A Fortaleza de Itaipu traz ao público novas trilhas ecológicas

Serão inauguradas nesta quinta-feira (5/2), às 10h, na Fortaleza de Itaipu, em Praia Grande, as trilhas ecológicas da Vovó e do Canhão,do Forte General Rego Barros, última instalação militar do Exército construída na costa do Brasil. O evento co

  
  

Serão inauguradas nesta quinta-feira (5/2), às 10h, na Fortaleza de Itaipu, em Praia Grande, as trilhas ecológicas da Vovó e do Canhão,do Forte General Rego Barros, última instalação militar do Exército construída na costa do Brasil.

O evento contará com as presenças do gerente geral da Refinaria Presidente Bernades Cubatão (RPBC), João Adolfo Oderich e do comandante da 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea Guarujá, General de Brigada Sinclair James Mayer.

Ambientadas em plena Mata Atlântica, as trilhas construídas pelos militares foram recuperadas com patrocínio da Petrobras e poderão ser visitadas mediante agendamento.

Nos caminhos,em meio à natureza preservada, com o apoio do orquidófilo Moriharu Higa, foram reintroduzidas centenas de mudas de orquídeas nativas, o que torna o passeio bonito e agradável.A proposta é chegar a 20 mil mudas.

Na ocasião,também será inaugurado orquidário com várias espécies de plantas. As mudas podem ser adquiridas comercialmente pelos visitantes.

As trilhas :

Para iniciantes e pessoas de todas as idades, a trilha da Vovó, com aproximadamente 300 metros, é o percurso ideal, pois não apresenta graus de dificuldades. A segunda trilha, a do Canhão, é mais curta,com cerca de 200 metros, porém com grau de dificuldade médio.

Embora as trilhas sejam curtas, para acessá-las é necessário uma caminhada de 1.100 metros, além da travessia de uma fortificação subterrânea com aproximadamente 300 metros de extensão.

Com os recursos da Petrobras foi possível, além da recuperação das trilhas,a implantação de outros benefícios no quartel do 6º Grupo de Artilharia de Costa Motorizado, como sinalização dos caminhos que levam aos Fortes Duque de Caxias, General Rego Barros e Jurubatuba, construção do orquidário, instalação elétrica no interior do túnel, aquisição de gerador e colocação de painéis educativos sobra a fauna e flora da região.

Defesa do porto de Santos

Localizado a dois quilômetros do centro de Praia Grande, em plena área de proteção ambiental,os visitantes terão oportunidade de conhecer um pouco da história da Fortaleza de Itaipu, que começou a ser construída em 1902, com o objetivo de defender a entrada do porto de Santos.

A Fortaleza de Itaipu é formada por três Fortes: Duque de Caxias, Jurubatuba e General Rego Freitas. A Fortaleza teve atuação importante na revolução de 32.

No conflito, seus canhões foram desmontados e levados para as trilhas de combate do exército paulista. Em seu lugar foram colocados falsos canhões de madeira, visando ludibriar as forças oponentes. Atualmente,a artilharia da Fortaleza conta com o Sistema Astros II, de lançamento de foguetes.

Túnel do Forte General Rego Barros

A construção do túnel ocorreu no período da II Guerra Mundial, pois foi detectada a necessidade de aperfeiçoar o sistema de defesa existente e, conseqüentemente,aumentar o poder de fogo da Fortaleza de Itaipu. Com isso, iniciou-se a construção da terceira bateria (Forte General Rego Barros), que previa uma construção escavada no solo, formada por um túnel, elevadores, posição da peça de artilharia de 280 milímetros de calibre e posto de observação.

As obras de alvenaria foram praticamente concluídas, porém com o fim do conflito, os canhões não foram instalados. Este foi o último forte construído no Brasil, destinado a defesa da costa. A fortificação subterrânea tem cerca de 300 metros de extensão, por três metros de largura e quatro metros de altura.

Tem o formato da letra `U`, o que dá a sensação de labirinto. A travessia é um passeio pela história da engenharia brasileira. Nas paredes estão expostos painéis da fauna e flora nativos.

Como visitar :

As trilhas da Fortaleza de Itaipu estarão abertas ao público às sextas-feiras, no período da tarde, e aos sábados e domingos, mediante agendamento pelo telefones: (13) 3473-2511, ramal 130. A Fortaleza também fará parceria com agências de ecoturismo locais para divulgação e visitação do espaço.

SERVIÇO:

Evento: Inauguração das trilhas ecológicas do Forte General Rego Barros

Data: 5 de fevereiro

Horário: 10 horas

Local: Fortaleza de Itaipu (avenida Marechal Mallet, nº 1, Canto do Forte Praia Grande)

Fonte: Ass.Imprensa Coord Reg. de Com.São Paulo-Sul

  
  

Publicado por em

Alberto

Alberto

04/05/2009 22:22:10
È interessante saber e mostrar aos filhos que história não está só nos museus tem ao ar livre onde voce praticamente pode vivenciar o momento dos fatos.