Aspen reúne estilo e aventura somados a cultura e beleza num único lugar

Primavera, verão e outono são as estações do ano em que a natureza de Aspen pode mostrar o seu esplendor.Despida de seu famoso tapete branco, a cidade se transforma num paraíso natural, no céu, na água, nas montanhas. Passar férias em Aspen é uma exper

  
  

Primavera, verão e outono são as estações do ano em que a natureza de Aspen pode mostrar o seu esplendor.Despida de seu famoso tapete branco, a cidade se transforma num paraíso natural, no céu, na água, nas montanhas.

Passar férias em Aspen é uma experiência enriquecedora. Pode-se praticar montainbiking pela manhã e ir à ópera à noite, ou praticar yoga no topo de uma de suas montanhas e logo após se deliciar num restaurante indiano. É uma mistura de cultura, beleza e lazer num mesmo espaço.

Sua história é muito rica. Em 1885, Aspen viveu um de seus mais importantes momentos, com o “boom” da mineração de prata, que durou até 1893. Nessa época, chegou a abrigar 12 mil habitantes, o dobro do que tem hoje. Depois da II Guerra Mundial, empresários passaram a investir no esqui em Aspen, enquanto o industrial Walter Paepcke começou a enxergar a região como um centro cultural e intelectual de verão e pôs seu plano em ação,
fundando Festival de Música de Aspen e o Instituto de Aspen. Hoje, Aspen é referência dos amantes de música, artes, dança, ópera e teatro.

Além desses aspectos culturais e intelectuais,a cidade é sinônimo de aventura.Seu cenário natural,repleto de desafiadoras montanhas e rios são um paraíso para atletas e amantes de esportes radicais.

Mountainbiking, escalada, rafting são algumas das atividades mais praticadas no local durante a primavera, verão e outono.

Aspen oferece ainda uma agitada vida noturna, com muitos restaurantes requintados, das mais variadas cozinhas; bares com música ao vivo e discotecas, para os que conseguem guardar energia para a noite.

Aspen é o lugar ideal para quem gosta de esportes radicais e fortes emoções :

Os esportes radicais são a sensação do momento. Mas em Aspen eles existem há muitas décadas. Isso explica por que o local foi escolhido como sede das edições 2002 e 2003 do ESPN Winter X Games e também deixa claro porque os melhores atletas de esportes de aventura se referem a Aspen como lar, com suas montanhas, rios, rochas, e trilhas.

Mas este parque natural não é apenas para experts nesses esportes, Aspen oferece também diversas oportunidades para iniciantes.

Esportes aquáticos:

· Caiaque: Cercada pelos rios Roaring Fork, Crystal, Arkansas, e Colorado, Aspen é um bom lugar para aventura na água. É uma prática muito freqüente no verão, época em que quase todos os carros e caminhonetes trazem um caiaque a bordo.

· Aulas de caiaque. Devido aos desafiantes trechos que alguns rios apresentam, Aspen oferece aulas com os melhores “kayakers”, entre eles Charlie MacArthur, competidor do Eco-Challenge e um dos donos e professor da Escola de Caiaque de Aspen.

· Rafting. Aspen oferece possibilidades de rafting emocionantes.

· Flyfishing. Com 70 milhas de extensão, o rio Roaring Fork, é o local ideal para o flyfishing. A pesca é garantida o ano todo. Informações, licenças e equipamentos podem ser adquiridos no Taylor Creek Fly Shops; Highlands Guides e Outfitting (970.920.9080); Aspen Outfitting, localizado no The St. Regis Aspen (970.925.3406); ou Aspen Flyfishing (970.920.6886).

Escalada:

· Caminhadas e Alpinismo. Cercada pela cordilheira das Rochosas Elk, Collegiate, e Gore, o que representa 14.000 pés de altura, Aspen é o paraíso de escaladores e alpinistas. Entre as diversas opções de montanhas e trilhas, está o Monte Elbert, o mais alto pico de Colorado, o Capitol Peak, que exige muita técnica de seus aventureiros, o Hunter Creek Trail, local favorito dos trilheiros iniciantes e intermediários, e o Ute Trail (2.5 milhas), ideal para quem procura emoção, e de cujo topo se tem a visão de toda a cidade .

