Agentes de viagens terão treinamento para ampliar vendas do destino Brasil

Na segunda-feira, dia 28 de fevereiro, a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) promoveu um café da manhã para o lançamento oficial do seu Calendário Promocional 2005, no Renaissance Hotel, em São Paulo (SP). Participação em feiras internacionais,

  
  

Na segunda-feira, dia 28 de fevereiro, a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) promoveu um café da manhã para o lançamento oficial do seu Calendário Promocional 2005, no Renaissance Hotel, em São Paulo (SP).

Participação em feiras internacionais, realização de seminários de vendas e o projeto Caravana Brasil fazem parte do Calendário, que tem como novidade o treinamento de agentes de viagens no exterior.

Além disso, todos esses programas passam a ser norteados pelo Plano Aquarela – Marketing Turístico Internacional do Brasil, por meio da Marca Brasil e de uma matriz gerencial de ações estratégicas e competitivas específicas para cada mercado.

“É essencial essa integração com o trade, pois muitas das ações do Instituto dependem do apoio dos mais variados tipos de parceiros”, afirma a gerente de Apoio à Comercialização da Embratur, Jurema Monteiro. Participaram do evento executivos das principais companhias aéreas que atuam no Brasil e representantes das principais entidades ligadas ao turismo, como: BITO (Brazilian Incoming Tour Operator), Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo), ABAV(Associação Brasileira de Agentes de Viagens), ABR(Associação Brasileira de Resorts),FOHB (Fórum Nacional de Operadores Hoteleiros) e AMPRO (Associação de Marketing Promocional).

Em 2005, o Brasil estará presente em aproximadamente 40 feiras internacionais de turismo, além de 16 feiras de negócios internacionais de setores em que o Brasil se
destaca, como o de alimentação, aviação, couro, têxteis e confecções, jóias e gemas, mármores e granitos. Até 2002, a média anual era de 15 feiras.

Sempre visando o aumento do número de turistas estrangeiros e o da receita gerada pelo turismo no Brasil, a Embratur, por meio dos EBTs (Escritório Brasileiro de Turismo), continua a realizar os seminários de venda Descubra o Brasil.

Em 2004, oito edições do evento reuniram 1.170
participantes em cinco países. Para 2005, está prevista a realização de nove seminários, abrangendo os principais mercados emissores de turistas para o Brasil.

Além deles, serão realizados 40 treinamentos de agentes de viagens no exterior. Essa nova ação objetiva a padronização das informações existentes sobre o País, o aumento dos canais de distribuição para os produtos ofertados e a maior aproximação dos EBTs com o trade local.

Os treinamentos serão realizados nos principais mercados de atuação dos escritórios: Alemanha, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Espanha, Estados Unidos, França, Itália, Paraguai, Peru, Portugal, Reino Unido, Uruguai e Venezuela.

O Calendário apresenta mais de uma centena de eventos, sem contar outros de promoção que ainda estão sendo fechados com parceiros do setor.

`É pelo menos um evento a cada três dias de promoção do Brasil lá fora`, declarou o presidente da Embratur, Eduardo Sanovicz.

Caravana Brasil mostra atrações do Ceará

A segunda edição de 2005 do projeto Caravana Brasil acontece entre os dias 5 e 9 de março e leva dez operadores brasileiros de turismo receptivo internacional ao Ceará.

Além de Fortaleza, o grupo irá fazer uma incursão pelo interior do Estado, visitando, entre outros, o Parque Nacional de Ubajara, o centro histórico de Viçosa e a lagoa de Jijoca.

Criado em 2003, o projeto Caravana Brasil vem apresentando infra-estrutura, equipamentos e atrações de destinos brasileiros para operadores de turismo estrangeiros e brasileiros.

Em 2005, estão programadas 33 viagens pelo Brasil. A primeira edição da caravana aconteceu entre 15 e 22 de fevereiro com um grupo de oito indianos, entre operadores de turismo e jornalistas.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Embratur

  
  

Publicado por em