Um novo conceito de marketing

No último dia do seminário A Imagem do Brasil e a Promoção Turística Internacional, Eulógio Bordas falou sobre as novas tendências e explicou como aplicá-las ao turismo

  
  

Na tarde da última terça-feira (30/11), o seminário A Imagem do Brasil e a Promoção Turística Internacional, realizado pela Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) e organizado pelo Instituto Marca Brasil, foi encerrado com mais uma palestra do especialista Eulógio Bordas. O consultor espanhol explicou a diferença entre Promoção e Marketing e apresentou pontos importantes do marketing turístico.

De acordo com Bordas, é essencial ter um modelo claro de trabalho e que siga diretrizes. “É necessário ter um marketing mais rigoroso. Temos que pensar não em se ter mais turistas e, sim, melhores turistas. Trinta por cento dos visitantes que gostam voltam ao local. E 30% das viagens turísticas acontecem por recomendação”, explica. “Cidades prioritárias, de países prioritários e com boas conexões se tornam alvo dos viajantes”, completa ele.

Eulógio discursou ainda sobre as principais visões do marketing até 2015. “A nova visão de um marketing mais rigoroso está diretamente ligada ao serviço de uma estratégia de negócio, aos importantes resultados que se alcança e às vantagens competitivas.” Bordas disse ainda que é impossível fazer marketing turístico sem fazer boas parcerias. "Para reestruturar um produto, são necessárias uma série de medidas e táticas", afirma.

Por último, o espanhol falou sobre a diferença entre promoção e marketing. “A promoção é a versão mais leve do marketing. E marketing é a versão científica da promoção. Com o marketing nós conseguimos medir e quantificar resultados que nos ajudam a tomar decisões”, ressalta. Segundo ele, para que se faça uma boa promoção turística devem-se fazer algumas mudanças. "Temos de estabelecer laços quase pessoais com os turistas para que estes voltem. Isso é mudar de marketing racional para um marketing emocional”, finaliza.

PAINEL COM ESPECIALISTAS

Logo após a palestra de Eulógio Bordas, foi realizado um painel com especialistas sobre a Promoção Turística Internacional. Além do próprio Bordas, participaram o presidente da Embratur, Mário Moysés; José Zuquim, presidente do Instituto Marca Brasil; o presidente da Abeta, Jean Claude Razel; a representante do Sebrae, Valéria Barros; o representante da Tam Linhas Aéreas, Otoniel Podboy Garcia; e Gilson Novaes, que falou em nome do Grupo Águia.

Cada especialista foi convidado a compartilhar experiências realizadas em suas áreas de atuação para promover o Brasil como destino turístico. Os primeiros foram José Zuquim e Gilson Novaes, que falaram sobre as ações de suas empresas durante a Copa do Mundo de 2010, realizada na África do Sul. Entre elas, o contato com as torcidas de outros países como Itália, Alemanha e Argentina, com o objetivo de convidá-los para virem ao Brasil em 2014.

Logo depois, o presidente da Abeta, Jean Claude Razel, falou sobre a parceria da associação com a Embratur para promover o País como destino de Ecoturismo e Aventura. Já Valéria Barros apresentou alguns programas realizados pelo Sebrae que contribuíram para o desenvolvimento do setor turístico, entre eles o Programa Benchmarking em Turismo. Idealizado em 2005, o programa é realizado em parceria com o Ministério do Turismo e Embratur e executado pela Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav). Valéria Barros também adiantou uma das novidades de 2011, que será um programa de capacitação com foco no turismo receptivo.

Em seguida, Otoniel Podboy Garcia, da Tam Linhas Aéreas, falou sobre as ações da empresa para captar novos clientes para o Brasil. “Nosso foco é vender o País. Para isso, realizamos ações de publicidade como anúncio em ônibus e bondinhos, participamos de grandes eventos de promoção turística, entre eles as feiras internacionais em parceria com a Embratur. Também apoiamos o programa Caravana Brasil, outro programa do Instituto Brasileiro de Turismo, que tem o objetivo de trazer jornalistas e profissionais de turismo estrangeiros para conhecer destinos e produtos turísticos do País.” Otoniel aproveitou a oportunidade para anunciar dois novos voos da Tam, que partem de Belo Horizonte (MG) e Brasília (DF) para Miami, nos Estados Unidos.

Para finalizar, o presidente da Embratur, Mário Moysés, falou sobre a importância da união de esforços para que as estratégias de promoção dêem certo. Ele agradeceu a presença dos secretários de Turismo no evento e os convidou a participarem da construção do novo caminho que a imagem turística do País passa a ter com a nova projeção do Brasil no mundo. O presidente ressaltou a necessidade de conhecer os novos cenários, acompanhar e analisar. “Iniciaremos um estudo junto com a FGV para conhecer as estratégias de promoção que os outros países estão realizando. É necessário conhecê-las para que possamos alinhas as nossas estratégias”, disse o presidente.

"As estratégias de sucesso se fazem com visão de longo prazo. Estamos trabalhando por uma política pública consistente, capaz de trazer resultados positivos para o Brasil", ponderou Mário Moysés, finalizando o seminário.

Fonte: MTur

  
  

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