. Escaladas. Escalada é uma obsessão em Aspen, e Independence Pass , a poucos minutos da cidade, possui centenas de rotas, da clássica Edge of Time ao desafiante Cryogenics.

· Para ser um Rock Star. Para quem quer se tornar um profissional, Aspen oferece expedições e aulas guiadas por experts em escalada, no Aspen Expeditions.

No Ar

· Paragliding. Para aqueles que querem experimentar uma visão diferente da cidade, Aspen Expeditions oferece vôos de paragliding. O saltos são feitos do topo da Montanha de Aspen.

· Hot-Air Balões. Os que preferem “voar” com menos riscos, podem experimentar os passeios a bordo dos balões de ar quente, de onde pode-se assistir ao pôr do sol a 14.000 pés de altura, num trajeto com duração de duas horas.

Mountain Biking

· Milhas de trilhas. De meados do verão ao final do outono, mountain biking é um dos favoritos esportes de aventura praticados em Aspen. Há trilhas para todos os níveis, de iniciantes a experts no mountain biking. Blazing Adventures,Sun Dog Athletics, e Timberline Bicycle Tours, oferecem passeios guiados.

Os aventureiros das estradas encontram perfeição em aspen:

Uma das melhores maneiras de explorar uma montanha é de carro, e nenhuma outra cidade tem melhor acesso aos melhores caminhos das Montanhas Rochosas do que Aspen.No outono, todas as trilhas ficam cobertas por folhagens coloridas, formando uma bela paisagem aos motoristas aventureiros.

Algumas das principais rotas em Aspen:

· Independence Pass. Suas 40 milhas de extensão repletas por magníficas paisagens, arvoredos de aspen (um tipo de árvore nativa) e muitas curvas ao longo do caminho garantem aventura suficiente para um dia inteiro. O trajeto termina na cidade de Twin Lakes, na base dos dois mais altos picos no Colorado: Mount Elbert e Mount Massive.

· Frying Pan Road. Este trajeto parte de Basalt pelo Frying Pan River, passando por canions, fazendas, e locais de fly fishing, até chegar a Reudi Reservoir.

·Castle Creek Road. Uma trilha de 13 milhas, que oferece uma das mais belas vistas na região. Tem início em Aspen e acaba em Ashcroft, que inclui a galeria de arte Toklat, e o restaurante Pine Creek Cookhouse.

·Maroon Creek Road. Para apreciar um verdadeiro nascer do sol e o pôr do sol, durante o verão, os carros só podem acessar a famosa Maroon Bells antes das 8h30 e depois das 17h. Na primavera e outono, a estrada fica aberta o dia inteiro.

Uma boa opção para aventuras de jeep são as estradas de Lenado, o idílico Velho Moinho em Crystal City, ou o Little Annie Road, que começa atrás da Montanha de Aspen e termina no restaurante The Sundeck.

A Blazing Adventures organiza grupos para emocionantes passeios de jeep, incluindo a subida da Montanha de Aspen.

Os aluguéis de carros podem ser feitos no Eagle Rent-A-Car, (970.925.2128) ou no The Rocky Mountain Car Collection (970.925.4693). Os modelos variam de Jeeps a Mercedez.

Conheça as mais belas paisagens de Aspen, de bicicleta

Ao contrário do que se pensa, as ciclovias de Aspen não são apenas para experts no ciclismo. A região oferece muitas opções de pistas para iniciantes, que podem optar pelo acompanhamento de um guia durante seus
passeios.

Aos amantes de mountain biking, algumas boas opções são: The Rio Grande Trail, trilha para Iniciantes, que vai de Roaring Fork River a Woody Creek, com algumas paradas para pescar, apreciar a paisagem e fazer piquenique;trilha de nível avançado,cercada de lindas paisagens de rios, que termina num espetacular vale alpino; Smuggler-Hunter Creek Loop, ideal para níveis intermediários; e a Trilha Governamental, uma trilha difícil,que começa numa subida da área de esqui de Snowmass e termina nos arredores de Aspen.

