Avistadas primeiras baleias jubarte na costa da Bahia

A temporada de turismo de observação das baleias jubarte na Bahia normalmente inicia a partir da segunda quinzena de julho, mas alguns pescadores de Morro de São Paulo, ao sul de Salvador, já avistaram as primeiras baleias próximas à costa

  
  
Trata-se do chamado “turismo de observação”, e um dos melhores lugares do Brasil para essa atividade é Morro de São Paulo

A temporada de turismo de observação das baleias jubarte na Bahia normalmente inicia a partir de julho, mas alguns pescadores de Morro de São Paulo, ao sul de Salvador, já avistaram as primeiras baleias próximas à costa. Como acontece todos os anos nessa época, as baleias jubarte trocam as águas gélidas do continente antártico pelo litoral brasileiro, onde permanecem até a segunda quinzena de outubro. O motivo desta longa viagem é a procura por águas mais quentes e tranqüilas para se reproduzirem.

Durante este período é possível observar estes gigantescos mamíferos de perto. Trata-se do chamado “turismo de observação”, e um dos melhores lugares do Brasil para essa atividade é Morro de São Paulo. A presença destes enormes mamíferos é um verdadeiro espetáculo e seus movimentos e acrobacias encantam quem as observa. Além do temperamento dócil, que permite a aproximação, as jubarte possuem um desenvolvido sistema de vocalização, que parece uma sofisticada sinfonia. Para ouvir esses sons, utiliza-se um “hidrofone”, aparelho que capta os sons propagados somente embaixo d´água.

Mas para que este tipo de turismo seja exercido corretamente, sem prejudicar o comportamento das baleias, é necessário seguir algumas normas e cuidados. Por isso, antes da saída a mar aberto é realizada uma rápida palestra para expor aos turistas as normas e procedimentos. Na Bahia, o órgão que fiscaliza este tipo de turismo, é o Instituto Baleia Jubarte (IBJ), que desenvolve além de pesquisas científicas, trabalhos que visam a preservação da espécie.

Fonte: Rota Tropical Turismo

  
  

Publicado por em

Morro de São Paulo

Morro de São Paulo

21/06/2012 16:13:34
Eis que se aproxima a tão esperada Temporada das Baleias em Morro de São Paulo