Aventura e Ecoturismo na Costa do Descobrimento, na Bahia

Imagine o que Cabral encontrou na Bahia em 1500. O litoral sul da Bahia é de uma beleza hipnotizante que os anos de colonização e desenvolvimento não diminuíram. Praias deliciosas, sol radiante o ano todo, cachoeiras e rios

  
  
Costa do Descobrimento, na Bahia

Imagine o que Cabral encontrou na Bahia em 1500. O litoral sul da Bahia é de uma beleza hipnotizante que os anos de colonização e desenvolvimento não diminuíram. Praias deliciosas, sol radiante o ano todo, cachoeiras e rios. Sem dúvida, percorrer os caminhos do descobrimento deixa qualquer um boquiaberto. E é exatamente este local onde os portugueses deram os primeiros passos que ficou conhecido como Costa do Descobrimento, uma região composta pelas cidades de Santa Cruz Cabrália, Belmonte e Porto Seguro e dona de forte potencial de ecoturismo e turismo de aventura.

A tranquila cidade de Santa Cruz Cabrália, distante cerca de 25 quilômetros de Porto Seguro, tem na natureza e na história os seus principais atrativos. Na Fazenda Mãe Tereza, por exemplo, o visitante pode caminhar pela Mata Atlântica e passear a cavalo ou de caiaque. O passeio de escuna até o Parque Marinho da Coroa Alta, onde o mergulho é quem dá o tom, e o passeio de chalana pelo rio João de Tiba completam o potencial natural da região. Já do ponto de vista histórico, destaque para a primeira missa realizada no Brasil, na praia de Coroa Vermelha.

A vizinha Porto Seguro é a cidade mais famosa da Costa do Descobrimento. Com algumas praias agitadas como a de Taperapuã e Mundaí e outras calmas como a de Mutá, na divisa com Santa Cruz Cabrália, o destino é indicado para todos os gostos e idades. Fazer trilhas ou escalar o Monte Pascoal, mergulhar e flutuar nas águas calmas do Parque Marinho do Recife de Fora e apreciar as baleias Jubarte por meio da atividade de observação da vida selvagem são as atividades de aventura mais cobiçadas em Porto. Se deseja ver baleias, é importante programar a viagem, pois a época em que elas estão no litoral baiano vai de julho a novembro.

Com excelente infraestrutura, o local também agrada os turistas nos quesitos hospedagem e gastronomia, temperados respectivamente pela receptividade da população e pelas famosas pimentas do Estado.

Mais ao norte de Porto Seguro, aproximadamente 70 quilômetros de distância, está situada a cidade de Belmonte. Um pequeno e charmoso município que recebeu este nome em alusão ao local de nascimento de Pedro Álvares Cabral, em Portugal, e que tem no rio Jequitinhonha seu principal ponto turístico natural. Destaque para os manguezais situados na foz do Jequitinhonha, a fauna local e os guaiamuns, pequenos crustáceos azuis que enfeitam as margens de solo avermelhado pela argila durante a época de cheia.

Belmonte também possui praias com forte potencial para a prática de atividades de aventura. A da Barra, ideal para o surfe, a do Mar, propícia para o kite e o windsurfe, e a de Barra Nova, tranquila para uma boa caminhada, são algumas das principais. Outras opções são as do Mangue Alto, do Peso, do Norte, Rio Preto, entre outras.

Fonte: AD Comunicação & Marketing

  
  

Publicado por em