Aos que preferem Road Biking sugere-se o Castle Creek Road, uma das áreas mais bonitas da região, indicada para ciclistas intermediários; o The Maroon Bells e o Independence Bells, ideais para níveis avançados.

Nem só os atletas têm o prazer de desfrutar das pistas de Aspen. Aos que pretendem apenas passear de bicicleta ou aprender algumas técnicas do esporte, há escolas que oferecem aulas e trilhas acompanhadas por guias: Blazing Adventures, Timberline Bicycle Tours, Sun Dog Athletics e Aspen Alpine Guides.

A cidade oferece ainda diversas lojas de bicicleta, acessórios, equipamentos e roupas, com os melhores modelos tanto para profissionais quanto para iniciantes.

Entre a primavera e o verão, o Aspen Cycling Club realiza semanalmente competições de mountain biking e road biking. Qualquer um pode participar, basta se inscrever e pagar uma taxa de $10.

ASPEN oferece atividades para toda a famíla

Férias só podem ser consideradas como tal, se as crianças estão felizes. Em Aspen, crianças e adolescentes encontram inúmeras maneiras de se divertir.

A cidade oferece desde os esportes clássicos nas Montanhas a atividades ligadas a arte e natureza; skate; passeios a cavalo; rafting, e até aulas de culinária, ocupando, assim, os dias dos filhos enquanto os pais aproveitam suas férias para descansar.

Entre as atividades ligadas à natureza, está o Centro para Estudos de Meio Ambiente de Aspen (ACES), que oferece programas para as crianças durante todo o verão, onde, guiados por profissionais da área, aprendem coisas sobre o mundo e as criaturas que o habitam.

Outros divertimentos e atividades culturais destinados a crianças e adolescentes são as aulas de patinação no parque público de patinação de Aspen, considerado um dos melhores do mundo; o Museu de Arte de Aspen, que oferece programações semanais durante todo o verão; aulas de culinária dadas pela Escola de Culinária de Aspen ; aulas de teatro no Aspen Theatre in the Park; aulas de música da Escola de Música de Aspen, que oferece há cinqüenta anos programas que vão de orquestras a óperas, música contemporânea, piano e guitarra, e as aulas de caiaque da Escola de Caiaque de Aspen, destinadas para todas as idades.

Para garantir a diversão da família durante a primavera, o verão e o outono, Aspen oferece aulas de rafting para todas as idades; aulas de equitação na H2J Riding School; passeios de bicicleta pelas montanhas da cidade e aulas de mountain bike para grupos de família ; e o Rodeio de Snowmass, evento que acontece do meio de junho ao fim de agosto e inclui competições, atividades para crianças, e jantares típicos.

No entanto, as atividades preferidas entre as famílias que vêm se divertir na região durante o verão e o outono, são as feitas no topo das montanhas, como os passeios de Gôndola, que percorre 2,5 milhas da cidade de Aspen a 3.000 pés do chão; mini parede de escalada, especialmente para crianças; caminhadas naturais guiadas por profissionais do Centro para Estudos de Meio Ambiente de Aspen; jantares com música ao vivo a preços promocionais; além de aulas de Frisbee Golf.

Há algumas atrações turísticas da cidade que valem à pena ser visitadas o ano inteiro: o Chafariz eletrônico localizado na Hyman Avenue Mall e a Gruta, localizada a algumas milhas de Aspen, em Independence Pass.

Para repor as energias da família, Aspen oferece algumas opções de restaurantes de alta qualidade e que agradam a todos os gostos: Boogie’s Diner, que serve desde hot dogs e milk shakes a saladas, num ambiente típico dos anos 50; Little Annie’s, famoso pelos sanduíches; os italianos Gusto Ristorante e Lucci´s; e o restaurante mexicano Su Casa.

