14 às 18 horas
Local: Fjordland - Cavalgadas Ecológicas Pedra Azul
Endereço: Rod Angelo Girardi (Rota do Lagarto) KM 2,2 Domingos Martins

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação ABETA
Luiza Campos | (31) 3261-57/07 | luiza@abeta.tur.br

Assessoria de Comunicação da Setur
Tania Mariano (Coordenadora) | (27) 3636-8006/(27) 9805-1308 | imprensa@turismo.es.gov.br

  
  

Publicado por em