Antiga trilha ecológica de Búzios passa por reforma

Até o final de junho, a Prefeitura de Búzios finaliza o processo de revitalização das praias da Azeda e Azedinha. No acesso aos dois locais, está sendo construída uma escada, em madeira, com o objetivo de beneficiar o banhista

  
  
Aérea Azeda e Azedinha

Até o final de junho, a Prefeitura de Búzios finaliza o processo de revitalização das praias da Azeda e Azedinha. No acesso aos dois locais, está sendo construída uma escada, em madeira, com o objetivo de beneficiar o banhista, que antes se aventurava por uma trilha íngreme para chegar até a areia. Aprovado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), o projeto preserva a vegetação existente no entorno.

Para a obra, não houve a necessidade de supressão de rochas e árvores, ou qualquer espécie de plantas, minimizando os impactos ambientais à flora local. Após o término da estrutura, previsto para ainda esta semana, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Pesca inicia o plantio de espécies nativas no lugar, para se assemelhar ao ambiente original.

Outras mudanças - Essa é apenas uma das inúmeras mudanças realizadas no local. Toda a orla da Azeda e Azedinha passou por uma grande operação de limpeza e alteração nas normas de uso do espaço por comerciantes e banhistas, que agora respeitam e preservam a natureza. Também os caminhos de acesso à Azedinha estão sendo recuperados, com a reposição de pedras de forma artesanal, um trabalho que valoriza a história da cidade, remetendo à época em que foi construída a casa da Azeda, na década de 1950.

Fonte: Monte Catelo Ideias

  
  

Publicado por em