Setur / MG participa do 2º Seminário de Segurança Turística

O evento acontece no Maquiné Park Hotel, em Caetanópolis, e debate temas como - a Estrada Real, Segurança Turística, Lei Federal do Turismo, entre outros.

  
  
Primeiro Curso de Capacitação de Policiamento Turístico, em parceria Setur–MG e Polícia Civil - MG

A Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais (Setur-MG) apoia a realização do 2º Seminário de Segurança Turística, promovido de ontem (15) até sexta-feira (18) pela Superintendência de Planejamento, Gestão e Finanças da Polícia Civil, que conta com a participação de 100 policiais civis. O evento acontece no Maquiné Park Hotel, em Caetanópolis, e debate temas como - a Estrada Real, Segurança Turística, Lei Federal do Turismo, entre outros.

O objetivo do seminário é capacitar policiais civis para segurança turística possibilitando assim, a melhoria do atendimento e segurança aos turistas e moradores. “Isso é muito importante porque cria um diferencial para o turismo em Minas Gerais. O turista quer se sentir seguro e bem amparado quando tiver que recorrer a um policial durante sua visita. Para tanto, é fundamental capacitar os policias e prepará-los para as especificidades deste tipo de atendimento” avalia a secretária de Estado de Turismo de Minas, Érica Drumond.

O Assessor Especial da Setur, Mauro Werkema, ministrará palestra no 2º Seminário de Segurança Turística na quinta-feira (17). Sob o tema “Segurança e Patrimônio Histórico de Minas Gerais”, Werkema abordará a evolução da legislação brasileira de conservação do seu patrimônio histórico, artístico, natural e imaterial, a criação do IPHAN e do IEPHA, as diversas fases do processo de proteção, as convenções da Unesco sobre a proteção dos bens culturais e da diversidade cultural e, finalmente, a formação patrimonial de Minas e seu acervo submetido a legislação de proteção. Falará ainda sobre as relações contemporâneas entre Cultura e Turismo e a necessidade de maior vigilância para sustar o processo de perda, por roubo ou extinção.

Mais investimentos

A Secretaria de Estado de Turismo também vem realizando ações voltadas para a Segurança Turística, como o curso desenvolvido em parceria com a Polícia Civil por meio do qual já foram capacitados mais de 350 Policiais Civis, de 2007 até o momento. Em 2007, 120 policiais de seis municípios: Belo Horizonte, Diamantina, Itabirito, Juiz de Fora, Ouro Preto e São João del-Rei. No ano de 2008, participaram do curso 118 policiais de 43 municípios do interior do Estado, sendo que aulas foram ministradas nas cidades de São Lourenço, no Sul de Minas, e Jaboticatubas, na região central. Esta ação integra o Projeto de Estruturação e Promoção Turística da Estrada Real, que tem gestão compartilhada entre a Setur-MG e o IER (Instituto Estrada Real).

O Projeto Estrada Real, por sua vez, integra o Projeto Estruturador Destinos Turísticos Estratégicos da Secretaria de Turismo, que busca fomentar o turismo, contribuindo para o desenvolvimento sócio-econômico de Minas Gerais.

Ainda por meio do Projeto Estrada Real, foi adquirida, em 2008, uma unidade móvel do GEPTUR - Grupamento Especializado de Policiamento Turístico - para São Lourenço, no Sul de Minas. O investimento de R$150 mil foi realizado em parceria da Setur-MG com a Polícia Militar. Para este ano, está prevista a compra da segunda unidade móvel do GEPTUR, desta vez, para Ouro Preto, na região Central de Minas, ao custo de R$200 mil.

Fonte: Secretaria de Turismo de Minas Gerais

  
  

Publicado por em