`Descubra o Brasil` termina com 185 participantes estrangeiros

Com a edição realizada na sexta-feira, dia 24/3, em Bergamo (Itália), foi concluída a primeira fase dos seminários `Descubra o Brasil`, que teve início em Frankfurt (Alemanha), dia 14/3, seguiu para Moscou (Rússia), 17/3, e depois Estocolmo (Suécia), 21/3

  
  

Com a edição realizada na sexta-feira, dia 24/3, em Bergamo (Itália), foi concluída a primeira fase dos seminários `Descubra o Brasil`, que teve início em Frankfurt (Alemanha), dia 14/3, seguiu para Moscou (Rússia), 17/3, e depois Estocolmo (Suécia), 21/3.

Ao todo, os quatro encontros contabilizaram a participação de 185 empresas internacionais e 45 cooperados brasileiros, entre órgãos oficiais, operadoras de turismo, meios de hospedagem e companhias aéreas.

O programa é promovido pela Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) e operacionalizado por meio de convênio entre a Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) e Infraero (Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária).

`A experiência foi bastante produtiva. Fizemos bons contatos e devemos repetir a ação`, disse Milton Perelmann, representante da operadora de receptivo internacional Del Bianco, presente nos seminários alemão e russo. Ele conta que a empresa atende 53 países, sendo mais fortes os mercados italiano, português e do leste europeu.

Os seminários `Descubra o Brasil` têm agenda definida para todo o primeiro semestre de 2006, num total de 15 edições. Os próximos encontros são em abril, percorrendo outros países da Europa e América do Sul. Neste semestre serão atendidos 13 mercados distintos.

Os encontros têm como objetivo integrar as ações que já estão sendo desenvolvidas de promoção turística no exterior. São de caráter comercial em que profissionais estrangeiros assistem a uma apresentação do Destino Brasil, modulada de acordo com recomendações promocionais específicas para cada mercado, definidas pelo Plano Aquarela - Marketing Turístico Internacional. Também participam veículos de imprensa e formadores de opinião em geral.

Os treinamentos adotam a segmentação estabelecida pelo Plano: Sol e Praia; Negócios e Eventos; Cultura; Esportes; e Ecoturismo.

`A eficácia dos seminários é potencializada por ser um evento exclusivo do Brasil nos mercados emissores. É diferente de estar numa feira, em que outros competidores estão presentes. Também podemos adaptar nossas mensagens para aquele público numa apresentação sob medida`, detalha Jurema Monteiro, gerente de Apoio à Comercialização da Embratur. Os eventos são complementados por rodadas de negócios, nas quais são estreitados relacionamentos.

`Neste ano elaboramos um calendário mais amplo e estamos divulgando com antecedência pelo País. Além disso, estamos em novos mercados, como Rússia e Canadá`, completa.

Em alguns desses países está definida também a realização dos eventos `Noites Brasileiras`, reforçando a presença verde-amarela com elementos da cultura brasileira, como música, dança e outras manifestações folclóricas.

A primeira aconteceu em Berlim (Alemanha), no dia 9/3, durante a feira ITB (International Tourism Exchange). Reuniu cerca de 400 pessoas. Elas vão acontecer ainda em Córdoba (Argentina), no dia 21 de abril, em Barcelona (Espanha), 25 de maio, e em Lima (Peru), dia 26 de maio.

Fonte: Embratur

Del Valle Editoria
Contato: vininha@vininha.com

  
  

Publicado por em