Apoiando viagens de jornalistas, Brasil ganha destaque na imprensa internacional

Apoiando viagens de jornalistas, Brasil ganha destaque nesta semana em veículos da Inglaterra, México e Peru Jornal inglês The Observer, programa televisivo peruano Panorama e jornal mexicano La Reforma dão destaque ao Maranhão, Santa Catarina e São Paulo

  
  

Apoiando viagens de jornalistas, Brasil ganha destaque nesta semana em veículos da Inglaterra, México e Peru Jornal inglês The Observer, programa televisivo peruano Panorama e jornal mexicano La Reforma dão destaque ao Maranhão, Santa Catarina e São Paulo; apoio da EMBRATUR gera notícias de um Brasil diverso e rico em grandes veículos no exterior

Nesta semana, o Brasil foi destaque em três grandes veículos no exterior. Por conta de apoio dado pela EMBRATUR (Instituto Brasileiro de Turismo), jornalistas do The Observer (Inglaterra), La Reforma (México) e Panorama (Peru) destacaram em grandes reportagens aspectos do Maranhão, São Paulo e Santa Catarina. Nesse ano, o Instituto já prestou apoio a duas dezenas de veículos vindos da Argentina, Itália, México, Colômbia, Portugal, Inglaterra e Estados Unidos.

Com apoio da EMBRATUR, o jornalista Alex Bellos, que já foi correspondente do The Guardian no Brasil, passou 19 dias no País em setembro, visitando São Luís, Lençóis Maranhenses, Barreirinhas (MA), Costa do Sauípe, Salvador (BA), São Paulo (SP), Rio de Janeiro e Búzios (RJ).

No último domingo, 12 de dezembro, ele assinou a matéria, no jornal The Observer, chamada `Bem-vindo a um estranho novo mundo`, sobre o Maranhão. Nela, descreve o perfil cultural e patrimonial da capital São Luís e discorre sobre o Parque Nacional dos Lençóis como se fosse um paraíso: `Era difícil acreditar que eu ainda estava na terra, sozinho no Brasil (...). Não havia trilha nem sinal de que alguém tivesse alguma vez colocado seus pés ali`, conta a matéria.

Ele lembra que estrangeiros têm a vantagem do número de vôos para o Nordeste do Brasil ter apresentado crescimento.

O jornalista mexicano Oscar Alvarez,do jornal La Reforma, veio ao Brasil em abril e maio com apoio da Varig/México e da EMBRATUR, e compara São Paulo à Cidade do México, lembrando que ambas estão entre as mais populosas do mundo.

Alvarez lamenta que, como as duas têm um país cheio de atrativos ao seu redor, os turistas acabam lhes dedicando um curto espaço de tempo, quando não passam diretamente a outros destinos.

Mesmo assim, diz a reportagem, São Paulo conta com méritos próprios, sendo um destino sedutor por si mesmo. Fala que é a porta de entrada para o Brasil e das colônias de imigrantes italianos, japoneses, libaneses, chineses. E comenta aspectos da vida cultural,dos museus, do Parque do Ibirapuera, da gastronomia - comparada à londrina e à parisiense -, da luxuosa rua Oscar Freire etc.

O jornalista ainda não contou aos seus leitores, mas também visitou e vai escrever sobre Búzios (RJ), Foz do Iguaçu (PR), Cuiabá (MT), onde também conheceu o Pantanal, e Florianópolis (SC).

O domingo também foi dia de Brasil para os peruanos. O programa Calderón, similar ao Fantástico, da Rede Globo, apresentou uma reportagem de 18 minutos sobre o estado de Santa Catarina.

Martín Calderón, jornalista do programa, esteve no País em novembro, a convite do Escritório Brasileiro de Turismo (EBT) para a América do Sul, o que rendeu essa reportagem sobre o estado.

Ele veio para uma viagem da Caravana Brasil, projeto que traz operadores turísticos estrangeiros para conhecer destinos nacionais, tendo visitado atrativos turísticos de Florianópolis, Blumenau, e Camboriú.

Nas 19 viagens da Caravanas desse ano, 55 jornalistas (brasileiros e estrangeiros) já visitaram 80 localidades do Brasil. Para o próximo ano, está prevista a vinda de 80 jornalistas com apoio do Instituto em press trips, onde poderão produzir matérias mostrando o País que a EMBRATUR está empenhada em promover: rico na sua cultura e diversidade, que dispõe de infra-estrutura para receber todo tipo de turista.

Fonte: Assessoria de Comunicação da EMBRATUR

  
  

Publicado por em