10ª BNT Mercosul é marcada por profissionalismo e grandes negócios

Uma grande convenção de vendas e de negócios do turismo nacional. A 10ª BNT MERCOSUL, realizada nos dias 21 e 22 de maio no parque Beto Carrero World e em Balneário Camboriú – SC superou expectativas tanto dos expositores como dos participantes. O ban

  
  

Uma grande convenção de vendas e de negócios do turismo nacional. A 10ª BNT MERCOSUL, realizada nos dias 21 e 22 de maio no parque Beto Carrero World e em Balneário Camboriú – SC superou expectativas tanto dos expositores como dos participantes.

O banco de dados da organização do evento registrou a presença de 3.992 pessoas, entre agentes de viagens, operadores e imprensa especializada, vindos de 203 diferentes cidades, 179 do Brasil e 24 do Paraguai, Uruguai, Argentina, Chile, Bolívia e Peru.

O evento manteve a média de participantes do ano anterior, atingindo os objetivos dos organizadores no que diz respeito a qualificação do público visitante. “Queremos cada vez mais qualidade e não quantidade de público`, afirmam os organizadores Geninho Goes e Jair Pasquini.

Por tratar-se de um evento estritamente profissional, não houve inscrição de estudantes.
.
Na Feira de Negócios Turísticos, 136 estandes e 532 expositores apresentaram produtos e serviços turísticos 99% nacionais, representando destinos turísticos, hotéis, cias aéreas, locadoras de veículos, agências de receptivo, associações, entre outros.

Pesquisa realizada pela organização da BNT MERCOSUL mostrou nas dez horas de feira durante os dois dias de evento, foi realizado um volume de mais de 30 mil contatos comerciais entre participantes e expositores.

“A BNT MERCOSUL traz retornos imensuráveis para a atividade turística por gerar negócios a curto, a médio e a longo prazo. Muitos empresários começaram negociações para a temporada de julho e para o próximo verão”, explicam os organizadores Geninho Goes e Jair Pasquini.

Do total de participantes 1,8 mil veio através de FAMTURs, grupos de agentes de viagens organizados graças a parcerias com grandes operadoras do país e Mercosul. A estes profissionais, são disponibilizados transporte, inscrição e hospedagem gratuitos.

Para a próxima edição do evento, os organizadores antecipam que haverá aumento significativo de FAMTURS do Mercosul, através de novos acordos com operadoras dos paises vizinhos.

Abertura solene
Para comemorar os 10 anos da BNT MERCOSUL, a abertura solene realizada na sexta-feira (21) no Centro de Eventos Itália em Balneário Camboriú reuniu empresários e autoridades parceiras do evento, mostrando a importância da BNT para o mercado do turismo em Santa Catarina e no Brasil.

A solenidade foi conduzida pelo jornalista Otávio Ceschi Jr, apresentador da Band News – Rede Bandeirantes, iniciando com um audiovisual mostrando um resumo da trajetória do evento até hoje.

Na seqüência, a apresentação de grupo de dança, representando o Festival Internacional de Dança de Joinville animou o público presente com suas performances impecáveis.

Entre os convidados, estavam presentes, o Secretário de Estado da Organização do Lazer, Gilmar Knaesel na ocasião representando o Governador de Santa Catarina Luiz Henrique da Silveira; o Senador da República e presidente da Sub Comissão do Turismo do Senado Leonel Pavan; a Diretora de Marketing do Ministério do Turismo, Nair Xavier Lobo; o Prefeito de Balneário Camboriú Rubens Spernau; o Prefeito de Penha, Jucemar Coelho; o Presidente da Santur – órgão oficial de turismo de SC, Jorge Nicolau Meira; o Presidente da ABIH Nacional, Luiz Carlos Nunes; o Secretário de Turismo de Balneário Camboriú, João Carlos Rebello; representante do Conselho Estadual de Turismo, Osmar Nunes Filho; o Diretor Superintendente do parque Beto Carrero World, Elias Azevedo; o Presidente da Aviesp, José Carlos Rocha Vieira, e os organizadores Geninho Goes e Jair Pasquini.

De acordo com a Diretora de Marketing do Ministério de Turismo, Nair Lobo a BNT MERCOSUL é um evento intrínseco para o desenvolvimento da atividade turística do país, destacando-se no cenário nacional entre os eventos de negócios turísticos.

Na ocasião, Geninho Goes e Jair Pasquini lançaram o calendário para os próximos 10 anos da BNT Mercosul (vide tabela abaixo). Em seu discurso, Geninho anunciou que a busca pela qualidade de participantes e a realização de acontecimentos que promovam contatos comerciais produtivos continuarão sendo prioridades nas próximas edições.

Além disto, a conquista de novos segmentos geradores de negócios como o turismo corporativo, o turismo estudantil e o da melhor idade fazem parte das estratégias para o próximo ano. “Neste ano já contamos com a presença de 50 secretárias executivas de grandes empresas de São Paulo e do Paraná, estimulando a organização de viagens voltada ao turismo corporativo”, explicam.

Atividades sociais
A abertura oficial da BNT Mercosul foi marcada por grande festa oferecida pela Santur – órgão oficial de turismo de Santa Catarina, reunindo participantes e expositores no Complexo Turístico Cristo Luz em Balneário Camboriú – um dos principais equipamentos turísticos da cidade, na última sexta-feira às 21h.

A festa de encerramento oferecida por Beto Carrero, contou com shows artísticos, shows musicais e o lançamento da nova atração do parque – o Império das Águas.

Na oportunidade, foram premiadas agências que mais venderam o parque Beto Carrero World no ano de 2003. Também receberam troféus, os estandes que tiveram a ação de marketing mais criativa durante a Feira de Negócios, segundo pesquisa realizada com os participantes.

Dos estandes de Balneário Camboriú, o primeiro lugar foi para o Parque Unipraias. Dos expositores de Santa Catarina, o estande de Florianópolis ficou em primeiro lugar. Na categoria Brasil, o vencedor foi o estande de Mato Grosso do Sul.

BNT MERCOSUL - Agende-se para os próximos 10 anos
11ª edição – 20 e 21 de maio 2005
12ª edição – 26 e 27 de maio 2006
13ª edição – 25 e 26 de maio 2007
14ª edição – 30 e 31 de maio 2008
15ª edição – 22 e 23 de maio 2009
16ª edição – 21 e 22 de maio 2010
17ª edição – 27 e 28 de maio 2011
18ª edição – 25 e 26 de maio 2012
19ª edição – 24 e 25 de maio 1013
20ª edição – 23 e 24 de maio 2014

A BNT MERCOSUL, conta com o apoio da EMBRATUR – Instituto Brasileiro de Turismo, da SANTUR – Órgão Oficial do Estado de Santa Catarina, da Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú, do Complexo Beto Carrero World e empresários de Balneário Camboriú.

  
  

Publicado por em