A obra `Ecoturismo: um produto viável` apresenta como se comporta o mercado turístico

O que é turismo ecológico? Como organizar um roteiro? Essas e outras perguntas estão respondidas no livro Ecoturismo: um produto viável, do biólogo Álvaro Machado, que há 12 anos coordena o Programa de Turismo e Meio Ambiente do Rio Grande do Sul. Lan

  
  

O que é turismo ecológico? Como organizar um roteiro? Essas e outras perguntas estão respondidas no livro Ecoturismo: um produto viável, do biólogo Álvaro Machado, que há 12 anos coordena o Programa de Turismo e Meio
Ambiente do Rio Grande do Sul.

Lançado sob o selo da editora Senac, o livro se propõe a explicar para estudantes, consultores e empreendedores como se comporta o mercado turístico, o qual está em constante ascensão.

O coquetel de lançamento da obra aconteceu no dia 22 de março, às 18h, na Faculdade de Tecnologia Senac-RS, em Porto Alegre, Rua Coronel Genuíno, 130 – 9º andar.

A obra mostra os aspectos que devem ser considerados na implantação de um projeto, tais como que destino dar ao lixo, como usar os recursos hídricos, de que maneira proteger a fauna e a flora, fazer contato com a comunidade local e organizar os serviços de atendimento ao turista.

Conforme o autor, a atividade turística precisa de um planejamento capaz de ordenar as ações de investidores, visitantes, condutores e gestores das áreas naturais.

O livro apresenta as etapas, compromissos e sugestões que podem ser usadas durante o processo de organização de um destino turístico.

Além de tratar do planejamento e da organização de programas de turismo ecológico dentro de um conceito de sustentabilidade, privilegiando ações de responsabilidade ambiental e social.

O Autor :

Álvaro Machado é biólogo formado pela PUC, com especialização em Ecologia Humana e cursou Hotelaria e Turismo em Canela, na escola Castelli. Há doze anos coordena o programa de Turismo e Meio Ambiente, atuando junto a Secretaria de Estado do Turismo, Esporte e Lazer, onde implantou os conceitos básicos do Ecoturismo criando diversos produtos como os Pólos de ecoturismo do Estado, o Projeto das Sete Maravilhas do Rio Grande do Sul, o curso de Condutores Locais de
Ecoturismo e por diversas vezes foi palestrante e prestou assessorias aos municípios do Estado.

Durante esse período criou o Seminário Estadual de Turismo Ecológico, que está em sua oitava edição e o Festival Brasileiro das Aves Migratórias, em sua quinta edição.

Foi responsável pela reestruturação do Parque Nacional dos Aparados da Serra e representa o turismo em diversos conselhos de áreas de proteção.

No ano de 2004, coordenou a implantação da Lei de Regulamentação do Turismo de Aventura, tornando o Estado do Rio Grande do Sul no pioneiro em termos de regulamentação do segmento, servindo de exemplo para diversas unidades da federação, criando o curso de capacitação de instrutores e condutores de Turismo de Aventura.

Implantou a disciplina de Turismo e Meio Ambiente na UCS-Canela, e Turismo e Meio Ambiente e Turismo no Entorno Ambiental no curso de turismo da PUC-RS, onde ainda hoje leciona.

Fonte: UFFIZI Consultoria em Comunicação

  
  

Publicado por em

Fernando salles

Fernando salles

25/02/2009 15:52:09
Vejo com muito apreço esta área e tenho vontade de participar de curso de capacitação de instrutores e condutores de Turismo de Aventura.

Equipe EcoViagem

Equipe EcoViagem

O Portal EcoViagem é um veículo de comunicação ao qual não tem vínculo com as empresas anunciantes. Para obter as informações necessárias sobre cursos, contate diretamente a empresa anunciante. Agradecemos seu contato. Portal EcoViagem