Brasil apresenta novos produtos em feira na Espanha

O Brasil encerrou no domingo, dia 29/1, mais uma participação na FITUR (Feira Internacional de Turismo) de Madri (Espanha), onde reuniu em seu estande 84 co-expositores. É o primeiro encontro de grande porte do calendário internacional do setor, o terceir

  
  

O Brasil encerrou no domingo, dia 29/1, mais uma participação na FITUR (Feira Internacional de Turismo) de Madri (Espanha), onde reuniu em seu estande 84 co-expositores. É o primeiro encontro de grande porte do calendário internacional do setor, o terceiro da agenda do Ministério do Turismo, por meio da EMBRATUR (Instituto Brasileiro de Turismo), e um dos mais importantes do mundo, reunindo 843 expositores diretos de 170 países em 87 mil metros quadrados de pavilhões.

Foi a primeira vez que a feira recebeu o novo estande brasileiro, redesenhado para otimizar a participação de co-expositores e adequado aos conceitos do Plano Aquarela - Marketing Turístico Internacional e à identidade visual da Marca Brasil. Participaram o ministro do Turismo Walfrido dos Mares Guia e o presidente da EMBRATUR, Eduardo Sanovicz, entre outras autoridades.

A FITUR foi aberta no dia 25 pelo rei da Espanha Juan Carlos I. No primeiro dia, o embaixador do Brasil na Espanha, José Viegas, visitou o estande brasileiro. O movimento de profissionais nos três primeiros dias, exclusivamente dedicados a eles, foi intenso e teve vasta divulgação na mídia local.

Nos dois últimos, com o evento aberto ao público geral, tornou-se um grande festival de nações. Além de conhecer as novidades do turismo brasileiro no estande da EMBRATUR, os vistantes também tiveram contato com a cultura brasileira, assistindo a apresentações de música e dança.

Elas ficaram a cargo do Trio Sotaque, de Pernambuco, da Banda do Pirata, do Ceará, do músico Pedro Moreno e de artistas circenses. Também foi grande a fila para pintar o rosto como os personagens da campanha publicitária `Vire Fã` do Brasil, que promove o País , a partir de diretrizes do Plano Aquarela, nas páginas da imprensa estrangeira e nos painéis que destacam variados destinos nacionais no estande.

Durante a feira, a SETUR (Secretaria Estadual de Turismo do Ceará), por exemplo, anunciou o início de novas freqüências aéreas provenientes da Espanha para o Estado. Em março, a Air Madrid, que recentemente inaugurou dois vôos entre Fortaleza (CE) e a capital espanhola, vai passar a operar uma rota Barcelona-Fortaleza-Santiago do Chile.

Um outro vôo, ainda, pode surgir em junho. O órgao também negocia com a American Airlines novas rotas regulares que poderiam fazer ligação direta com os Estados Unidos.

A Secretaria de Turismo de Porto Alegre (RS), por sua vez, aproveitou para promover, entre outros temas, o 3º Fórum Mundial de Turismo Para a Paz e o Desenvolvimento Sustentável, que acontece na capital gaúcha de 29 de novembro a 2 de dezembro deste ano.

O encontro é coordenado pelo Ministério do Turismo e quer ampliar sua abrangência global, partindo a seguir para uma fase internacional, depois de ter sido realizado em Salvador (BA) e no Rio de Janeiro (RJ), em 2004 e 2005, respectivamente.

Com propósito semelhante, a ABAV Nacional (Associacao Brasileira de Agencias de Viagens), representada pelo presidente da entidade, João Martins, e a superintendente-geral, Isa Garbin, apresentou A Feira das Américas 2006, que será realizada entre os dias 25 e 29 de outubro no Rio de Janeiro . Durante o evento foi feito contato com a Associação Turca de Agências de Viagens (Tursab) que deve participar desta próxima edição.

A FITUR foi também o primeiro evento oficial da nova executiva do EBT (Escritório Brasileiro de Turismo) da EMBRATUR em Madri, Fernanda Hummel. Ela substitui Vitor Iglezias na função dentro do processo de reformulação dos EBTs em todo o mundo - que passam a contar com uma base permanente em Brasília (DF) e uma de apoio nos mercados de atuação.

Fernanda aproveitou o evento para conversar com o trade local e planejar a continuidade das ações implementadas por Iglezias desde setembro do ano passado, quando o Escritório foi instalado.

Na ocasião também foram anunciadas mudanças. O Ministério do Turismo terá Airton Pereira como novo secretário nacional de Políticas de Turismo, no lugar de Milton Zuanazzi, que está indicado para a presidência da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

No lugar de Airton Pereira, como diretor de Turismo de Lazer e Incentivo da EMBRATUR, fica Ronnie Schroeder, atualmente gerente de Novos Mercados do Instituto. Vitor Iglesias, assume o lugar de Schroeder.

Um dos mercados que mais cresceu no Brasil foi o espanhol, que saltou, em 2004, da 11ª posição para a 9ª no ranking de países que mais enviam visitantes ao País. Registrou 155.421 turistas naquele ano, um crescimento de 26,73% em relação a 2003, de acordo com o Anuário Estatístico da EMBRATUR 2005.

Um outro forte reflexo da relação entre os dois países pode ser sentido no aumento de investimentos espanhóis no Brasil, principalmente no setor hoteleiro e em bens imobiliários.

Fonte: EMBRATUR

Del Valle Editoria
Contato: vininha@vininha.com

  
  

Publicado por em