Aspen é o local ideal aos amantes de música

Durante o verão, Aspen é movida por música. Ela está em toda parte, do internacionalmente celebrado Bayer Benedict Music Tent do Aspen Music Festival aos improvisos de rua promovidos por estudantes de música.

A cidade tem uma forte tradição musical. Na década de 50, músicos de jazz como Billie Holliday e Freddie Fischer costumavam tocar nos bares e restaurantes de Aspen. Essa tradição continua atualmente, com performances ao vivo em diversos lugares da região.

Aspen Music Festival and School

Música sempre foi a paixão de Elizabeth Paepcke, que junto ao seu marido, promoveu uma revolução musical na pacata Aspen de 1940:o Aspen Music Festival and School, que é uma das mais importantes organizações musicais do mundo.

Realizado no espetacular Bayer Benedict Music Tent e Harris Hall (ambos desenhados pelo arquiteto de Aspen Harry Teague), o festival oferece várias performances, incluindo aulas com mestres, música de câmara e concertos sinfônicos, diariamente entre final de junho e agosto.

Aspen Opera Theater Center

Uma marca do Aspen Music Festival, as óperas vão de clássicas a modernas obras-primas apresentadas no elegante Victorian Wheeler Opera House. O Opera Theater Center oferece suas populares Master Classes, que ensinam amantes da ópera e novatos este enigmático gênero.

Janus Jazz Aspen Snowmass

Existente há mais de dez anos, este festival que começou meio tímido, é hoje um importante estabelecimento no mundo da música, trazendo à cidade alguns dos maiores nomes de diversos gêneros musicais. Jazz Aspen Snowmass’ June Festival e Labor Day Festival enchem o verão de Aspen com concertos e performances detodos os tipos ao vivo e ao ar livre. Em suas últimas edições, os festivais foram prestigiados por figuras como Dr. John, Macy Gray, Bob Dylan, e Willie Nelson. Há ainda raras performances de mitos do jazz e festas durante esses eventos.

Bluegrass Sundays on Aspen Mountain

Este tradicional evento combina duas das melhores coisas de Aspen – cenário e boa música – nas tardes de domingo nas montanhas. Grupos de pessoas se estabelecem fora do restaurante Sundeck, no topo da Aspen Mountain, de onde têm um maravilhoso panorama da cidade para levar de recordação.

Os amantes da vida noturna também podem curtir música nos bares e discotecas de Aspen, como no The DoubleDiamond, restaurante Szygy, ou The Grottos, ou ainda pelas ruas, onde alunos do Aspen Music Festival and School fazem performances improvisadas aos pedestres.

Golfe, SPA, Tênis, e yoga nas alturas

Sempre preocupada com o bem-estar e satisfação do visitante, Aspen oferece cursos de golfe e aulas de tênis aos hóspedes mais ativos, e um spa e aulas de yoga para quem procura relaxar.

Os cursos de golfe do Aspen Golf Club incluem serviço completo do restaurante e bar Pyramid Peak.Outras opções de escolas de golfe são River Valley Ranchm, um clube público com características de privativo, e o Snowmass Club

Os visitantes podem liberar o stress nos spas de Aspen e recém-implantandas aulas de yoga, oferecidas para homens e mulheres de todas as idades pela O2 Aspen; pela Aspen Skiing Company, chamada Mountaintop Yoga ; e pela Bikram’s Yoga College of India.

Alguns hotéis também oferecem essas aulas. Entre os spas localizados na cidade estão o The Aspen Club & Spa, que dispõe de diversos tipos de massagens e tratamentos de saúde e beleza e o The St. Regis Spa, instalado dentro do luxuoso Hotel St. Regis. Aspen oferece ainda numerosos centros de massagens terapêuticas devido ao grande número de atletas que recebe.

Pensando nos amantes do tênis, Aspen oferece aulas do esporte, com uma vantagem: a paisagem da região. As aulas são oferecidas no The Aspen Club & Spa, Aspen Meadows e Aspen Public Tennis Courts.

