Turismo 100% promove curso de auditor em Ouro Preto/MG

Programa estimula a certificação e o controle de qualidade no Turismo

  
  
Programa Turismo 100% estimula a certificação e o controle de qualidade no Turismo

Com a proposta de transformar o Brasil em um destino mais seguro, confiável e competitivo no mercado internacional, o programa Turismo 100%, promove, nesta semana (30/11 a 04/12), em Ouro Preto (MG), o curso de Auditor de Sistema de Gestão da Sustentabilidade em Meios de Hospedagem – Região Sudeste. O objetivo é incentivar o monitoramento e controle de qualidade no Turismo conforme as normas brasileiras (NBR). O curso é voltado para profissionais com experiência em sistemas de gestão e do setor turístico.

Segundo o coordenador-geral de Qualificação e Certificação do MTur, Luciano Paixão, o Turismo 100% faz parte da estratégia nacional para preparar o país para grandes eventos esportivos, como a Copa do Mundo e Olimpíadas, por meio ao estímulo à certificação e à elaboração de normas que garantam mais qualidade, credibilidade e segurança nos serviços turísticos.

O Turismo 100% é uma iniciativa do Ministério do Turismo (MTur), sob gestão do Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade (IBQP) e apoio do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO).

Durante o curso, que terá 40 horas, serão apresentadas técnicas e práticas de auditoria, bem como o ciclo da auditoria e as competências do auditor (norma ABNT NBR 15333) e a norma ABNT NBR 15401 sobre certificação de sistemas de gestão da sustentabilidade em meios de hospedagem. Além do curso de auditor em meios de hospedagem, o programa oferece o curso de Auditor de Sistema de Gestão da Segurança no Turismo de Aventura.

Na primeira fase do projeto, em 2008, foram ministrados cinco cursos, dois para a formação de auditores na Norma de Turismo Sustentável nas regiões Sul e Sudeste, e três para a formação de auditores na Norma de Segurança para Turismo de Aventura, também nessas regiões. Nesta segunda fase, os mesmos cursos serão ministrados nas regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste do país.

Turismo 100%

Para incentivar a certificação de empreendimentos, ocupações, profissionais e produtos turísticos e, assim, estimular a formação de uma rede nacional de organizações e serviços de alto padrão, o programa prevê, além dos cursos de auditores, a realização de 20 seminários até 2011 nas 12 nas cidades-sede da Copa de 2014 e em oito destinos prioritários para o MTur. O objetivo é reforçar a importância da aplicação das normas técnicas brasileiras do Turismo. Atualmente existem 60 normas técnicas para o setor turístico no Brasil, dessas 18 normatizam o segmento de Turismo de Aventura.

Além dos seminários, estão previstos a realização de workshops internacionais, estudos de mercado e a distribuição de cartilhas de sensibilização. O primeiro workshop internacional sobre normalização e certificação no Turismo acontecerá em abril de 2010, em Foz do Iguaçu (PR), durante à reunião do Comitê Técnico Internacional da ISO.

Segundo o coordenador do Turismo 100% no IBQP, Rômulo Viel, “com a realização dessas ações pretende-se incentivar a certificação de empreendimentos, pessoas e produtos turísticos, e assim formar uma rede de organizações e serviços com garantia de qualidade, como já existe em muitos produtos e serviços de alto padrão”.

Para mais informações sobre o Turismo 100%, acesse o www.ibqp.org.br/turismo100.

Fonte: MTur

  
  

Publicado por em