Aparados da Serra: união perfeita entre natureza e aventura

Com atrativos distintos, destino é ideal para férias de janeiro

  
  

A região dos Aparados da Serra é uma excelente opção de viagem para as férias de verão, quando o calor permite que os turistas desfrutem de experiências únicas nos cânions, rios e cachoeiras deste paraíso natural localizado na divisa entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

O local oferece diversas formas de contato com a natureza, a começar pelas duas maneiras de se conhecer a área. Uma delas por Praia Grande, cidade catarinense localizada abaixo dos cânions e banhada pelos rios que correm por dentro dos desfiladeiros, e outra por Cambará do Sul, município gaúcho situado a mil metros de altitude e dono de uma vista marcante dos penhascos.

Os Parques Nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral são os principais cartões postais da região. Com mais de 27.500 hectares de extensão, eles abrigam dez cânions, dentre eles o Itaimbezinho e seus impressionantes 720 metros de profundidade, e o da Fortaleza, com paredes imponentes e uma trilha de dois quilômetros até um mirante de onde se tem uma vista cinematográfica dos 7,5 quilômetros de extensão da garganta. As trilhas enfeitadas pela vegetação florida da época de chuvas são o palco perfeito para o máximo gozo dos cenários paradisíacos.

As cachoeiras dos Aparados tornam a viagem ainda mais marcante. Na Magia das Águas, a trilha rodeada de bananais completa o inesquecível cenário. Na dos Venâncios, quatro quedas sucessivas fazem da viagem do turista um momento único. Já na das Margaridas, quem dá o clima intimista são as pequenas quedas d’água e as piscinas naturais de pouca profundidade.

A região dos Aparados da Serra é um dos destinos sugeridos pela ABETA (Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura), uma entidade focada em garantir uma oferta segura e responsável de atividades de Ecoturismo e Turismo de Aventura.

Além do cachoeirismo e das caminhadas em trilhas, outras atividades de aventura oferecidas em Aparados são o boia-cross, nas águas dos rios Mampituba e Malacara, o cicloturismo, na Serra do Faxinal, estrada de terra que liga o Parque Nacional de Aparados da Serra à cidade de Praia Grande e é o roteiro perfeito para os amantes das bicicletas, e as cavalgadas pelos vales e campos do local.

Fonte: AD Comunicação & Marketing

  
  

Publicado por em