Bonito: Carnaval do Ecoturismo

Carnaval, além de ser um paradoxo, segue duas vertentes: é sinônimo de brincadeiras de ruas, foliões e comemorações, alegrando quem vai comemorar, ao mesmo tempo entretém quem assistir

  
  
Bonito: Carnaval do Ecoturismo

Por: Eduardo Andreassi

Carnaval, além de ser um paradoxo, segue duas vertentes: é sinônimo de brincadeiras de ruas, foliões e comemorações, alegrando quem vai comemorar, ao mesmo tempo entretém quem assistir. Por outro lado, segundo estatísticas, é a época de mais incidência de acidentes nas estradas e registros de ocorrências em delegacias, por diversos motivos. Os principais causadores? O álcool e as drogas.

Necessitamos separar o joio do trigo.

O Governo realiza constantemente campanhas para diminuir esses transtornos, que nessa época tem maior incidência. Mas compete sempre ao próprio cidadão comportar-se de modo adequado e aproveitar a festa.

Ao mesmo tempo, parece que realmente não há uma preocupação das emissoras com as pessoas que não gostam da folia, tampouco em divulgar essas campanhas de conscientização.

Para quem não aprecia a festa, existem alternativas interessantes. Há lugares em que é possível passar esse longo feriado - tão esperado por todos - longe das “muvucas” e barulhos, pois muitas pessoas buscam aproveitar o feriado para descansar.

Bonito, no Estado de Mato Grosso do Sul, proporciona tudo isso. Passeios incríveis, excelente infra-estrutura - reconhecida pelo mundo todo - e a oportunidade de desfrutar do carnaval com tranquilidade.

A cidade até virou jargão em mídias idôneas: “Bonito simplesmente deslumbrante”.

Natureza intacta, exemplo de boa administração, passeios diversificados que atendem a todos os públicos, sejam eles jovens, aventureiros, terceira idade, famílias inteiras e pessoas com deficiência física.

A Agência Ar, recentemente considerada como a melhor empresa de turismo do país, está mais do que preparada para atender esse público. Ela mesma dá o exemplo, tendo um funcionário com essas limitações, que atende com exclusividade esse público, oferecendo condições para que os mesmos desfrutem de toda a beleza da região

Cidade que se pode passear tranquilamente, desfrutando o carnaval. Ao mesmo tempo apreciar lugares majestosos, sempre na companhia de um guia de turismo.

Um guia de turismo regularizado pode enriquecer sua viagem além de representar mais segurança. Além disso, um guia de turismo agrega valores à sua visita, inserindo informações preciosas que por muitas vezes não teríamos condições de conhecer a peculiaridade dos detalhes, cultura e história da região.

Caminhando pelas ruas de Bonito, em plena festa carnavalesca, foi notória a satisfação dos comerciantes. Venderam bem os seus produtos, tudo estava muito tranquilo e nenhuma ocorrência na delegacia.

A impressão do carnaval em Bonito, segundo um grupo de turistas hospedados no Hotel Pousada Arizona, foi a seguinte: “Viemos com a família (nove (9) pessoas) e somos se Curitiba. Encontramos aqui o que buscávamos: tranqüilidade, descanso, lugar ideal para curtir com filhos adolescentes e ainda crianças, sem violência, transito, stress ou bebedeira. Estamos adorando o Hotel e a cidade. Eles saem todas as noites para ver o movimento e voltam para descansar. “Já no outro dia, vão para os passeios e encerram o dia na piscina tomando sucos natural da região do cerrado, como o suco de guavira, que está sendo o maior sucesso”

Já os lojistas, comentaram: “Estamos faturando mais do que em qualquer ano e com tranquilidade. Cada turista que entra aqui compra dez vezes mais que os arruaceiros antigos”.

“Precisamos de camareira, aprendiz de cozinheira, cozinheira, jardineiro, agente de viagem, gerente e eu não consigo – todos estão empregados”, comenta um integrante da Agência Ar.

Através de um bom planejamento, uma excelente organização na estrutura do local, capacitação de profissionais e gestão comprometida com o turismo sustentável, é possível – e os resultados comprovam – associar carnaval à paz e qualidade de vida.

Basta acreditar na causa, trabalhar constantemente e divulgar nos veículos idôneos, apurando a veracidade dos fatos com a finalidade de informar o público.

Maiores informações sobre empregos, consultem a agência.

  
  

Publicado por em