Turismo na África do Sul será modelo durante Seminário em Brasília

Na próxima quarta-feira (18), o Sebrae realiza em Brasília o II Seminário O Desenvolvimento Sustentável do Turismo – Caso África do Sul; as inscrições estão abertas e são gratuitas

  
  

Brasília recebe pela segunda vez um seminário de troca de experiências e estímulo ao turismo regional. Nesta edição, as estratégias de sucesso a serem compartilhadas com empresários, estudantes e especialistas do DF e entorno vêm da África do Sul. “O Desenvolvimento Sustentável do Turismo – Caso África do Sul”, realizado pelo Sebrae no Distrito Federal, em parceria com a Brasiliatur e a Embaixada Sul-Africana, acontecerá no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, de 8h30 às 17h30.

A África do Sul foi escolhida como tema do evento por apresentar forte potencial nos ramos de ecoturismo e turismo de aventura, atraindo anualmente milhares de visitantes do mundo inteiro. Além disso, o país será palco da Copa do Mundo de 2010, experiência que também servirá de exemplo durante o Seminário. A idéia é analisar este caso de sucesso e descobrir quais estratégias podem ser aplicadas no Centro-Oeste para melhorar os roteiros e a oferta de produtos e serviços, também de olho na Copa de 2014, que terá sede no Brasil.

De acordo com a gestora do Projeto de Turismo do Sebrae no DF, Aparecida Vieira, a iniciativa é fruto do projeto de benchmarking Excelência em Turismo, que já realizou 13 viagens técnicas internacionais, uma delas à África do Sul. “O objetivo é observar as melhores práticas e aprender com elas”, destaca.

Para a coordenadora de Projetos Estruturantes da Brasiliatur, Caetana Franarin Pimenta, um dos maiores desafios para o turismo do Centro-Oeste é fazer com que o visitante permaneça por mais tempo na região e conheça as belezas naturais que o Cerrado tem a oferecer. Segundo ela, outro diferencial dos sul-africanos está no uso da indústria cinematográfica nacional a favor do turismo. “A África do Sul é um dos destinos que usam o cinema como divulgação, um modelo imitado por outros países”, afirma.

O Seminário também abordará, entre outros temas, a influência do cinema para a propagação do turismo regional, a sustentabilidade dos parques nacionais, meios de hospedagem sustentáveis no turismo de luxo e de aventura e programas de treinamento e captação de recursos. Para isso, foram convidados especialistas renomados do setor no país, como Naledi Nkula, diretor de desenvolvimento de turismo de negócios da África do Sul, e Karen Waterston, diretora da Eco Imagination Tourism.

O evento também ocorre em São Paulo, no dia 16 de março, e em Salvador, no dia 20. Para este ano, são esperados 800 participantes nas três capitais. Só em Brasília, em 2008, mais de 300 pessoas se inscreveram para compartilhar as experiências da Nova Zelândia, tema do I Seminário.

Serviço:
II Seminário “O Desenvolvimento Sustentável do Turismo – Caso África do Sul
Data: 18/03/09
Horário: 8h30 às 17h30
Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília
Inscrições gratuitas
Central de Relacionamento Sebrae - 0800 570 0800
www.df.sebrae.com.br
Agência Sebrae de Notícias - (61) 3348-7138 e 2107-9362 www.agenciasebrae.com.br

Fonte: Agência Sebrae de Notícias

  
  

Publicado por em