Exercite a mente e o corpo em Aspen

Desde que a moderna Aspen emergiu como famoso destino para o verão e inverno, as artes cênicas e visuais tem servido de chamariz tanto quanto as belezas naturais de Aspen. Os trabalhos artísticos, incluindo pinturas abstratas, esculturas, vidros,arte ocidental, e fotos de natureza abundam nas numerosas galerias de Aspen.

Performances de dança e teatro preenchem as noites de verão da região. O Aspen Art Museum amplia os horizontes da cidade com exposições temporárias. E os espaços públicos de Aspen ficam repletos de obras de arte a serem vistas pelos pedestres e motoristas que passeiam pela cidade.

Aspen Art Museum

Aspen Art Museum prefere não abrigar uma mostra permanente e sim exposições rotativas ao longo de todo ano, bem como workshops e outras atividades para crianças e adultos. O museu apresenta trabalhos dos mais variados gêneros artísticos, desde ícones como Warhol e Koons a novos artistas conceituados como Tom Friedman. Às quintas-feiras à noite, o museu oferece degustação de vinhos e queijos aos visitantes.

Galerias para todos os gostos

Abaixo seguem apenas algumas das mais de 30 galerias de Aspen.

· Baldwin Gallery. Num espaço contemporâneo, o visitante confere trabalhos dos mais aclamados artistas contemporâneos, como Louise Nevelson, David LaChapelle, Robert Mapplethorpe, James Rosenquist, e Jennifer Bartlett.

· Galerie Maximillian. Esta galeria é a casa dos mais modernos mestres das artes, bem como Picasso ou Degas, com exposições temporárias durante todo ano.

· Aspen Grove Fine Arts. Criteriosos colecionadores de arte irão sempre descobrir uma nova variedade de obras de arte nesta galeria.

· Woody Creek Gallery. A 10 km da cidade, esta galeria e loja de arte possui fotografias e outros trabalhos de artistas regionais e nacionais.

Dança

· Aspen Santa Fe Ballet. Esta aclamada companhia apresenta um repertório misto no Aspen District Theatre, e entre o fim de Julho e início de agosto traz famosos dançarinos ao anual Aspen Dance Festival.

Entre as companhias que estiveram na cidade recentemente estão MOMIX, dança ilusionista, Hubbard Street Dance, e o renomado Washington Ballet, fazendo do evento um pilar da temporada cultural de verão em Aspen

Filmes

· Filmfest. “Independente por Natureza” é o lema deste festival único de filme de Aspen, que celebra cineastas independentes e inovadores do passado e do presente.O festival acontece no fim de setembro, durante o outono.

· Films Throughout the Season. Aspen Filmfest também patrocina uma série de filmes no Wheeler Opera House,destacando alguns dos melhores filmes de todos os tempos, mas a cidade também apresenta muitas outras salas de cinema para os visitantes, oito telas entre o cinema Stage 3 cinema e o recém-reformado Isis Theatre.

Em Cena

· Aspen Theatre in the Park. Esta companhia de teatro oferece um calendário rotativo de produções para adultos e família em uma tenda no Roaring Fork River, no Rio Grande Park, durante o verão.

· Wheeler Opera House.Muitas cidades podem sediar boas performances artísticas, mas somente algumas podem se gabar de possuir uma “opera house” secular, como Aspen, com sua Wheeler Opera House, recentemente restaurada.

Aspen, um centro cultural e artístico nas montanhas

O que melhor define Aspen não são suas famosas montanhas, pistas de esqui, suas trilhas, seus exóticos restaurantes ou seus arredores, mas sim o chamado “Aspen Big Idea”.

O conceito do “Aspen Big Idea” nasceu em 1950, quando o industrial de Chicago Walter Paepcke e sua mulher,Elizabeth, começaram a convidar intelectuais, artistas e filósofos para fundar o Instituto para Estudos Humanístico de Aspen.

