Trilhas de Ilhabela/SP são uma boa opção de turismo

Cachoeiras, animais silvestres, vegetação e paisagens exuberantes são algumas das atrações a serem descobertas no Parque Estadual de Ilhabela

  
  
Visão de Ilhabela a partir de trilha no Parque Estadual

Com 87% de sua área coberta pela Mata Atlântica preservada, Ilhabela (SP) atrai turistas durante o ano todo, com suas belas praias, cachoeiras e esportes náuticos como mergulho, vela, passeios de escuna e caminhadas pela natureza. O arquipélago também é conhecido por sua alta gastronomia e vida noturna agitada, com diversas opções de bares, restaurantes e baladas.

Contudo esta ilha mágica guarda outros tesouros para quem tiver disposição e preparo físico, como as trilhas do Parque Estadual de Ilhabela. Elas fazem parte do projeto “Trilhas de São Paulo”, que visa incentivar a visitação nas 19 unidades de conservação do Estado.

O projeto oferece o “Passaporte das Trilhas”, onde o turista carimba os lugares já visitados e vive uma aventura marcante de convívio com a natureza, sente os aromas, a umidade do ar, os ruídos da floresta, mar, montanhas e cachoeiras de águas límpidas, superando obstáculos em paisagens deslumbrantes. Ilhabela oferece diversas trilhas com acesso fácil e estrutura de apoio.

A Trilha do Baepi é um desafio de quatro horas até atingir os 1.025m de altitude, chegando ao Pico do Baepi, um dos mais altos de Ilhabela. O esforço é recompensado, já que é possível avistar as montanhas, o mar e boa parte da serra. Já a Trilha do Bananal tem caminhada de 1h30 de duração e passa por um antigo bananal onde é comum a presença de animais e também de enormes árvores. O passeio termina em uma exuberante cachoeira.

A Trilha da Água Branca é mais acessível para quem não dispõe de um bom preparo físico. Possui 2km de extensão, com início na estrada que dá acesso à praia de Castelhanos. Pelo caminho o turista encontra deliciosas cachoeiras e piscinas naturais para refrescar a caminhada. Outra opção é a Trilha da Cachoeira da Laje, que parte da Ponta da Sepituba e leva até a cachoeira da Laje. Quem tiver mais fôlego pode encarar três ou quatro horas de caminhada e pernoitar na praia do Bonete.

Quem for a Ilhabela pode conhecer outras unidades de conservação do Estado por meio da exposição “Trilhas do Olhar” na sede do Parque Estadual de Ilhabela, onde funcionava antigamente a Casa de Câmara e Cadeia, na Vila (centro). São diversos painéis com fotos de Ilhabela, Petar, Vale do Ribeira e outras regiões.

Serviço
Saiba mais sobre o projeto “Trilhas de São Paulo” por meio do site
www.trilhasdesaopaulo.sp.gov.br
Parque Estadual de Ilhabela
Av. Cel Julião de Moura Negrão, 115 – Vila – Ilhabela SP
Fone: (12) 3896-2585/1646

Fonte: Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo de São Paulo

  
  

Publicado por em