Sistema FAEPA-SENAR realiza o 3º Seminário de Desenvolvimento Sustentável do Turismo Rural no Vale das Águas

Em sua 3ª edição, o evento contará, além da Caminhada da Serra da Furada, com um workshop de escalada e observação astronômica

  
  
Caminhada de Pedra Branca

Buscando contribuir para o desenvolvimento do turismo rural de forma sustentável comprometido com a produção agropecuária, o Sistema FAEPA/SENAR-PB realiza, nos dias 18 e 19 de setembro, o 3º Seminário de Desenvolvimento Sustentável do Turismo Rural no Vale das Águas.

Em sua 3ª edição, o evento acontecerá simultaneamente em dois municípios, Pedra Branca e Nova Olinda e contará com um seminário voltado especificamente aos produtores rurais, empresários, agências de viagens e setor hoteleiro; um workshop de escalada, visando despertar os jovens para o potencial da região e seu interesse pela prática de esportes de montanha e a já tradicional caminhada da natureza “Trilha Alto da Serra”. A organização do workshop conta com o apoio da DNAventura, empresa do Rio de Janeiro, especializada na promoção de eventos voltados ao turismo ecológico e de aventura.

A outra novidade deste ano é a observação astronômica com telescópios que acontecerá na noite do dia 18/09/2010.

O objetivo do Seminário é divulgar o roteiro turístico “Trilha Alto da Serra” e todo o potencial turístico do Vale das Águas, para a Paraíba e todo o Brasil. O evento também tem a função de despertar a comunidade para a importância do turismo rural como alternativa de desenvolvimento, levando em consideração a sustentabilidade ecológica.

Para Mário Borba, presidente do Sistema FAEPA-SENAR, realizar um Seminário sobre a importância do turismo rural ajuda a desenvolver a comunidade local preparando-a para melhor organização e estruturação no atendimento aos turistas. “Nosso objetivo é fazer com que a comunidade local esteja preparada para receber os turistas e consiga, por meio das atividades envolvidas no turismo rural, obter maior renda”, afirmou.

Região do Vale das Águas

Região delimitada para facilitar a comunicação e a união em prol do desenvolvimento do turismo da região. Fazem parte do Vale das Águas, os municípios de Piancó, São João de Princesa, Curral Velho, Santana de Mangueira, Tavares, São José de Caiana, Nova Olinda, Ibiara, Santa Inês, Princesa Isabel, Itaporanga, Água Branca, Diamante, Conceição, Olho D Água, Juru, Carrapateira, Aguiar, Emas, Coremas, Pedra Branca, São José de Piranhas, Monte Horebe, Boa Ventura, Santana dos Garrotes, Manaíra, Igaracy, Bonito de Santa Fé e Catingueira.

Novas rotas do turismo rural: Nova Olinda e Pedra Branca

Nova Olinda, município no estado da Paraíba, localizado na microrregião de Piancó. Tem população estimada de cerca de sete mil habitantes. O município que está incluído na área geográfica de abrangência do semiárido brasileiro, torna-se destaque no turismo rural.

Localizada no alto sertão paraibano, Pedra Branca é conhecida por seus patrimônios em ótimo estado de conservação e por suas serras, montanhas, lajedos e pedreiras que proporcionam a prática da escalada. Além disso, seu artesanato local está inserido como atividade econômica na região como a produção de panelas de barro, vasos, bule e pratos.

  
  

Publicado por em