Turismo Sustentável e Infância capacita jovens de Pernambuco

Projeto Inclusão Social com Capacitação Profissional para jovens de Pernambuco.

  
  

“Mais que aprender um ofício, ensinamento para toda a vida.” Essa é a definição do jovem Jonathas Vicente, de Cabo de Santo Agostinho (PE), para o Projeto Inclusão Social com Capacitação Profissional desenvolvido pelo programa Turismo Sustentável e Infância (TSI) do Ministério do Turismo (MTur). Vicente está entre os 240 jovens em situação de vulnerabilidade social das cidades pernambucanas de Recife, Olinda, Ipojuca e Cabo de Santo Agostinho que serão capacitados em cursos na área de turismo.

“Tenho certeza que vamos sair daqui preparados para enfrentar o mercado de trabalho, mas também formados para enfrentar a vida”, afirmou Vicente, durante a aula inaugural do projeto nas cidades de Ipojuca e Cabo de Santo Agostinho na semana passada. A aula inaugural de Recife e Olinda acontecerá nesta segunda-feira (27/07), às 14h, no Centro de Convenções de Olinda (PE).

Por meio do projeto, realizado pelo MTur em parceria com a organização internacional Childhood Brasil, os jovens de 16 a 26 anos serão capacitados para trabalhar como auxiliares de cozinha, atendentes de lanchonete, cumins, bartenders, camareiros e gestores de pequenos hotéis e pousadas. As aulas teóricas em todas as cidades iniciarão no dia 03/08. Os cursos com duração de quatro meses serão realizados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC)

Para Larissa da Costa, de Ipojuca, essa é uma grande oportunidade de se profissionalizar. “O mercado de trabalho está competitivo e pessoas de fora da cidade estão ocupando nossas vagas de emprego”, ressaltou.

Segundo a coordenadora do programa Turismo Sustentável e Infância do MTur (TSI), Elisabeth Bahia, os jovens devem aproveitar ao máximo os cursos. “O sucesso da ação só depende dos próprios jovens, que, com força de vontade e motivação, têm nas mãos uma oportunidade de construir um futuro melhor.”

A ação em Pernambuco conta com investimentos de R$ 512,9 mil do MTur.

Projeto Inclusão Social com Capacitação Profissional – O projeto está entre as ações do programa TSI. O piloto foi lançado, em 2007, em Fortaleza (CE). Na ocasião, 340 jovens entre 16 a 26 anos concluíram a capacitação profissional.

Neste ano, outros 120 jovens do Guarujá (SP), Santos (SP) e São Vicente (SP) foram beneficiados pelo projeto. Além de Pernambuco, o projeto chegou também à Paraíba, onde 150 jovens de João Pessoa, Conde, Santa Rita, Bayeux e Cabedelo serão capacitados a partir de agosto.

Fonte: MTur

  
  

Publicado por em