Alegria do povo brasileiro e diversidade natural incrementam o turismo nacional

O Ministério do Turismo, por meio da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), concluiu seu calendário 2005 de promoção do Brasil em feiras internacionais, participando do encontro anual da “USTOA” (United States Tour Operator Association), entre os dia

  
  

O Ministério do Turismo, por meio da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), concluiu seu calendário 2005 de promoção do Brasil em feiras internacionais, participando do encontro anual da “USTOA” (United States Tour Operator Association), entre os dias 04 e 06 de dezembro, em Orlando (Estados Unidos), e da “IGTM` (International Golf Travel Market), uma das principais feiras do segmento de Turismo de Golfe, que aconteceu na Ilha de Gran Canária (Espanha), entre 5 e 8 de dezembro.

Com um total de 54 eventos ao longo de 2005, o Brasil marcou presença em 40 feiras internacionais de turismo e 14 comerciais. Tanto a `USTOA` quanto a `IGTM` - encontros exclusivamente voltados para profissionais - comprovaram um interesse crescente e consistente do mercado pelo Destino Brasil. Isso pôde ser apontado pela agenda cheia mantida nos dois eventos.

“De modo geral, os co-expositores [07] tiveram seus horários completamente preenchidos. Fizeram bons contatos e têm expectativa de bons negócios”, comenta Vitor Iglesias, executivo-responsável pelo EBT (Escritório Brasileiro de Turismo) da EMBRATUR e FBC&VB (Federação Brasileira de Convention & Visitors Bureaux) na Espanha, presente à `IGTM`.

Com ênfase na alegria do povo brasileiro e na diversidade natural do País, o estande nacional também ajudou a chamar a atenção dos visitantes. Ele é baseado no Plano Aquarela – Marketing Turístico Internacional, que agregou conceitos de funcionalidade, luminosidade e modernidade ao espaço.

Com o objetivo de diversificar sua oferta na prateleira internacional, Foz do Iguaçu (PR) participou da `IGTM` pela primeira vez. “O golfista tem o diferencial de ter um gasto mais elevado e permanecer mais tempo no destino”, disse Jefferson Amorim Cruz, representante de empreendimentos do esporte em Foz.

No dia 06/12, durante o seminário da IAGTO (International Association of Golf Tour Operators), o presidente da associação, Peter Walton, apresentou para uma platéia de 600 pessoas , 240 operadores de turismo , o vídeo promocional de pacotes turísticos realizado pelo “Bureau Brasileiro de Golfe” com apoio da Embratur.

“Essa parceria público-privada é de grande importância para a promoção do setor no exterior”, declarou Christiane Teixeira, da Confederação Brasileira de Golfe.

Já na `USTOA`, pelo próprio perfil da feira, a participação do Brasil foi institucional (sem a presença de co-expositores nem estande diferenciado). E de resultados bastante positivos.

“Todos têm muito interesse em conhecer e trabalhar conosco”, afirmou Miguel Jerônimo, executivo-responsável pelo EBT da Embratur e FBC&VB nos Estados Unidos. Ele registrou 17 encontros, a maioria deles com as empresas de maiores faturamentos no País, como a A&K - Abercrombie & Kent, Collette Vacations (que solicitou dois encontros, eram divididos em blocos 12 minutos); Travcoa, Globus and Cosmos; SITA World Travel; e Sunny Land Tours. Essa última manifestou interesse em participar da campanha de mídia para trade que a Embratur passa a realizar no mercado norte-americano.

“Falamos sobre o objetivo de prestar apoio técnico e institucional, visando ao incremento e à comercialização de suas vendas para o Destino Brasil”, explica Jerônimo.

Com boa adesão das empresas, foram apresentadas estratégias de realização de seminários Descubra o Brasil em diversas cidades norte-americanas, viagens da Caravana Brasil, projeto que traz operadores para conhecer a infra-estrutura de destinos nacionais, entre outros programas da Embratur, todos amparados pelas diretrizes do Plano Aquarela. “É consenso que o Brasil, na América Latina, é o próximo destino a ser descoberto. Há muito interesse”, completa.

Tanto que o País conquistou o título de “Sexiest Romance & Honeymoon Destination in Latin America” (algo como Destino mais Sensual de Lua-de-Mel e Romance da América Latina), eleito pelos leitores da publicação norte-americana para profissionais “Recommend Magazine”, uma das mais prestigiadas.

Outro item que revela o quanto o Brasil vem crescendo frente ao mercado norte-americano é a sua proposta de candidatura para sediar a edição de 2007 da `USTOA`. Seus membros decidem se o País participa da disputa em maio. A `USTOA` é um evento itinerante, ou seja acontece a cada ano em uma cidade do mundo.

Já na `IGTM` do ano passado, o Brasil conquistou o título de “Undiscovered Golf Destination” (algo como Destino ainda não descoberto de Golfe) da “IAGTO Awards 2004”, o “oscar” do turismo de Golfe.

Fonte: Embratur

  
  

Publicado por em

Mariza

Mariza

25/08/2009 10:26:12
acredito que a humanidade só será útil para o mundo quando as pessoas se colocarem umas no lugar das outras e entender que ninguém é mais que niguém e que só precisamos sermos ouvidos e ouvirmos e saber o que cada uma precisa de fato.