América do Sul tem destaque na promoção do Brasil

O Escritório Brasileiro de Turismo para a América do Sul (EBT/Amesul) tem atuado, desde a sua criação, no final do ano passado, em países onde a promoção do Brasil nunca havia sido feita de forma consistente. A Embratur (Instituto Brasileiro de Turism

  
  

O Escritório Brasileiro de Turismo para a América do Sul (EBT/Amesul) tem atuado, desde a sua criação, no final do ano passado, em países onde a promoção do Brasil nunca havia sido feita de forma consistente.

A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) tinha, até então, seu foco apenas na Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile. Segundo o coordenador do EBT, João Carlos Vasconcellos, `a participação da Embratur em atividades como a XXIII Vitrine Turística na Colômbia ou a criação do Comitê Descubra Brasil, do Peru, feita em parceria com a embaixada do Brasil naquele país, além da Varig, consolida o início da nossa estratégia promocional nestes mercados.`

Para ele, `a partir destas ações, com certeza aumentaremos o fluxo de turistas destes países para o Brasil, que existe até agora em número pouco representativo e acontece de forma espontânea`.

Um dos que vibram com o incremento de eventos no continente é o embaixador do Brasil no Peru, André Mattoso Maia Amado.

`Este é um exemplo típico de como agentes públicos e privados podem unir forças e criar uma sinergia positiva em prol de um objetivo comum, que é a divulgação do destino Brasil no exterior`, diz Amado.

Na sua avaliação, `o Comitê tem exibido resultados palpáveis desde sua criação. A Varig, em coordenação com os demais associados, vem oferecendo pacotes mais atrativos e econômicos ao público local.

Campanhas publicitárias estão sendo montadas para a melhor divulgação de destinos brasileiros, como por exemplo, o programa de caravanas da Embratur e a circulação de um boletim eletrônico do Comitê, distribuído quinzenalmente. Seminários de capacitação para funcionários de agências de turismo serão realizados proximamente.`

Para a jornalista colombiana María Cristina Pignalosa, `o atendimento que recebi do EBT/Amesul tornou possível uma viagem em que pude conhecer e mostrar no meu país, através dos meus artigos, locais maravilhosos do Brasil e, assim, engrandecer nossa cultura`.

Pignalosa, que trabalha no maior jornal do país, El Tiempo, percorreu, no mês passado, mais de 20 galerias de arte e museus de quatro capitais brasileiras.

Além da XXIII Vitrine Turística na Colômbia e da criação do Comitê Descubra Brasil do Peru, durante o Salão Internacional do Turismo em Lima, o EBT/Amesul esteve presente também na feira AUDAVI em Montevidéo, na divulgação de novos tarifários em Buenos Aires e também no Chile e no Paraguai, em contato com várias autoridades e empresários do setor.

Até o final do ano o EBT/Amesul deverá participar da FIT, na Argentina, da Exprocruz em La Paz, da BIT em Lima e Medellin, da ABBATUR no Paraguai, ABAV no Rio de Janeiro e Feira Expo Mundial no México.

O EBT foi criado com a função de coordenar o trabalho de promoção do destino Brasil em todos os países da América do Sul, especialmente nos que compõem o Mercosul.

Este trabalho se dá através dos SECOMs (Setor de Promoção Comercial e Turismo) das embaixadas brasileiras, que são escritórios como o Comitê Descubra Brasil do Peru, criados pelo EBT em cada país, sempre em parceria com as embaixadas e a iniciativa privada.

O projeto inicial de trabalho do EBT para a América do Sul foi dividido em quatro programas básicos que podem variar conforme as necessidades de cada país.

O primeiro deles é o programa de relacionamento com os profissionais do turismo de cada lugar, que consiste na divulgação de novos destinos e tarifas, tanto na alta quanto na baixa temporada. Estão incluídas neste programa as participações em feiras locais e viagens de familiarização para agentes.

O EBT realiza também um programa intenso de relacionamento com a imprensa, outro com o contato direto com o consumidor final e finalmente um programa de captação de eventos.

Fonte: AssCom da Embratur

  
  

Publicado por em