Paraíba é o segundo estado brasileiro com maior número opções de caminhadas na natureza

São 39 municípios que oferecem este tipo de serviço, com 92 caminhadas, que têm se tornado uma alternativa criativa para o desenvolvimento do turismo.

  
  
Caminhadas ecológicas exploram as belezas das praias do Conde, na Paraíba /Setur Conde/ Vanessa de Lima

Paraíba é o segundo estado brasileiro com maior número opções de caminhadas na natureza de forma organizada, perdendo apenas para o Rio de Janeiro

. São 39 municípios que oferecem este tipo de serviço, com 92 caminhadas, que têm se tornado uma alternativa criativa para o desenvolvimento do turismo no estado.

O potencial paraibano para este tipo de atividade fez que com a ONG Anda Brasil realizasse o 1° Encontro Nacional de Caminhadas na Natureza, na quarta-feira (28/8), em Campina Grande.

O evento abriu a programação da 9ª Feira Regional de Turismo Rural (Ruraltur), que segue até sexta-feira (30), na Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep).

De acordo com o presidente da entidade, Ayrton Lopes Violento, a Paraíba vem se destacando não apenas pela quantidade de circuitos, mas pelo número de pessoas que praticam a atividades e pela variedade de locais que disponibilizam o atrativo.

“Temos caminhadas na praia e também em regiões mais distantes, como o Sertão. As pessoas estão descobrindo os benefícios dessa atividade esportiva. E esse evento é importante não apenas para divulgar os circuitos, mas também para que possamos planejar outras atividades. E uma feira como a Ruraltur é o local ideal para isso”, disse.

Os 39 municípios que realizam caminhadas na natureza estão concentrados nas regiões do Agreste, Brejo, Litoral, Curimataú, Cariri, Sertão e região metropolitana de João Pessoa, mas há um desejo de ampliar a área geográfica.

“O Rio de Janeiro tem cem caminhadas. Nós temos 92, o que é uma diferença muito pequena. O nosso objetivo, agora, é incluir mais municípios nos circuitos já que dos 223, apenas 39 realizam caminhadas.

Por isso, fechamos uma parceria com a Emater e estamos mantendo contato também com algumas prefeituras. O encontro é o pontapé desse projeto”, disse Rosalvo Menezes, coordenador da Anda Brasil na Paraíba e consultor do Sebrae.

Vários praticantes da atividade participaram do encontro, alguns com mais de cem caminhadas no currículo, como o profissional autônomo Aristóteles Marques, 59 anos, que já percorreu mais de 600 km. Ele conta que começou a caminhar há três anos para acompanhar a mulher.

“Ela é hipertensa e começou a caminhar por uma questão de saúde. Mas eu não queria que ela fosse sozinha porque tinha medo que passasse mal e não tivesse ninguém para ajudar. Por isso, comecei a acompanhá-la nos circuitos”, disse.

O casal já passou por mais de 20 municípios brasileiros, a maioria na Paraíba. “Eu só conhecia três cidades do Estado. Depois que comecei a praticar as caminhadas, descobri que temos lugares lindos”, comentou.

Visite: www.revistaecotour.com.br
Fonte: Agenilson Santana

  
  

Publicado por em