Ações de mobilização do Descubra o Brasil pelo país têm balanço positivo

O ciclo de eventos de mobilização do projeto Descubra o Brasil, encerrado no dia 15 de fevereiro, contabilizou saldo foi extremamente positivo. Cerca de 500 pessoas do trade turístico nacional, incluindo entidades do setor e órgãos de promoção de destino

  
  

O ciclo de eventos de mobilização do projeto Descubra o Brasil, encerrado no dia 15 de fevereiro, contabilizou saldo foi extremamente positivo. Cerca de 500 pessoas do trade turístico nacional, incluindo entidades do setor e órgãos de promoção de destino, prestigiaram as apresentações realizadas em sete capitais: Recife, Natal, Fortaleza, Manaus, Belém, São Paulo e Rio de Janeiro.

O objetivo delas foi captar expositores para os seminários internacionais de promoção comercial do turismo brasileiro no exterior, que começam em março e passarão por diferentes países da Europa, América do Sul e América do Norte.

Fruto de um convênio entre a Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) e a Infraero, por meio da Embratur, o projeto Descubra o Brasil visa aumentar o fluxo de turistas estrangeiros no Brasil, o transporte de cargas aéreas e o número de fretamentos para os diversos destinos brasileiros, diminuindo também a sazonalidade dos aeroportos nacionais.

“Percorremos diferentes regiões do Brasil em apenas duas semanas. Isso mostra o quanto apostamos nesse projeto e a dimensão dele para o turismo brasileiro”, resumiu Flávia Matos, coordenadora do projeto pela Braztoa.

Confira abaixo como foi a apresentação em cada uma das sete capitais visitadas:

Recife :

A capital pernambucana foi a primeira cidade a receber a visita do projeto Descubra o Brasil no ciclo de ações de mobilização. Em café-da-manhã no dia 7 de fevereiro no Recife Palace Hotel assistiram à apresentação cerca de 65 representantes de empresas, entidades e órgãos como Empetur (Empresa Pernambucana de Turismo), Fundação CTI Nordeste, Sindetur-PE, Recife Convention & Visitors Bureau, Abav Pernambuco, Secretaria de Turismo de Recife, Faculdade Integrada de Recife, Gol Linhas Aéreas, TER (representante da Tam), Varig, Tap Air Portugal, Holiday Inn, Blue Tree Hotels e Best Western Manibu Recife, além de membros da imprensa, como o Jornal do Commercio.

Natal :

Na noite de 7 de fevereiro dia foi a vez da capital potiguar conhecer o projeto. Mais de 50 pessoas participaram de coquetel no Hotel Sehrs Natal, entre elas o secretário de Turismo de Natal, Fernando Bezerril; o presidente da Abih-RN, Kleber Rego; o superintendente da Infraero em Natal, Manoel Henrique Cardoso Bandeira; além de representantes da Setur-RN (Secretaria Estadual de Turismo do Rio Grande do Norte) e operadores como a Scandinavian Plus. Também esteve presente Armando José e Silva, do Pólo Turístico da Via Costeira.

Incluir Natal no roteiro de eventos para captação de co-expositores teve motivos estratégicos, segundo Flávia Matos, coordenadora do projeto pela Braztoa: “Com o aumento dos vôos internacionais fretados e regulares, que agora chegam às capitais nordestinas sem escalas, Natal está numa posição estratégica”.

Fortaleza :

A cidade foi contemplada no segundo dia da agenda (8 de fevereiro). O Hotel Sonata de Iracema foi o local escolhido para a apresentação, que reuniu 60 pessoas, entre elas autoridades como o secretário de Estado de Turismo do Ceará, Allan Aguiar; o secretário de Turismo de Fortaleza, Henrique Sérgio Abreu; e o superintendente da Infraero regional, Wellington Santos da Silva. Empresas hoteleiras, operadoras de receptivo e a imprensa local - como os jornais O Povo e o Diário do Nordeste - também estiveram presentes.

Nas três capitais do Nordeste as apresentações ficaram a cargo da gerente de apoio à comercialização da Embratur, Jurema Monteiro, da assessora da Presidência da Infraero, Ingrid Luck, e de Flávia Matos.

Manaus :

No terceiro dia de eventos de mobilização (9 de fevereiro), o trade e entidades do turismo manauaras se reuniram, às margens do monumental rio Negro, no hotel Tropical Manaus. Conferiram, durante coquetel, a apresentação do projeto Descubra o Brasil o presidente do Amazonas Convention & Visitors Bureau, Pedro Guedes Muniz; a presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes-AM, Ellen Litaiff; e representantes da Amazonastur, Câmara dos Dirigentes Lojistas de Manaus, Abav Amazonas, Abrasel, Abih Região Norte, Manaus Convention & Visitors Bureau, Amazonas Convention, Infraero, Tam, Accor Hotels, Tropical Hotels & Resorts e do Ariaú Amazon Towers.