Uma atitude bem aceita, visto que em 1949, Aspen promovia um festival em homenagem ao bicentenário do humanista e escrito alemão Goethe. Adotando uma política de promover a paz num momento de tensão logo depois da II Guerra, os integrantes do Instituto alcançaram as metas desejadas.

Atualmente, o Instituto de Aspen possui filiais no mundo todo.

A influência dos Paepcke em Aspen pode ser constatada pelo surgimento de eventos como o Festival de Música de Aspen, a Conferência Internacional de Design em Aspen, e o Centro de Física de Aspen, que fizeram da cidade um
lugar onde tanto arte, cultura, esporte e natureza caminham juntos.

Consequência dessa iniciativa cultural de Walter Paepcke, Aspen possui vários centros culturais, dentre eles o Anderson Ranch Arts Center, em Snowmass, destinado às artes visuais, e que oferece workshops, mostras, viagens, palestras e outras atividades para artistas e amantes das artes.

O First Photo Conference de Aspen, em 1951, que reuniu consagrados fotógrafos e cineastas como Ansel Adams,Minor White, Dorothea Lange, Eliot Porter, Herbert Bayer, e Fritz Kaeser, transformou a cidade num paraíso para estes
profissionais, que até hoje se deslumbram com as belezas naturais da região.

Hoje, os visitantes encontram em Aspen um verdadeiro centro cultural e artístico nas montanhas. É possível harmonizar enriquecimento cultural e intelectual com diversão e prazer. Este é o chamado “Aspen Big Idea”.

Aspen oferece hospedagens para todos os gostos e bolsos:

A variedade de hospedagens em Aspen é uma atração à parte do resort. Ao chegar no local, o visitante se depara com uma gama de hotéis, motéis e condomínios, de diferentes estilos e preços, satisfazendo todos os gostos.

Algumas melhorias vêm sendo feitas em muitos dos alojamentos da região. A maioria dos alojamentos e chalés de esqui de Aspen estão sofrendo renovações, como o The Mountain Chalet, Christmas Inn, Christiana Aspen, Little Red Ski Haus, e L’Auberge d’Aspen, emquanto outros como The Skier’s Chalet, Holland House, Boomerang Lodge, The Innsbruck Inn e Hotel Aspen estão com projetos de reformas para o futuro.

Novidades na região, o The Hyatt Grand Aspen, primeiro alojamento na base de Aspen Mountain, com 51 quartos duplos e triplos, está previsto para ficar pronto em 2005, e o The Residences at The Little Nell, um novo projeto de locação de residências na base de Aspen Mountain, com 31 umidades, com acesso ski-in, ski-out à pista de esqui em Little Nell e à Gondola Silver Queen está em construção.

Uma das marcas registradas de Aspen é o design de seus hotéis, que pode ser constatado no mais novo e badalado SKY Hotel e no consagrado Aspen Meadows. Ambos cinco estrela, mas com estilos completamente diferentes.

Não se pode falar de hotéis em Aspen sem citar seus luxuosos hotéis. Construído em 1889 e restaurado em 1985, Hotel Jerome é tido como um dos melhores hotéis do mundo; já o Little Nell, com seus 92 quartos, oferece aos seus hóspedes o aclamado Restaurante Montagna, e o The St. Regis Aspen, pertencente a um dos mais famosos grupos de hotéis do mundo, dispõe de um spa, acesso direto à pratica de rafting e biking.

Um pouco menos pomposos mas muito charmosos, os hotéis Lenado, St. Moriz Lodge, Chalet Lisl, Hotel Durant,L’Auberge d’ Aspen, Little Red Ski Haus e o Virtual Hostel, são locais ideais para quem procura conforto a um preço
mais acessível.

Aspen oferece ainda opções mais exóticas de alojamento, como um sistema de cabanas localizadas na Tenth Mountain, ideal para os visitantes mais aventureiros, e o Snow Queen Lodge, conhecido como a “Jóia de Aspen”,uma histórica Victorian B&B, construída em 1886.

Mais informações no site de Aspen Chamber Resort Association.

Fonte: Profession Comunicações

  
  

Publicado por em