`Carioquinha 2003`reunirá 48 atrações e desvendará um Rio de Janeiro para seus habitantes

Durante todo o mês de junho, quem é carioca “da gema” (natural do Rio) ou “do coração” (que mora na cidade ou no Grande Rio) vai poder aproveitar a 5a edição do Projeto Carioquinha, que estará dando descontos e benefícios em 48 pon

  
  

Durante todo o mês de junho, quem é carioca “da gema” (natural do Rio) ou “do coração” (que mora na cidade ou no Grande Rio) vai poder aproveitar a 5a edição do Projeto Carioquinha, que estará dando descontos e benefícios em 48 pontos turísticos e atrações pela cidade.

A finalidade do Carioquinha é colocar ao alcance do morador da Cidade Maravilhosa alguns dos roteiros tradicionais de turistas e novos passeios para incentivá-lo a conhecer o Rio. Para obter as vantagens oferecidas pelo projeto, basta apresentar nas bilheterias um comprovante de residência e carteira de identidade.

O Carioquinha entra em vigor dia 01, com abertura oficial no Pão de Açúcar, às 10h. Realizado pela Associação Brasileira das Agências de Viagem do Rio de Janeiro (ABAV/RJ) com o apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro (Riotur), o projeto quer estimular o turismo numa época considerada de baixa temporada, além de preparar o morador da cidade para ser um agente divulgador do Rio e de suas belezas.

Desde suas primeiras edições o Carioquinha vem apresentando excelentes resultados nos pontos credenciados, fazendo o número de cariocas atingir até 50% do volume total de visitantes. Esse percentual normalmente não ultrapassa 3%.

Do primeiro ao último dia do mês de junho, o carioca poderá fazer um passeio diferente: vôos panorâmicos de asa delta e helicóptero, passeios de ônibus pela cidade ou de Jeep pelas florestas, visitar museus famosos e desconhecidos, navegar de saveiro pela Baía de Guanabara, trilhar caminhadas ecológicas, praticar rapel ou até mesmo pular de pára-quedas. O morador é quem escolhe a melhor forma de conhecer sua cidade.

Durante a vigência do projeto, o carioca poderá também conhecer melhor algumas atrações já badaladas, como o Pão de Açúcar, o Trem do Corcovado, o Jardim Botânico e a Biblioteca Nacional. A agenda cultural do projeto também foi enriquecida com a participação de mais de 10 museus, que vão do famoso MAM ao pouco conhecido Museu de Carmem Miranda.

O público infantil também foi contemplado pelo Carioquinha 2003. Atrações como Fazendinha Estação Natureza, Rio Zôo, Planetário, Museu do Índio e Fundação Casa de Rui Barbosa terão eventos com o objetivo de atrair a atenção dos baixinhos.

“Muitos cariocas passam por pontos turísticos sem conhecer sua história e, em muitos casos, sem jamais tê-los visitado. A idéia é criar uma oportunidade para que o Carioca não adie mais aquele passeio que ele planeja fazer com família, mas sempre deixa para depois.

No mês do Carioquinha, ele poderá fazê-lo, pagando menos ou tendo um tratamento diferenciado. É um projeto que levanta a auto-estima do carioca e traz um ganho de imagem para o Rio”, afirmou Carlos Alberto Amorim Ferreira, presidente da ABAV/RJ.

O Metrô Rio estará distribuindo a folheteria com a lista completa dos participantes. O carioca também poderá obter mais informações pela internet ou pelos telefones do Alô Rio: 2542-8080, 2542-8004 e 0800-707-1808.

Fonte Depto. de Comunicação ABAV-Rio

  
  

Publicado por em