Belém :

No dia 10 de fevreiro foi a vez de empresários e representantes de entidades de Belém, capital do Estado vizinho, participarem de almoço no Hotel Hilton. Marcaram presença o presidente da Abav Pará, Ruy Martini Santos; a gerente de Assuntos Internacionais da Paratur, Maria De Belém Gomez; e representantes da Infraero regional, Tam, Gol Linhas Aéreas e do Hotel Hilton Belém.

A média de público foi de cerca de 60 nas duas cidades da região Norte, que representaram toda a região amazônica, atrativo turístico conhecido no mundo inteiro por sua exuberante beleza natural.

São Paulo :

Na capital paulista o projeto Descubra o Brasil reuniu cerca de 130 pessoas no Novotel Jaraguá, na última terça-feira, dia 14 de fevereiro. Entre os presentes, estavam o presidente da Braztoa, José Zuquim, e o presidente da Embratur, Eduardo Sanovicz. Para Zuquim, é nos seminários, que muitas vezes complementam o calendário das feiras de turismo e negócios internacionais ,que se pode mostrar o Brasil de forma competitiva.

“O envolvimento da Braztoa no projeto é intenso, já que também temos interesse em aumentar o número de turistas no Brasil”.

Sanovicz explicou que o Descubra o Brasil integra uma agenda própria de promoção do turismo brasileiro, ao lado de outras ações, como participação em feiras, captação e promoção de eventos e Caravana Brasil. Ele informou que em 2006 o Brasil, por meio da Embratur, participará de 14 feiras internacionais de negócios, contra 9 no ano passado , no total, incluindo as de turismo, serão 54.

“E a Braztoa é a prova de que o mercado está respondendo às ações internacionais de promoção comercial. Em 2003 a entidade tinha apenas uma operadora que trabalhava com receptivo; hoje são 20”, disse o presidente da Embratur.

Estiveram presentes no café-da-manhã no Novotel Jaraguá Conventions representantes das seguintes empresas, entidades e órgãos do setor: São Paulo Turismo, São Paulo Convention & Visitors Bureau, Abeoc São Paulo (União Brasileira dos Promotores de Feira), Abla (Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis), Câmara Brasil-Israel de Comércio e Indústria, Bureau Brasil de Ecoturismo, Abav Nacional (Associação Brasileira das Agências de Viagens), Curitiba Convention & Visitors Bureau, BRA, Universidade Anhembi Morumbi, Santander Banespa, Redecard, Accor Hotels, Sol Meliá Hotels & Resorts, Novotel Jaraguá São Paulo Conventions, Bourbon Hotéis & Resorts, Gran Meliá WTC São Paulo, NH Hoteles, Sofitel São Paulo, L`Hotel São Paulo, Meliá Confort WTC Brooklin e Meliá Confort Higienópolis, Hotéis Othon, Matsubara Hotel, Tropical Hotels & Resorts, MMT Gapnet, Refúgio Ecológico Caiman e Freeway Brasil. Entre as empresas associadas à Braztoa copareceram: Ambiental, Brazilian Assist, PNX Travel, Leiser, Lux Travel, Soft Travel, Marsans, Sanchat, Visual e Intravel.

Rio de Janeiro :

A série de encontros com o trade pelo projeto Descubra o Brasil encerrou-se no dia 15 de fevereiro em café-da-manhã no JW Marriott Hotel Rio de Janeiro. Mais de 70 pessoas - diretores de operadoras associadas à Bito (Associação Brasileira de Turismo Receptivo), gerentes-gerais de grandes hotéis e representantes da Riotur, TurisRio, Rio Convention & Visitors Bureau e Infraero, entre outros , marcaram presença.

A Bito apóia o projeto desde a sua primeira edição, em 2003, quando a entidade foi consultada sobre a sua formatação. `Incentivamos nossos associados a participarem do projeto e estamos juntos com a Embratur, Braztoa e Infraero em mais esta ação que visa promover o Brasil no exterior”, disse o presidente da Bito, Roberto Dultra. O presidente da Braztoa, José Zuquim, também participou da apresentação na capital fluminense.

Fonte: Embratur

Del Valle Editoria
Contato: vininha@vininha.com

  
  

Publicado por em